Em nosso dia a dia, é comum realizarmos diversas tarefas de forma automática, como escovar os dentes, subir ou descer escadas , trocar de roupa. Isso pode parecer simples quando não há nenhuma limitação física ou mental, mas para muitas pessoas é um grande desafio.
É aí que entra o trabalho do terapeuta ocupacional. O profissional ajuda o paciente que possui alguma limitação de mobilidade ou mental a realizar atividades cotidianas como tarefas de autocuidado, produtividade, momentos de lazer e atividades sociais em geral.
Saiba mais sobre a atuação deste profissional e como seu trabalho pode ajudar quem precisa.
O que é e para que serve a terapia ocupacional?
A terapia ocupacional, é definida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito)l como uma “profissão de nível superior voltada ao estudo, à prevenção e ao tratamento de indivíduos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas”.
Isso significa que o terapeuta ocupacional é quem vai ajudar seu paciente a realizar atividades cotidianas, também chamadas de ocupações, com tarefas de autocuidado, produtividade, momentos de lazer e atividades sociais em geral. Pode incluir cuidados com higiene, alimentação, vestuário, trabalho ou estudo, momentos de lazer como esportes, dança e pintura, entre outros.
A terapia ocupacional serve para auxiliar em situações de:
- Adequação ambiental, quando é necessário fazer uma avaliação dos componentes ambientais (ambiente físico, objetos, presença de barreiras arquitetônicas, etc);
- Adequação postural, que trata especificamente da postura de indivíduos que permanecem sentados por longos períodos em suas cadeiras de rodas e tem como objetivo promover o equilíbrio entre o melhor alinhamento biomecânico, o conforto e a melhora das funções fisiológicas;
- Estimulação visual, quando o terapeuta trabalha com um programa sequencial de exigências visuais para desenvolver a habilidade visual em bebês e crianças, pois sua ausência pode gerar problemas com altas repercussões, podendo comprometer o desenvolvimento neuropsicomotor da criança;
- Terapia de mão, especialidade focada na reabilitação funcional das mãos para os diversos casos de lesões e traumatismos que envolvam os ossos, músculos, ligamentos, nervos periféricos e articulações.
É importante lembrar que quando feita a intervenção precoce no processo de terapia ocupacional, os profissionais podem ser capazes de ajudar seus pacientes de formas muito melhores.
Quem pode fazer terapia ocupacional?
Qualquer pessoa que tenha dificuldades em realizar atividades cotidianas ou que demonstre alterações em seu desempenho ocupacional pode fazer terapia ocupacional. Desde recém-nascidos até idosos que apresentem alguma limitação ordem física, social ou cognitiva.
A terapia ocupacional é muito recomendada para casos de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, um adulto que sofreu um acidente e teve a sua mão amputada, por exemplo, ou pessoas que sofrem de algum transtorno mental.
Qual a diferença entre psicologia e terapia ocupacional?
Apesar de os dois profissionais serem ligados a promoção do bem-estar de seus pacientes, tem algumas diferenças entre as duas profissões.
Enquanto o psicólogo trabalha com o tratamento de distúrbios psicológicos por meio de diferentes modelos e estratégias de psicoterapias, o terapeuta ocupacional se volta a promover a integração social de pessoas de qualquer idade cujos distúrbios físicos, mentais ou emocionais determinem algum grau de desadaptação, impedindo-as de usufruir de forma mais ampla sua autonomia e cidadania.
Como escolher um terapeuta ocupacional?
Para escolher um terapeuta ocupacional ideal, é preciso entender suas especialidades e áreas de atuação, se é com idoso (65 anos ou mais), adulto (24 a 64 anos), jovem (15 a 24 anos) ou criança (0 a 14 anos).
Aqui no GetNinjas te ajudamosa encontrar os melhores profissionais de terapia ocupacional. Em minutos você recebe o contato de profissionais da sua região e ainda pode verificar as avaliações de clientes anteriores, para facilitar a escolha do profissioal que melhor atende a sua necessidade.
Quanto custa uma terapia ocupacional?
Os valores podem variar, considerando se haverá visita domiciliar, se será em uma clínica, e se contemplará equipamentos. Um tratamento de longo prazo também tem valores negociáveis, considerando cada etapa e procedimentos necessários. Em média, uma consulta inicial pode variar entre R$130 e R$300.
Agora que você já sabe dos benefícios que a terapia ocupacional pode trazer para você ou algum familiar ou conhecido que necessite, preencha seu pedido aqui no GetNinjas e tenha acesso aos melhores terapeutas ocupacionais da sua região.