Tudo o que você precisa saber para contratar um ilustrador.
Precisa de uma ilustração e não sabe o que levar em consideração na hora de contratar um desenhista? Confira nossas dicas. Como escolher o melhor ilustrador.
O primeiro passo para contratar um ilustrador é saber o tipo de serviço que você precisa:
- É uma ilustração de livro?
- Ilustração digital?
- Personagens ilustrados?
- Você precisa realmente de uma ilustração ou uma fotografia atende às suas necessidades?
- Você precisa de algum estilo de ilustração específico?
Para te ajudar a contratar o melhor desenhista, a GetNinjas possui uma área de recomendações dos profissionais, onde os clientes colocam o que acharam do trabalho e indicam os pontos fortes que podem contribuir para a sua escolha.
Assim você consegue ter acesso ao perfil profissional do ilustrador e avaliar qual é o melhor para realizar o trabalho que você precisa.
Quais cuidados tomar na hora de escolher serviço de ilustração?
Um dos cuidados mais importantes na hora de contratar desenhista é entender qual estilo de desenho você procura, as ilustrações podem ter vários estilos: xilogravura, pastel, tinta a óleo, bico de pena, aquarela e diversas outras opções que você pode escolher.
O ilustrador pode trabalhar só com um estilo ou com todos, então é preciso que você entenda suas habilidades antes de fechar negócio para não ficar insatisfeito com a sua escolha.
Pergunte se você pode olhar os trabalhos anteriores já realizados por ele, isso pode te ajudar a entender o estilo que predomina em suas ilustrações e se ele conseguirá atender a sua demanda.
Como realizar o pagamento do ilustrador da maneira correta?
O jeito mais eficaz de realizar o pagamento do ilustrador é fechar um pacote do serviço que você precisa, contemple: quantidade de ilustrações, direitos autorais, alterações, prazo e negocie como o pagamento acontecerá.
Uma boa opção é pedir ao profissional que emita uma nota fiscal ou recibo do serviço realizado para garantir conforto para ambos os envolvidos.
Quais riscos devo me atentar ao contratar desenhista ou ilustrador?
O principal risco é não gostar do trabalho que o ilustrador fez, por isso, para evitar problemas, entenda as habilidades do ilustrador digital e o estilo que ele usa.
Tenha uma boa conversa com o profissional sobre suas preferências, o que você não gosta, o que precisa ter na ilustração e avalie se ele é capaz de atender a sua demanda. Além disso, busque referências de trabalhos que você gosta, assim conseguirá passar um briefing mais assertivo para a criação da ilustração.
Com as recomendações disponíveis no GetNinjas você consegue entender melhor o perfil do profissional e certificar-se que ele faz exatamente o que você procura, experimente.
Como acompanhar o trabalho realizado? Como saber se está no prazo?
Se você precisa de apenas uma ilustração, passe um bom detalhamento para o ilustrador e peça para acompanhar o processo de criação, assim consegue ir alterando o que não gosta durante o processo, evitando assim que ele tenha que finalizar o trabalho para depois você alterar.
Mas se forem várias ilustrações, como personagens, por exemplo, peça para que ele crie um e avalie, se estiver dentro do que você espera, libere as outras.Entretanto, se tiver alterações já direcione o ilustrador com suas considerações de modo que as outras ilustrações não corram o mesmo risco.
Negocie um prazo confortável para ambos e lembre-se que para criar uma ilustração é preciso pesquisa, referências, criatividade e um processo de trabalho que não é tão simples, então é importante que o ilustrador tenha tempo para planejar esse trabalho.
Considere sempre que além desse processo de criação, provavelmente, haverá algumas versões do que você pediu e alterações, então é preciso que o prazo seja justo com o trabalho do criador e com a complexidade da demanda.
O que influencia no preço do trabalho?
O prazo com certeza é um ponto que pode influenciar no preço do trabalho, se você precisa contratar ilustrador com rapidez para que ele entregue o trabalho em um prazo curto, provavelmente, ele cobrará uma taxa extra pela urgência.
Além disso, considere outras variáveis, como:
- Quantidade de ilustrações: alguns ilustradores consideram que quanto mais ilustrações, menor o preço unitário de cada uma;
- Complexidade do trabalho;
- Estilo e habilidades que serão necessárias para a realização da ilustração;
- Onde será utilizada: se o material for ser exposto para muitas pessoas, provavelmente, será mais caro. Quanto maior a abrangência, mais alto o preço;
- Modelo de entrega (imagem ou vetor);
- Direitos autorais.
Preferencialmente, peça para os valores serem especificados no orçamento para que você tenha noção do preço de cada processo de trabalho.
Como lidar com direitos autorais?
Como você viu acima, os direitos autorais influenciam no preço do trabalho, mas como assim? Quando você for contratar ilustrador, é possível que ouça a pergunta: por quanto tempo você precisa deter dos direitos autorais?
Alguns profissionais optam por trabalhar dessa forma: o ilustrador vende o direito autoral por determinado período e depois a ilustração volta a ser dele, como uma espécie de aluguel. Quando você compra por um período – ou aluga – a ilustração, possivelmente receberá esse trabalho como uma imagem, onde não é possível realizar nenhum tipo de alteração.
Já quando compra o direito autoral por período indeterminado, pode receber a ilustração também em vetor, o que permite que você faça pequenas alterações. Por isso, os direitos autorais podem influenciar no preço, a variação pode acontecer pelo período que precisar ter esses direitos ou, se for definitivo e quiser comprar os direitos autorais daquele trabalho, é necessário que avise o ilustrador antes de fechar negócio para que ele contemple essa venda dentro do orçamento.
Agora que você já tem as informações que precisa para contratar um ilustrador, faça uma experimentação em nosso site: receba até 4 orçamentos grátis e escolha o que mais lhe atende. Ao final do trabalho, não esqueça de deixar uma recomendação sobre o profissional que lhe atendeu, a sua experiência pode contribuir na pesquisa e contratação de outras pessoas.