Dicas para escolher um profissional de desenvolvimentos de sites
Precisa criar seu site e não sabe por onde começar? Confira nossas dicas para contratar um criador de site profissional.
Como escolher o melhor desenvolvedor de sites?
De forma geral, desenvolvimento de sites pode ser dividido em três áreas: desenvolvimento front-end, desenvolvimento back-end e desenvolvedor mobile
Desenvolvimento front-end - Criador de sites profissional, cuida da “parte frontal” de seu site, dominando tecnologias como HTML, CSS, JavaScript, etc.
Desenvolvimento back-end - cuida dos algoritmos e regras de negócio que seu sistema necessita para funcionar, assim como interação e criação de banco de dados. Nem sempre a utilização de desenvolvimento back-end é necessário para colocar um site no ar, cabendo ao desenvolvedor de sites profissional avaliar e indicar a melhor solução para seu site.
Desenvolvimento mobile - responsável pela criação de aplicativos, tanto para Android com o iOS.
Para garantir que está contratando um bom profissional, procure saber seus pontos fortes (back-end, front-end ou até mesmo ambos). Peça também seu portfólio atualizado e verifique a complexidade dos sites criados. Um ponto de destaque para bons criadores de sites profissionais é a utilização de repositórios de código como GitHub e BitBucket.
Quais cuidados tomar na hora de escolher serviço de desenvolvimento de sites?
Um ponto que deve ser levado em consideração é há quanto tempo este profissional trabalha na área, e por quantas empresas já passou. Peça referências profissionais do seu desenvolvedor de sites, seja de empresas que ele trabalhou, assim como de trabalhos freelancers anteriores. Antes de fechar seu negócio, defina também os valores de horas extras de desenvolvimento e o suporte após a entrega do seu site.
Procure negociar um prazo de adaptação após a entrega do sistema. Neste período o valor de suporte não deve ser cobrado e já deve estar incluído no valor total da execução do serviço. Isto porque, quando houver “bugs” em seu sistema, ou então ele não se comportar da forma que você e seu criador de sites combinaram, a resolução destes problemas não deve ser cobrada pelo seu desenvolvedor de site profissional.
Todos esses cuidados também valem para agências de desenvolvimento de sites. Também é obrigação do seu desenvolvedor de sites indicar qual o melhor serviço de hospedagem para seu projeto, e configurá-lo. Além disso, se seu site ainda não possui registro, peça para seu criador de sites profissional realizar esta tarefa.
Como realizar o pagamento do desenvolvedor da maneira correta?
Tudo depende de como é feita a negociação com seu desenvolvedor de sites profissional.
Geralmente a execução dos serviços começa após o pagamento de um sinal que varia de 30% a 50% do valor total do trabalho. O pagamento do restante deve ser discutido com o desenvolvedor de sites, que pode ocorrer enquanto o site é desenvolvido, ou então com o restante pago após a entrega do sistema.
Se optar por uma agência de desenvolvimento de sites, o pagamento é feito de acordo com o contrato fechado com essa empresa, que muda de agência para agência.
Quais riscos devo me atentar ao contratar um profissional ou agência de desenvolvimento de site?
A área de desenvolvimento de sites é complexa, cheia de termos técnicos e códigos complicados. É importante que você procure um desenvolvedor que seja extremamente honesto e te explique todos os pontos em termos objetivos e simples.
Se o profissional usar sempre termos técnicos e não te der explicações simples sobre o que está fazendo, fique atento (a) para não pagar valores exorbitantes por um serviço desnecessário.
Peça explicações detalhadas de como gerir seu sistema e também a documentação técnica assim como todas as senhas criadas (sistemas de gerenciamento, servidores, banco de dados, etc)
Por que optar por um profissional ao invés de fazer por conta própria?
Como já citado, desenvolvimento de sites é algo complexo e que requer diversos cuidados.
Mesmo utilizando CMS’s como o Word Press, o trabalho de colocar esse sistema no ar em um servidor pode ser sensível e necessitar de diversas configurações que exigirão horas de estudo, além de correr o risco de deixar seu sistema com falhas de segurança.
Utilizar sistemas criadores de sites, apesar de ser uma opção segura, não garante exclusividade em seu site.Somente um criador de site profissional é preparado para lidar com todas essas questões e entregar um site que atenda todas suas necessidades.
Como acompanhar o trabalho realizado? Como saber se está no prazo?
Após definir todas as regras de negócio de seu sistema, é possível combinar com seu desenvolvedor de site as etapas lógicas do processo de desenvolvimento e assim criar uma espécie de roteiro de entregas, cada um com seu prazo. Converse com o profissional e encontrem um prazo que seja confortável para ambos.
O que influencia no preço do trabalho?
Em geral, quanto mais tecnologias aplicadas e quanto mais regras de negócio precisam ser desenvolvidas, mais caro ficará seu site.
Um desenvolvedor que domina somente o front-end é geralmente mais barato que um desenvolvedor back-end, que por sua vez é mais barato que um desenvolvedor de sites que domina tanto front-end quanto back-end (profissional conhecido como desenvolvedor full-stack). Por fim, o desenvolvedor mobile costuma ser o mais caro de todos.
Se você tiver um bom valor disponível, também pode optar por uma agência de desenvolvimento de sites, onde geralmente o processo de desenvolvimento é cuidado de ponta a ponta com diversos profissionais da área atuando em diferentes frentes de desenvolvimento do seu site. É claro que esta opção costuma ser a mais cara de todas.
Lembrando que aqui no GetNinjas você pode pedir gratuitamente seu orçamento. Em pouco tempo, até quatro profissionais entrarão em contato com seu portfólio, assim você tem opções e pode escolher o que mais lhe agradar, ou o que tiver as melhores recomendações em nossa plataforma.
Como economizar no desenvolvimento de meu site?
Para economizar com o desenvolvimento do seu site pessoal ou de seu negócio, você pode pedir para seu desenvolvedor de sites cortar algumas etapas do processo.
É possível optar por templates gratuitos disponíveis em diversos sites, ou utilizar CMSs (sistema de gestão de conteúdo) como Joomla, Word Press e diversos outros.
Apesar de perder um pouco da exclusividade de seu sistema, estes métodos são altamente customizáveis e o resultado é extremamente satisfatório. Peça também para seu criador de site profissional diferentes orçamentos para a hospedagem de seu site.
Ao final do trabalho, lembre-se de recomendar o profissional que te ajudou nesse processo e ajude outras centenas de pessoas que podem estar interessadas nesse trabalho.