A vida nas grandes cidades às vezes requer muito cuidado, e proteger a casa por meio de segurança eletrônica nunca foi tão acessível. Conheça a seguir os equipamentos mais usados e como contratar um técnico e realizar a instalação na sua residência.
Quais as principais equipamentos de segurança eletrônica posso colocar na minha residência ou condomínio?
Visando melhorar a segurança residencial, seja em casas ou em prédios, s, a segurança eletrônica tem funcionado como uma opção muito útil para monitoramento, as mais utilizadas em residências são:
Portão Automático: bastante utilizada, é uma das opções mais básicas para residências no quesito segurança. O portão pode ter abertura lateral ou vertical, controlado por controle remoto ou sensores instalados no veículo, como um piscar de farol, por exemplo. Sua velocidade também pode ser configurada de acordo com a necessidade do cliente e não exige muita manutenção.
Fechadura digital ou Fechadura inteligente: são fechaduras que, em vez de uma chave comum, destravam por meio de senha, biometria ou remotamente, via celular. É uma forma prática para controlar o acesso ao local. Funciona em diversos tipos de porta e não demanda manutenção.
Vídeo Porteiro: funciona como um interfone com imagem, facilitando o controle e acesso de visitantes. São instalados dois aparelhos, um na área de entrada externa e outro internamente. Quando um visitante chega, ele aperta o botão e se identifica, enquanto no interior da casa, o morador visualiza a imagem em tempo real e pode se comunicar diretamente com a pessoa.
Sensores de movimento ou Sensor Infravermelho: são as mais comuns, pois exigem menos preparo tecnológico e investimento, e são bastante eficazes na identificação de movimento. Os sensores são instalados em locais estratégicos, como por exemplo, dentro das residências, ao lado dos portões, ou na parte superior da porta de entrada, promovendo uma visão ampla do local. Por meio de luz infravermelha, o sensor detecta o movimento e aciona um sistema auxiliar, que pode ser um alarme ou o próprio celular do responsável.
Cerca elétrica: são opções bastante comuns também, pois assim como os sensores de movimento, não precisam de suporte acesso a internet ou muito investimento. É eficaz no impedimento de acesso de invasores ao pular muros. É uma cerca que recebe um energizador e dispara uma carga elétrica quando tocada. Também pode ser associada com sistema auxiliar, como um alarme ou acionamento do celular.
Câmera de segurança (CFTV - Circuito Fechado de Televisão): antes muito usado em locais públicos, hoje já é uma tecnologia bastante comum em residências. São câmeras instaladas na parte interna ou externa do local, monitoradas via celular ou por meio de uma central. Elas podem ser mais simples, fazendo somente a captação e reprodução de imagens em tempo real, ou mais tecnológicas, com imagens full HD, gravação, efeitos de zoom, entre outras funcionalidades. Atualmente algumas câmeras usam inteligência artificial e fazem detecção de padrões, distinção entre objetos e pessoas, identificação facial e muito mais. Câmeras mais robustas assim costumam ser usadas em shoppings, aeroportos e locais públicos de grande movimentação.
Opções mais usadas em condomínios:
Sistemas de biometria: uma tecnologia que vem se tornando cada vez mais acessível, atualmente disponível em grande parte dos smartphones. Em aparelhos de segurança eletrônica é usada para controlar o acesso de pessoas a ambientes, como áreas restritas de um condomínio.
Sistema de reconhecimento de placas de veículos: aliado ao uso de câmeras de segurança, é bastante usado na segurança residencial em condomínios e na segurança corporativa. A tecnologia torna possível identificar veículos e autorizar ou negar o acesso de forma automatizada.
Botão de pânico: é um botão instalado em áreas estratégicas da portaria, residência ou ambiente corporativo, que emite um sinal silencioso para a empresa responsável pela segurança, evitando expor as pessoas à risco na situação de uma invasão.
Como escolher um técnico em segurança eletrônica?
Na busca por um profissional, é importante saber se oferece todos os serviços que você precisa, como instalação de câmeras, cerca elétrica, portão eletrônico, alarmes ou fechaduras.
Um técnico que oferece mais serviços, pode ajudar a fazer uma análise e um planejamento mais detalhado da segurança da sua residência, levando em conta o tamanho do local, o tipo de invasão que você deseja evitar, por exemplo, via portão, muros, telhado, janelas, etc. O técnico também deve considerar a combinação de serviços, a facilidade no uso, manutenção de cada um deles e os investimentos que você está disposto a fazer.
Na hora de contratar um técnico e abordar os assuntos que te preocupam, como a segurança residencial, saber sobre a experiência e reputação do profissional podem te deixar mais confiante. Por isso, na plataforma do GetNinjas você pode buscar por técnicos em segurança eletrônica e residencial de acordo com as avaliações recebidas.
Quais cuidados tomar na hora de escolher uma empresa de alarme residencial?
Na hora de escolher o melhor alarme para sua residência você precisa levar em conta os hábitos de quem frequenta a casa. Se é um morador que passa boa parte do mês viajando, a segurança deve ser reforçada. Se é uma casa com crianças ou mesmo adultos com horários diferentes, o monitoramento será diferente. O alarme também precisa levar em consideração animais de estimação da residência, e se for uma área externa, o movimento de folhas e árvores podem trazer ativações desnecessárias.
Por isso é muito importante escolher um técnico para fazer uma análise criteriosa e um planejamento personalizado para cada caso.
Após a instalação, instrua os membros da família ou as pessoas que frequentam a residência, incluindo também prestadores de serviço que visitam o local continuamente, assim evitará disparos desnecessários.
Quais riscos devo me atentar ao contratar um técnico em segurança e câmera de segurança?
É importante levar em conta equipamentos sem fio e as possibilidades que o ambiente permite de furar e instalar as câmeras. Também é necessário combinar com o técnico o quanto o serviço pode ser impactado pela instabilidade de rede e wi-fi, levando em conta o seu atual serviço de internet. Faça um contrato de prestação de serviços considerando a manutenção, quantidade de visitas locais e o suporte remoto que o profissional dará após concluída a instalação. Com a plataforma do GetNinjas você pode buscar por técnicos em segurança eletrônica e residencial de acordo com as avaliações recebidas, aumentando assim as chances de conhecer o técnico ideal para a segurança da sua residência.
O monitoramento por câmeras pode ser considerado uma invasão de privacidade quando envolve outras pessoas, portanto é importante também avisar prestadores de serviço e moradores da residência sobre a instalação.
Quais fatores influenciam no preço de na instalação de segurança eletrônica?
O preço pode variar de acordo com a sua necessidade.
Se você pude busca uma solução mais simples, focando em um problema específico, o investimento não será muito. Se precisar de um sistema com acesso à internet, integrando serviços e usando tecnologia de ponta, o valor final pode sair mais alto.
A marca dos produtos utilizados também influencia no valor final. Alguns técnicos trabalham com empresas nacionais, enquanto outros usam marcas estrangeiras. As mais conhecidas no mercado são Intelbras e Bosh, enquanto no caso de portões grande parte das residências usa o sistema da Peccinin.
Vale lembrar que se já tem ou pretende ter um seguro do imóvel, a segurança eletrônica da residência costuma ser um critério na hora de negociar o valor. Portanto vale colocar na ponta do lápis as economias com os serviços combinados.
Esperamos que com essas dicas sobre segurança eletrônico você já tenha em mente quais tecnologias poderão ser usadas na sua residência. Para buscar por um técnico especialista, use a plataforma do GetNinjas e consiga o contato de profissionais em minutos.