Como escolher tapeceiro?
A necessidade de contratar um tapeceiro vai muito além de fazer tapetes. Este profissional pode restaurar sofás, poltronas, puffs, confeccionar cortinas, cabeceiras, entre outras mobílias que envolvam tecidos.
Para escolher o melhor tapeceiro para o seu caso, é importante especificar o que precisa ser confeccionado ou reformado, pois muitos são especialistas em cada serviço, como sofá, cortinas, tapetes, tapeçaria de paredes, entre outros.
Outro ponto importante também é ter em mente os tipos de tecido que pretende escolher, pois também pode restringir os profissionais. Alguns trabalham com couro, outros com tecidos mais básicos, enquanto outros focam nos mais premium ou tecidos com tecnologia, como no caso do blackout, por exemplo.
Se a sua necessidade é de reformar um sofá ou poltrona, deve-se levar em consideração os custos comparados com a compra de um novo. Se a balança de custo benefício compensar, o serviço de tapeçaria pode mudar o visual do ambiente mantendo o mesmo móvel.
Em qualquer situação, indicações são sempre muito importantes na hora de se contratar o profissional, e com a GetNinjas, você consegue avaliações de mais pessoas, já que com a nossa ferramenta você pode escolher os tapeceiros de acordo com a avaliação recebida.
Quais cuidados tomar na hora de escolher serviço de tapeceiro?
O prazo muitas vezes é o principal cuidado a se tomar na hora de escolher um tapeceiro, principalmente no caso de reformas, já que o móvel é retirado do local e levado para a tapeçaria no período de trabalho. Portanto um sofá, por exemplo, faria muita falta por algumas semanas.
O histórico da empresa também deve ser levado em consideração, portanto peça referências de trabalhos anteriores e questione sobre os prazos e formas de trabalho do tapeceiro.
A garantia do serviço também precisa ser combinada antes, para evitar dores de cabeça em casos de alguma refação necessária, e isso pode ser muito comum em casos de estofamento, quando a calibragem deve ser favorável ao conforto de quem contrata.
Como realizar o pagamento do tapeceiro da maneira correta?
Muitos tapeceiros são autônomos e optam por receber parte do pagamento no pedido/encomenda ou retirada do móvel para reforma, e a outra parte na entrega. Para pedidos maiores, pode-se fazer parcelamento em cheques. Em ambos os casos, é muito importante entrar em acordo sobre o formato e de preferência fazer um contrato detalhando as características dos tecidos e demais materiais acertados, os prazos estabelecidos, deixando claro também o procedimento no caso de atrasos ou não entrega.
Quais riscos devo me atentar ao contratar um tapeceiro?
É importante conversar sobre a qualidade dos tecidos escolhidos e checar na hora da entrega se as medidas estão corretas, o alinhamento, no caso de cortinas, e não há furos ou avarias e, em caso de tecidos impermeabilizados, se de fato estão resistentes aos líquidos.
Com todos os detalhes do serviço combinados anteriormente e com um contrato em mãos, o principal cuidado deve ser no transporte de grandes mobílias, com um sofá ou puff, e com o acesso ao ambiente, levando em consideração se há escadas ou elevadores no local da entrega.
Como acompanhar o serviço realizado? Como saber se está no prazo?
Como muitos tapeceiros trabalham sozinhos e é um trabalho bastante minuncioso e artesanal, os prazos geralmente são mais longos, mas devem ser combinados anteriormente.
Geralmente os profissionais posicionam os clientes sobre o andamento do serviço, e com a facilidade dos aplicativos de comunicação, pedir algumas fotos com o passar dos dias é uma ótima forma de acompanhar o andamento.
O que influencia no preço do serviço?
O preço do serviço de tapeçaria pode variar de acordo com os móveis a serem trabalhados, os tecidos escolhidos e as medidas. A garantia e assistência pós-venda também podem influenciar no valor final. O importante é combinar tudo durante o pedido de orçamentos e acertar todos os detalhes previamente.