A criação de marca é um dos pilares do sucesso de qualquer negócio, seja qual for seu porte ou segmento. Assim, ele terá uma imagem que representa seus princípios, valores e o que acredita, ou seja, vai muito além de apenas um logo ou um nome bacana.
Porém, por ser um trabalho bastante específico e minucioso, que demanda conhecimentos apurados em Marketing, Publicidade e Propaganda, Negócios e Design, é super importante ter o auxílio de um profissional especializado para que o resultado seja o melhor possível.
O GetNinjas conta com uma série de ótimos profissionais neste sentido, e sua contratação pode fazer com que os rumos da sua empresa, esteja ela já estabelecida ou ainda em processo de criação, sejam muito bem-sucedidos.
Continue com a gente para entender como funciona este assunto e o que fazer para escolher o profissional ideal para o que está buscando.
Como escolher um profissional para criar sua marca?
Antes de responder a essa pergunta, vamos saber qual é a definição de marca, o que ajudará bastante nessa escolha.
Tecnicamente, marca é a representação simbólica de alguma entidade, neste caso uma empresa. Ainda no mesmo contexto, pode-se pensar no conjunto da representação gráfica da empresa, os objetivos propostos, seus diferenciais e até uma personalidade.
Portanto, a marca está para a empresa como a identidade está para uma pessoa, o que mostra como sua definição é super importante.
Porém, se cada indivíduo tem a liberdade de criar sua própria identidade de acordo com as escolhas e experiências que vivencia, o que pode ser feito por conta própria, isso nem sempre se aplica no meio profissional, onde é preciso ter a ajuda dos profissionais certos para conseguir se estabelecer bem.
É justamente aí que entra a criação de marca: em um serviço que visa orientar o cliente a respeito do que é melhor fazer para que aquela empresa obtenha sucesso em um mercado tão competitivo, o que tende a trazer resultados muito melhores com o apoio de especialistas.
O GetNinjas tem muitos profissionais que atuam nessa área, ou seja, você já está no caminho certo em busca da definição dos detalhes e características da sua marca, especialmente em relação à identidade visual e outros detalhes com impacto comercial.
Quais cuidados tomar na hora de escolher o serviço de criação de marca?
Alguns pontos que devem ser analisados para tomar uma boa decisão são os seguintes:
- Experiência do profissional. É importante contar com profissionais que já atuam há algum tempo no segmento, o que mostra que já atenderam a vários clientes em sua trajetória e, portanto, se depararam com as mais variadas demandas e necessidades.
- Portfólio. Quando se fala sobre criação de marca, é super importante analisar o portfólio, ou seja, outros trabalhos já realizados. Isso ajuda a entender qual é o nível do profissional e o que ele pode oferecer.
- Prazo de entrega. A criação de marca é um processo complexo e que, portanto, pode levar um bom tempo até ser concluído. Por isso, é importante saber qual é o prazo solicitado por cada profissional para que o cliente possa alinhar suas expectativas e necessidades.
- Preço cobrado. Justamente por ser um trabalho complexo, estranhe se o valor cobrado for muito abaixo da média do mercado ou parecer barato demais, o que pode representar a falta de expertise do profissional, por exemplo.
- Quantidade de revisões. No momento da criação de logo, por exemplo, é comum a solicitação de algumas revisões para que ele fique de acordo com o que o cliente busca. Porém, é de praxe que os profissionais combinem uma quantidade predefinida de revisões e, caso seja necessário outras além dessas, elas serem pagas à parte, já que isso também se converte em trabalho adicional.
Além disso, evite fazer pagamentos antecipados. Combine tudo com o profissional para apenas então proceder com os pagamentos conforme aceito por ambas as partes, de preferência com um contrato de prestação de serviços ou uma nota fiscal para formalizá-lo.
Qual a diferença entre criação de logo e criação de marca?
A criação de logo consiste apenas no desenvolvimento do logo, ou seja, o “símbolo” daquela marca, como o ”Swoosh” da Nike ou a maçã da Apple, por exemplo. Embora não seja um trabalho simples, é voltado mais a essa parte gráfica.
A criação de marca, por sua vez, contempla outros serviços, como a definição da identidade visual, que também passa pela escolha das cores, elementos gráficos e visuais adotados pela empresa em seu site, mídias sociais e materiais de divulgação, por exemplo.
Portanto, a criação de marca é mais completa, já que aborda também a criação de logo, entre outros serviços.
Como lidar com direitos autorais e plágio?
Quando se está criando uma marca, o profissional costuma pedir algumas referências e inspirações ao cliente, o que pode orientá-lo em relação à definição dos elementos. Porém, isso não pode incorrer no plágio, ou seja, copiar ou querer se apropriar de conteúdos que pertencem a outra pessoa.
Portanto, você pode gostar da fonte usada pelo Burger King, mas não pode ter um logo exatamente igual ao deles, por exemplo, pois isso se configura como plágio. É importante saber disso para alinhar suas expectativas com o profissional que o atenderá.
Para evitar este tipo de problema com a marca que será criada para você, o ideal é que ela seja registrada junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Assim, caso alguém queira se apropriar disso no futuro, você terá como comprovar que a marca já era sua no passado, do logotipo escolhido ao nome.
O que influencia no preço de criação de marca?
A complexidade do processo é um dos principais fatores. Caso o trabalho seja complicado e envolva muitas técnicas e práticas, é comum que o profissional cobre mais por isso, pois precisará dedicar mais tempo ao planejamento e à execução.
A experiência do profissional também conta muito: quanto maior ela for, maior também tende a ser o preço do serviço.
Não podemos esquecer dos prazos. Se você estiver com muita pressa para ter sua marca criada, o profissional pode cobrar um valor adicional para conseguir entregar seu serviço em menos tempo.
Depois de aprender tudo isso sobre criação de marca, preencha o formulário na página com o máximo de informações e receba orçamentos gratuitamente. Depois de escolher e contratar o serviço, não se esqueça de voltar para avaliar o profissional e, assim, ajudar outras pessoas que procuram pelo mesmo serviço!