Dicas para contratar um marceneirio
Como escolher marceneiro?
A escolha de móveis é uma das partes mais importantes na hora de mobiliar uma casa ou um estabelecimento comercial. Para isso, deve se levar em consideração a usabilidade e o design deles, e como cada objetivo irá compor o ambiente.
O primeiro passo para se definir os móveis é fazer um projeto, que pode ser elaborado por um arquiteto, pelo projetista na empresa de marcenaria ou mesmo pelo marceneiro autônomo.
O projeto pode detalhar o tipo de móvel, as medidas, o material, prateleiras, gavetas, a necessidade de dobradiças ou amortecedores, espelhos, entre outros acabamentos estéticos. Se o projeto foi feito por um arquiteto e você já tem o detalhamento de cada móvel, o marceneiro pode ser a melhor escolha para executar e fazer tudo de acordo com a sua necessidade, pois consegue fazer produtos exclusivos e valorizar as particularidades do cliente na hora da produção. Agora se a ideia do móvel ainda está vaga, visitar uma loja de móveis planejados, conhecer referências e tirar as dúvidas pode ser uma excelente forma de se começar.
Qual a diferença entre loja de móveis planejados e marcenaria?
A diferença principal é na forma de trabalho de cada um, e o quanto isso vai influenciar na originalidade do projeto, na qualidade dos móveis e, por consequência, no preço final.
A lojas de móveis planejados, home centers ou mesmo e-commerce de móveis possuem maquinário industrial e produzem as peças em grandes quantidades, em formatos padrão. Muitas vezes é possível adaptar cores, tamanhos, ou mesmo os módulos de móveis como armários, por exemplo, mas ainda ficam limitados a recortes do padrão dos maquinários, no sistemas de fixação, ferragens (puxadores e dobradiças) e nos acabamentos.
Já o marceneiro ou a marcenaria trabalham de forma mais personalizada e exclusiva, e podem atender às necessidades dos clientes, criando móveis com medidas muitas vezes fora de padrão, uma vez que o trabalho será executado manualmente.
Mas isso muitas vezes se reflete também no preço final, já que móveis produzidos em escala por grandes empresas conseguem ser vendidos a preços mais baixos, uma vez que os custos foram diluídos em grandes quantias, os insumos são comprados comprados em lotes e não conta com o trabalho artesanal de um marceneiro. Além disso, em alguns e-commerces você receberá os produtos desmontados e precisará contratar um profissional à parte.
Quais cuidados tomar na hora de escolher marcenaria?
Seja um marceneiro autônomo ou uma loja de móveis planejados, uma vez que a decisão é tomada é importante comprovar a seriedade do trabalho do profissional. A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, indica consultar o cadastro de fornecedores com reclamações fundamentadas do Procon-SP para saber se não existe registro contra a empresa escolhida.
Indicações são sempre muito importantes na hora de se contratar o profissional, e com a GetNinjas, você consegue avaliações de mais pessoas, já que com a nossa ferramenta você pode escolher os marceneiros de acordo com a avaliação recebida.
A qualidade dos materiais utilizados também vai impactar no design, na usabilidade e também no preço final, portanto peça amostras e confirme a procedência dos materiais, principalmente a das madeiras, se são fornecidas de forma legalizada e correta.
É importante também agendar uma visita do profissional no local para uma medição específica e até para possíveis ajustes no projeto.
Como realizar o pagamento do serviço de marcenaria da maneira correta?
No caso de móveis unitários, o pagamento é feito em duas etapas, sendo a primeira na contratação do serviço e a segunda na entrega. Para projetos grandes, como um escritório ou mobília para a residência, o pagamento geralmente é feito de forma parcial a ser combinado juntamente com o prazo estipulado pela marcenaria.
Em ambos os casos, é muito importante entrar em acordo sobre os valores finais e fazer um contrato detalhando as características dos móveis, os materiais acertados, e os prazos estabelecidos, deixando claro inclusive o procedimento no caso de atrasos ou não entrega.
Quais riscos devo me atentar ao contratar um marceneiro?
Como os marceneiros trabalham sob encomenda, muitos usam a primeira parte do pagamento para realizar a compra dos materiais que serão utilizados. E quando isso acontece com pedidos maiores ou com muitas encomendas, em uma marcenaria mal gerenciada isso pode ocasionar problemas financeiros que já levaram muitas empresas de móveis planejados ou profissionais autônomos à falência.
Por isso, novamente ressaltamos a importância das indicações e de uma conversa inicial com o marceneiro sobre sua forma de trabalho. É muito importante também fazer um contrato detalhando as características dos móveis, os materiais contratados e os prazos estabelecidos, deixando claro inclusive o procedimento no caso de atrasos ou não entrega.
Outro ponto a ser combinado com o profissional é a entrega e instalação no ambiente. Leve em consideração se há escadas, se os móveis passam pelas portas de elevadores ou mesmo da residência/escritório. Verifique também sobre a garantia oferecida pelo marceneiro e como será a assistência em caso de defeitos ou qualquer problema.
Como acompanhar a obra realizada? Como saber se está no prazo?
Os prazos podem variar muito de acordo com o tamanho do projeto e a origem do material utilizado, portanto é importante pedir uma previsão ao marceneiro e, se possível, condicionar o pagamento ao progresso do trabalho. Algumas marcenarias trabalham com equipe pequena e dificilmente conseguem atender em prazos curtos, visto que é um trabalho manual.
O que influencia no preço do serviço?
O preço pode variar de acordo com muitos fatores, como:
- - Complexidade do projeto – muitas vezes o projeto necessita de refações que podem ser cobradas pela quantidade de visitas que o profissional tiver que visitar o local;
- - Qualidade dos materiais utilizados - se são de origem nacional ou importados, se ferragens tem alguma tecnologia ou se são simples, se as dobradiças possuem metais nobres, entre outros;
- - Tipo de móveis – uma mesa pode ser muito mais simples do que um armário com gavetas, com portas com amortecimento, e isso também impacta no valor final;
- - Garantia – o pós venda e a assistência para qualquer necessidade após a entrega também influenciam no valor.