Cada vez mais o ser humano passa a ser visto como um indivíduo integrado e holístico, que quando precisa passar por um processo de cura, é necessário tratar seu corpo, mente e espírito.
Suas características emocionais influenciam nos pensamentos, crenças, humor e autoestima, por isso terapias voltadas para o tratamento interior do ser como um todo são cada vez mais procuradas.
Saiba mais sobre estas terapias e como se beneficiar delas.
O que são terapias alternativas, complementares e integrais?
Práticas milenares e tradicionais em países asiáticos se tornam mais conhecidas no Brasil, onde pessoas buscam cada vez mais formas alternativas de tratar suas dores, doenças e problemas mentais, físicos e emocionais.
Com isso o termo “terapia alternativa” tem se tornado mais popular, porém vale lembrar que, apesar de ser o nome mais utilizado, muitas vezes estas terapias não servem apenas para substituir a medicina ocidental, mas atuar de forma complementar.
As principais diferenças entre os termos são:
Terapias alternativas são práticas terapêuticas não convencionais, usadas em alternativa aos tratamentos tradicionais como uma substituição ao método da medicina tradicional.
Terapias complementares são aquelas usadas em conjunto com práticas tradicionais, às vezes até receitadas por médico, como por exemplo o uso de florais.
Terapias integrais são aquelas que, assim como as complementares, são aliadas ao tratamento tradicional e tem uma visão do ser humano como um todo, considerando seu corpo, mente e espírito na busca pela cura.
Por isso, ao pensar em uma terapia “alternativa”, é importante pensar nela de forma integrada aos métodos conhecidos, principalmente para doenças graves em estágios avançados, então o termo mais correto seria uma terapia complementar ou integral.
Quais as terapias alternativas mais procuradas?
O Ministério da Saúde reconhece mais de 30 práticas, mas os tipos de terapias alternativas e complementares mais conhecidas e difundidas no País são acupuntura, prática milenar chinesa, homeopatia, fitoterapia, meditação, reiki, aromaterapia, constelação familiar, quiropraxia.
A prática de yoga, além de ser considerado um exercício físico, também é visto como uma prática terapêutica que estimula a respiração consciente e movimentos corporais.
Terapias alternativas, integrativas e holísticas são a mesma coisa?
Apesar de serem muito conhecidas pelo termo “terapia alternativa”, as práticas são muito comumente usadas de forma agregadora, e não substitutiva aos tratamentos da medicina tradicional, portanto o termo mais correto seria terapia complementar.
Terapias integrais são aquelas que, assim como as complementares, são aliadas ao tratamento tradicional e tem uma visão do ser humano como um todo, considerando seu corpo, mente e espírito na busca pela cura.
Já o termo terapia holística vem da palavra grega holos, que significa inteiro. A prática procura compreender os fenômenos na sua totalidade, buscando a cura do ser por completo, muito semelhante ao que é considerado terapia integral.
Que tratamentos posso fazer com terapias alternativas?
Cada vez mais pessoas tem buscado tratamentos de terapia alternativa para ansiedade, depressão, problemas gástricos, musculares e dores na coluna.
A acupuntura pode ser uma grande aliada para tratar dos mais variados problemas, mas também como uma forma de prevenção de doenças, pois atua muito no fortalecimento da imunidade do indivíduo como um todo.
Qual o profissional que aplica estes tipos de terapia?
As terapias podem ser aplicadas por profissionais com formação em áreas diferentes, uma vez que são muitos os tipos de terapia e não exigem uma graduação específica. Porém, existem cursos de especialização em cada uma das terapias que exigem muito estudo, dedicação e prática para que a pessoa seja considerada profissional no assunto.
Antes de escolher um profissional, é importante saber sobre a experiência e forma de trabalho da pessoa, por isso receber indicações é uma excelente forma de descobrir isso. Aqui no GetNinjas você tem acesso aos melhores terapeutas da sua região e ainda pode filtrar os contatos de acordo com as recomendações dadas por clientes anteriores.
Consigo fazer terapia alternativa remotamente?
Terapias que não necessitem de contato físico podem ser realizadas remotamente, como reiki, yoga, indicação de florais, radiestesia, constelação familiar, thetahealing, entre outras.
Quanto custa, em média, uma sessão de um especialista na área?
Os valores podem variar de acordo com a terapia necessária, mas em média, uma sessão com um terapeuta holístico que conhece diversas práticas e vai avaliar suas necessidades e quais as melhores formas de atendê-las, pode durar entre 1 e 2 horas, com valores que podem variar de R$100 a R$400 por hora.
Agora que você já sabe a importância de um tratamento integrado, é só nos contar o tipo de tratamento que você quer iniciar para receber o contato de terapeutas da sua região.