Não é novidade que a tecnologia é uma grande aliada no nosso dia a dia e que os smartphones mudaram nossa forma de fazer muitas coisas. A mudança é que a partir de agora, cada vez mais, as residências também podem contar com essa ajuda.
O conceito de automação residencial se define por deixar a casa mais automatizada, e consequentemente a vida do proprietário mais confortável e prática. Conheça mais sobre as tecnologias disponíveis para sua casa e como fazer sua automação residencial.
Por que contratar um técnico em automação residencial?
Um técnico em automação residencial é o profissional que vai criar um projeto visando garantir conforto, segurança e economia para a sua residência por meio do uso de tecnologia.
Os profissionais oferecem projetos e equipamentos para transformar sua residência em uma casa inteligente, sempre adequando opções práticas, seguras e úteis para seus moradores e visitantes.
Para encontrar o melhor técnico em automação residencial, acesse a plataforma do GetNinjas e tenha acesso a profissionais na sua região. Você também terá acesso a avaliações anteriores e assim poderá escolher com mais segurança.
Como fazer um projeto de automação residencial e quais os casos mais comuns de automação residencial?
O projeto de automação residencial é feito de forma totalmente personalizada, visando gerar conforto para os moradores do local, oferecendo praticidade e até economia. Os principais usos da automação residencial passam por:
Projeto de iluminação da casa: com opções que podem ser programadas para, por exemplo, um jantar romântico, deixando as luzes mais baixas, para festas, com luzes coloridas, ou mesmo para assistir filmes, com apenas parte da iluminação ativa.
Sistema de Som: outra opção muito usada, possibilitando distribuir música para todos os cômodos da casa para uma festa ou para compartilhar a música com todos os moradores.
Climatização: sistemas de ar condicionado integrados entre si e controlados por aplicativos via celular ou tablet garantem que a casa fique na temperatura ideal para receber os moradores, ou que evite desperdício quando se está fora e o aparelho tenha ficado ligado.
Controle de Jardim: Quem tem um jardim em casa também pode ganhar tempo com o sistema automatizado de irrigação, que pode contar com sensores de umidade instalados para manter as plantas sempre na condição ideal.
Segurança: Uma outra grande utilidade para a tecnologia é na segurança da casa. Além de visualizar as câmeras de segurança pela internet ou por aplicativos, também é possível acionar a comunicação direta com a polícia ou empresas de segurança privada em caso de invasão ou alguma tentativa suspeita. Ainda é possível controlar sensores de fumaça e ativar chuveiros automáticos para contenção do fogo.
Biometria: o acesso a residência pode ser limitado por meio de biometria na fechadura, com possibilidade de bloqueio ou desbloqueio remoto, facilitando a entrada daquele visitante inesperado.
Eletrodomésticos: aparelhos como aspirador de pó sem fio, máquina de lavar roupa, geladeira, televisores e aparelhos de som já possuem integração dentro da automação residencial. Você pode ativar qualquer um deles à distância para que já “trabalhem” mesmo na sua ausência.
Tudo isso pode ser controlado à distância, pelo smartphone ou tablet, facilitando a vida dos moradores e economizando energia com o uso reduzido de alguns aparelhos.
Como funciona a automação residencial?
Os aparelhos são conectados à rede sem fio de internet e integrados entre si. Uma vez conectados à rede, podem ser acionados smartphones, tablets ou computadores e se comunicam por meio de um controle centralizado. Sua instalação é feita por um técnico em automação residencial.
Quais os benefícios da automação residencial?
Os principais benefícios são o conforto, já que sua casa “trabalha” para que você não tenha que fazer isso por conta própria, poupando a mente de preocupações com tarefas manuais.
Também visam segurança, já que os sistemas de câmeras proporcionam o monitoramento remoto e a integração com os sistemas de polícia ou uma empresa privada, protegendo seu patrimônio e pessoas que possivelmente estejam no local.
A automação residencial também gera economia, evitando que luzes e ar-condicionados estejam ligados sem necessidade.
Quando é ideal fazer automação residencial?
A automação pode ser feita preferencialmente ao instalar os aparelhos, principalmente os que necessitam de acesso estrutural, como o projeto de iluminação ou instalação de janelas. É importante que seja feita por um técnico em automação residencial que pode garantir a funcionalidade e segurança na instalação.
Agora que você já sabe como deixar sua casa mais inteligente com a automação residencial, encontre um técnico para fazer a instalação por meio da plataforma do GetNinjas.