O aluguel de maquinário é uma excelente escolha para quem precisa contar com máquinas e equipamentos para a realização de serviços diversos, como andaime, betoneira, furadeiras, marteletes, rompedores, caçamba e afins, seja para pessoas físicas ou jurídicas.
A aquisição desses equipamentos costuma demandar um investimento bem elevado, o qual nem sempre apresenta um bom custo-benefício, especialmente quando se trata de uma necessidade pontual ou de máquinas e equipamentos que são bem caros.
Porém, a locação de máquinas deve ser feita por meio de empresas especializadas no assunto, que desfrutem de toda a credibilidade necessária para um atendimento confiável, além da disponibilização de maquinários e equipamentos de alta qualidade e em perfeitas condições de uso.
O GetNinjas pode te ajudar com isso, já que conta com uma série de empresas que oferecem aluguel de máquinas para diferentes regiões do Brasil, com toda a qualidade que você precisa e um custo-benefício bem melhor do que a aquisição de tais equipamentos.
Continue com a gente para saber como escolher a melhor empresa para o que procura!
Como funciona o aluguel de maquinário?
Através da locação de equipamentos que sejam necessários para qualquer necessidade, como construções, demolições, obras, reformas e até mesmo para quem tem um hobby e quer experimentar novas possibilidades.
Vamos tomar como exemplo uma construtora sediada no Paraná, mas que tem obras espalhadas por todo o Brasil. Para que elas possam sair do papel e ser construídas, é preciso ter todo um maquinário para isso, como betoneiras, marteletes, rompedores, plataformas elevatórias, andaimes e afins.
Como, em geral, são equipamentos de grande porte, é inviável transportá-los para onde as obras tiverem que ser realizadas, tanto por conta do preço quanto da mão de obra envolvida com a locomoção de itens tão grandes e pesados.
Para facilitar o trabalho, a construtora pode optar pela locação de máquinas, equipamentos e acessórios. Basta que ela alugue tais equipamentos para a cidade que precisa e, então, receba-os diretamente no canteiro de obras, sem ter que se preocupar com a logística.
Porém, o aluguel de máquinas não se limita apenas a essa aplicação. Nada impede que a construtora alugue equipamentos até mesmo na cidade em que atua, já que ela não precisará comprá-los e, com isso, poderá economizar uma quantia significativa.
Além de evitar um investimento tão grande e que nem sempre está previsto em seu orçamento, ela estará tranquila quanto aos equipamentos, já que eles sempre são entregues em perfeitas condições de uso, prontos para que comecem a ser utilizados imediatamente.
Nem mesmo eventuais manutenções precisam ser uma preocupação, pois geralmente é a locadora que fica responsável por isso, fazendo com que o cliente não tenha que se planejar neste sentido e, portanto, consiga concentrar seus esforços no que mais importa.
No caso de hobbystas, é possível alugar as máquinas para obras e serviços pessoais ou mesmo para testá-los antes de comprar um equipamento ou acessório para si, por exemplo.
Quais tipos de máquinas posso alugar?
Alguns dos principais equipamentos para locação são os seguintes:
- Andaime;
- Aspirador;
- Betoneira;
- Caçamba;
- Compactador de solo;
- Cortadora de piso;
- Escada;
- Esmerilhadeira;
- Empilhadeira;
- Escoramento metálico (escora pontual e torre de escoramento);
- Furadeira;
- Gerador;
- Martelete;
- Minicarregadeira;
- Plataforma elevatória;
- Rompedor;
- Talha.
Esses são apenas alguns dos maquinários que podem ser alugados. Caso você precise de outro equipamento, selecione a opção “outro” no formulário e indique qual será ele no campo “informações adicionais”.
O que devo saber antes de alugar um maquinário?
Além de saber quais são os equipamentos de que você precisa, é importante ter conhecimento sobre as especificações, já que há vários modelos disponíveis, com características que melhor se adaptam de acordo com cada necessidade.
Imagine que você precisa de um martelete rompedor. Sua potência costuma ser descrita em quilos e ele está disponível em várias versões (2 kg, 5 kg, 8 kg, 10 kg e 20 kg, por exemplo). Logo, é importante saber qual deles é o ideal para o que precisa, de modo que a locação seja feita com máxima assertividade.
Ainda sobre os marteletes, há uma série de ponteiras, como brocas, talhadeiras ou ponteiros, e a escolha também precisa ser feita de acordo com o que você precisará na prática.
Se não tiver a experiência necessária para tomar essa decisão por conta própria, você pode pesquisar na internet como diferenciar as características e, então, escolher a versão que mais se adequa ao serviço proposto.
Além disso, também é possível colocar no campo de observações qual é a sua necessidade. Assim, as locadoras, que possuem experiência na área, podem ver do que você precisa e oferecer o conjunto ideal.
Outro ponto importante é que o cliente deve tomar muito cuidado com o uso e o armazenamento dos equipamentos, de modo que eles não sejam danificados. Caso isso aconteça, pode ser necessário pagar algum tipo de multa ou arcar com o conserto.
A locação costuma ser feito por um período determinado (7 dias, 15 dias, 30 dias, 60 dias, por exemplo), mas é possível negociar o que for melhor para você, de modo que tenha os equipamentos à sua disposição por quanto tempo for necessário.
Caso os equipamentos apresentem algum problema sem que tenham sido submetidos a mau uso, você deve entrar em contato com a empresa que prestou o serviço de aluguel de maquinário para solicitar assistência técnica e saber quais são os passos necessários neste caso.
Quais cuidados tomar na hora de contratar a locação de máquinas?
O principal é escolher os equipamentos que você precisa, mesmo que tenha que contar com o apoio da empresa para isso. Assim, diminuem as chances de ter prejuízos em sua obra e até mesmo de ter que pagar por uma nova locação.
Além disso, recomendamos que o pagamento não seja feito com antecedência, apenas depois de ter ajustado todos os detalhes com a locadora.
Como saber se o preço do aluguel de máquinas é justo?
Via de regra, a locação é bem mais barata que a aquisição do equipamento, o que justifica o aluguel. Porém, quanto maior for o preço daquela máquina ou acessório no mercado, maior também deve ser o preço cobrado.
Os valores, inclusive, variam de acordo com o tempo pelo qual os equipamentos terão que ser utilizados: quanto maiores, mais caro tende a ser o serviço. Porém, para períodos prolongados, pode ser possível negociar algum desconto na diária, por exemplo.
Ao cadastrar sua solicitação aqui no GetNinjas, você receberá orçamentos gratuitamente e poderá escolher pelo melhor em termos de valores e condições de pagamento, em uma comparação que pode te fazer economizar uma quantia significativa na locação de equipamentos.
Depois de ter conhecido essas informações, não perca tempo e preencha o formulário com as suas necessidades em relação ao aluguel de maquinário. Depois que o serviço tiver sido concluído, avalie a empresa que lhe atendeu para ajudar outras pessoas com a mesma necessidade!