A construção de piscina é um grande desejo para muita gente. Afinal de contas, ter um lugar especial para se refrescar durante o calor e para reunir a família e os amigos, tudo isso sem sair de casa, é uma proposta e tanto.
Para isso, porém, é preciso contar com especialistas no assunto, já que a instalação de piscina é uma atividade que demanda bastante conhecimento técnico e prático, assim como a de um deck de alvenaria para piscina e de outros elementos relacionados ao tema.
Se você está em busca desses e de outros serviços, como o conserto de piscina ou a reforma de piscina, saiba que o GetNinjas é uma plataforma que conta com vários profissionais especializados no ramo, capazes de te atender exatamente de acordo com o que você precisa.
Pra te ajudar, nós vamos responder a algumas das principais perguntas sobre piscinas e os serviços relacionados a elas. Continue a leitura e acabe com todas as suas dúvidas!
Quais tipos de piscina construir em casa?
Embora o objetivo das piscinas seja basicamente o mesmo, de refrescar em dias de calor e relaxar e poder reunir pessoas queridas, há diferentes tipos de piscina e é importante conhecê-los para saber qual é o ideal para suas necessidades e preferências. Confira:
- Piscina de fibra de vidro: composta por uma peça única, ela é bastante resistente. Desde que se adotem os cuidados adequados de manutenção, incluindo eventuais consertos caso necessário, elas podem durar por mais de 10 anos. Caso a instalação seja adequada e ela seja bem cuidada, apenas a pintura terá que ser refeita quando ela começar a desbotar.
- Piscina de vinil: embora recebam este nome, elas são construídas com paredes de bloco de concreto, esses revestidos com um material vinílico. Sua duração também pode exceder os 10 anos com os devidos cuidados e a instalação de piscina de vinil deve ser feita com capricho para evitar rugas na superfície.
- Piscina de alvenaria: são as mais duráveis, já que a vida útil pode chegar a até 40 anos, o que as confere um ótimo custo-benefício. Em contrapartida, a construção de piscina de alvenaria demanda um investimento significativamente maior que os outros dois tipos. Entre elas, é possível optar pelas de concreto armado, painéis de concreto, blocos de concreto ou as que ficam acima do nível do solo.
Como funciona a construção de piscinas?
Tudo depende do tipo de piscina escolhido, bem como das condições do terreno em que ela será instalada. Basicamente, os passos são os seguintes:
- Escolha do local. É preciso escolher em qual lugar do quintal a construção de piscina será feita. Dê preferência para áreas distantes de árvores e outras construções que possam fazer sombra na água, o que também ajuda a evitar a queda de folhas e outros detritos.
- Escavação e nivelamento. Depois de escolhido o local em que a piscina ficará, é necessário escavar o solo de acordo com as dimensões necessárias. Em seguida, o solo deve ser nivelado para que a instalação de piscina possa ser feita normalmente e sem nenhuma irregularidade.
- Construção da estrutura. O próximo passo é fazer a estrutura para as paredes, com o uso de ferro antes da concretagem para que ela tenha toda a resistência necessária.
- Impermeabilização. Uma etapa indispensável é a impermeabilização do local. Assim, caso haja alguma perfuração ou vazamento na piscina, isso não resultará em danos estruturais ou na canalização da água a locais indesejados.
- Construção da casa de máquinas. O ideal é construir um pequeno “cômodo” para abrigar as máquinas e equipamentos necessários, de modo que eles não fiquem sujeitos à ação do tempo.
- Colocação da piscina. Depois que a estrutura estiver pronta, é hora de colocar a piscina no espaço destinado a ela.
- Instalações hidráulicas e elétricas. A próxima etapa é da infraestrutura das tubulações e fiações, que deve ser feita de modo que a piscina possa receber a água necessária para seu abastecimento, bem como a instalação dos equipamentos elétricos para seu funcionamento, como o aquecedor, o filtro e a bomba.
Geralmente, esses são os passos para a construção e instalação de piscina, mas eles podem variar de acordo com o projeto e até com o tipo de piscina. Nas que ficam acima do nível do solo, por exemplo, os passos são diferentes, já que sua forma também é diferente.
Como funciona a reforma de piscinas?
Depende de qual é o tipo de reforma desejado. Ela pode consistir tanto na substituição dos ladrilhos quanto na troca de uma piscina de fibra de vidro ou de vinil por uma nova, por exemplo.
O ideal é contar com a análise de um especialista, que possa verificar qual é a condição atual e, então, sugerir a reforma de piscina ideal para que ela volte a estar em perfeitas condições, tanto funcionais quanto estéticas.
Inclusive, pode ser que a reforma não seja necessária e um conserto de piscina mais simples seja indicado, o que economiza tempo, dinheiro e esforços, ou seja, é benéfico para todos os envolvidos.
Quais cuidados tomar na hora de contratar um profissional de manutenção ou construção de piscina?
É importante pensar que certos serviços ou demandas podem precisar de outros profissionais para além de especialistas em piscina, como pedreiros, eletricistas e encanadores para cuidar da parte estrutural, elétrica e hidráulica, respectivamente.
Além disso, também é bom reforçar a importância de escolher profissionais capacitados, que já tenham bastante experiência no segmento de piscinas e, assim, possa fazer as melhores recomendações, do tipo de piscina ao seu tamanho e até ao posicionamento no quintal.
Em relação aos pagamentos, não se esqueça de fazer apenas depois de ter combinado tudo com o profissional escolhido, e não com antecedência. Assim, você evita transtornos e contratempos.
Quanto custa, em média, a reforma e construção de piscina?
Depende de uma série de fatores, como tamanho e tipo da piscina, seu posicionamento e até mesmo o tempo que se pode esperar até sua construção e instalação.
É fato que as reformas costumam ser mais baratas que a instalação de uma piscina com as mesmas características, pois boa parte do trabalho já terá sido realizada, mas não há como ter uma estimativa ideal para todos os casos.
O melhor a se fazer é contar com um especialista para atender sua demanda, o qual poderá analisar o caso e, então, levantar os custos envolvidos com material e mão de obra.
Além disso, a solicitação por itens adicionais, como um deck de alvenaria para piscina, também encarece o serviço, embora traga um ar diferente e ainda mais bonito para o ambiente.
Depois de aprender tudo isso sobre construção, instalação, reforma e conserto de piscinas, não perca mais tempo, cadastre sua solicitação aqui no GetNinjas e aguarde para receber orçamentos gratuitamente. Assim, você estará ainda mais perto de realizar o sonho de ter uma piscina!