Como contratar um eletricista profissional sem precisar entender sobre isso
Como escolher um eletricista?
A principal questão é saber se o eletricista possui realmente uma boa habilidade técnica. Pesquise sempre as referências ou algo que comprove os outros serviços que ele já realizou e tenha sempre uma garantia em contrato para formalizar o serviço, dessa forma é possível que você possa contestar formalmente se algo der errado.Lembre-se: um serviço sério como o do eletricista precisa ser garantido.
Quais cuidados tomar na hora de escolher eletricista?
Primeiro, é importante pensar no tipo de serviço que você está procurando. Por exemplo, a troca de toda a rede elétrica de um apartamento ou casa exige muito preparo e habilidade técnica, pois o trabalho é complexo e pode causar riscos sérios quando não executado corretamente. Por isso, é importante contratar um profissional especialista na sua necessidade e que dê todas as informações necessárias sobre a execução do trabalho e te passe segurança durante o processo.
Se possível, é importante checar também se os materiais indicados pelo profissional são de qualidade e se são realmente necessários. Você pode fazer isso perguntando os tipos de materiais usados e se informando em alguma loja, com algum vendedor experiente, apenas para conferir a qualidade dos produtos ou falar com alguém que você conheça que possa ter mais experiência no assunto. Por isso, fique de olho em todos os detalhes do serviço.
Como realizar o pagamento do eletricista da maneira correta?
O projeto de trabalho de um eletricista é feito em 3 partes, que influenciam a forma de pagamento. O primeiro passo é o orçamento. Esta etapa é como um diagnóstico. O eletricista verifica o tipo de serviço a ser executado, estabelece um prazo e um custo pra isso. O segundo passo é a execução do trabalho: após a aprovação do orçamento, o eletricista geralmente pede um sinal para a compra do material para começar o trabalho. O terceiro passo é a finalização e entrega do serviço. Nessa fase, se paga o valor total do projeto ao eletricista.
É importante sempre verificar se o serviço foi entregue corretamente antes de quitar a quantia total e sempre peça um comprovante de todos os seus pagamentos, como uma nota fiscal, por exemplo.
Hoje em dia, também existem profissionais autônomos que aceitam outras formas de pagamento, como cartão de crédito. Desta forma, é possível parcelar o valor do serviço do jeito que preferir.
Quais riscos devo me atentar ao contratar um eletricista?
Muitas pessoas acham que conseguem resolver problemas sem nenhum tipo de formalidade ou garantia. Só que isso se torna um risco pelo fato de não ter com quem contar caso precise contestar o serviço, pedindo o dinheiro de volta ou algo assim. Então, escolha um profissional que esteja respaldado por alguma outra empresa para que seja possível exigir o seu direito caso algo não dê certo.
Veja também se, de alguma forma, outras pessoas gostaram do serviço dele e se ele é confiável. A avaliação das pessoas funciona como se fosse um selo de confiabilidade e comprovação de que o trabalho deu certo! Siga todas essas instruções juntas e mantenha a segurança e qualidade da sua escolha.
Com isso, serviço de elétrica requer cuidados especiais para garantir que não haja acidentes e, por isso, o eletricista precisa utilizar as devidas proteções para a própria segurança. Verifique se o profissional utiliza os EPI’s (equipamentos de proteção individual), como por exemplo capacetes lanternas, luvas de proteção, óculos de segurança, entre outros. Além disso, confirme se ele possui conhecimento na norma NR10. Essa norma rege os procedimentos operacionais de todos os serviços de elétrica. Saiba mais sobre esta norma.
Como acompanhar a obra realizada?
Você deve estar se perguntando: como sei que o serviço está sendo executado corretamente se não entendo nada de serviços elétricos? Sempre busque perguntar sempre o significado dos detalhes das informações que o eletricista te passar. Se for um bom profissional, vai entender a sua necessidade e vai buscar sempre te esclarecer tudo da melhor forma.
Caso tenha dúvidas ainda sobre a qualidade do serviço que está sendo executado, sempre consulte uma segunda opinião de algum outro profissional da área para ter certeza de que vai dar tudo certo no final.
Esteja sempre atento à todas as entregas do eletricista. Confirme os prazos e cobre sempre que achar que está indo para além do planejado ou algo do tipo. Procure sempre prestar atenção no tempo, no dinheiro gasto e não deixe que passe muito do prazo. É importante que o eletricista cumpra com o planejamento que foi apresentado inicialmente.