Um sorriso bonito muitas vezes não é fruto somente da genética, mas do trabalho de um profissional que cada vez mais busca alternativas para tratar problemas bucais com o mínimo de sofrimento para seus pacientes: o dentista.
Seja para uma limpeza ou para tratamentos mais intensivos como um canal, ou os longos anos com um aparelho bucal, o dentista pode ajudar em questões estéticas e de saúde.
Saiba mais sobre a atuação deste profissional e como encontrar o dentista ideal para você.
Quais são as especialidades de um dentista?
Logo quando apontam os primeiros dentes na boca de uma criança, já começa um trabalho que durará para a vida toda, repetido ao menos três vezes por dia: a escovação. Isso pode ser estendido ainda para uma limpeza dental mais intensa, com o fio dental, e feito de uma forma mais completa ao menos 1 vez por ano pelo dentista, durante a consulta odontológica.
Um dentista que atua com clínica geral pode fazer inúmeros tratamentos na boca de seus pacientes, desde remoção de cárie, tártaro ou tratamentos odontológicos mais intensivos como implantes e próteses, até estética dental, como clareamento. Tem também os que se especializam em odontopediatria, focados em crianças, onde nas consultas passam por avaliação, tratamento, mas também ensino do passo a passo básico para uma limpeza adequada. Há ainda os que se especializam em ortodontia, com colocação e manutenção de aparelhos fixos e móveis para evitar ou corrigir dentes desalinhados.
Quais os principais tipos de tratamento odontológico?
Existem tratamentos odontológicos específicos para cada problema que venha a se manifestar na boca de cada paciente. Entre os mais comuns, estão:
Clínica geral - para consultas preventivas e solucionar problemas bucais mais simples, como limpezas, remoção de tártaro, obturações, reconstruções dentárias, entre outros.
Ortodontia - é a especialidade que trabalha o alinhamento da posição dos dentes em crianças e adultos, isso pode acontecer por meio de aparelhos ortodônticos, móveis ou fixos, que ajudam a posicionar os dentes na arcada dentária para que a mordedura seja perfeita, com o encaixe dos dentes inferiores e superiores. O alinhamento vai além do ponto de vista estético, e a falta dele pode comprometer a fala, a respiração, causar uma mastigação inadequada e problemas digestivos como consequência deste erro. A dificuldade ou falta de higienização por conta da posição dos dentes ainda pode causar cáries, tártaro, gengivites, entre outros problemas.
Implante dentário - uma forma de implantar dentes artificiais como substituição aos originais. Diferente das próteses móveis ou dentadura, o implante não precisa ser retirado para higienização ou para dormir, pois fica fixado na boca.
Clareamento - um processo que auxilia a deixar dentes amarelados mais brancos, por meio de produtos específicos que são aplicados no consultório e podem ter continuidade em casa, com aplicação pelo próprio paciente.
Periodontia - é quando o dentista se foca no tratamento das gengivas, cuidando de problemas como inflamação, também conhecido como gengivite, e seu agravamento, conhecido como periodontite.
Endodontia - também conhecido como tratamento de canal, um procedimento mais trabalhoso, que exige anestesia para acessar a raiz do dente.
Quais cuidados ao iniciar um tratamento dentário?
Antes de iniciar qualquer tratamento específico, é necessário se consultar com um dentista que atende como clínico geral. Este profissional fará uma avaliação completa, seguida de higiene bucal, limpeza, também conhecida como profilaxia, remoção de tártaro e aplicação de flúor. Então dará as orientações adequadas para o seu tratamento, indicando um profissional mais especializado, quando necessário, ou explicando os próximos passos, orientando sobre prazos e valores.
Como escolher um dentista?
Na hora de procurar um profissional, muitos optam por buscar um dentista perto de casa. E você pode fazer essa busca sem sair de casa, aqui pelo GetNinjas, receber o contato dos melhores profissionais da sua região e verificar as avaliações de clientes anteriores para escolher o profissional mais adequado para você.
Feito isso, é importante ver se o profissional tem experiencia no problema que você deve resolver e disponibilidade para atendimento na data necessária.
Quanto custa, em média, uma consulta odontológica?
Uma consulta com um dentista pode variar de acordo com a experiência do profissional e dos serviços inclusos. Em média, os custos variam entre R$150 e R$300 a consulta de avaliação e diagnóstico.
Agora que você já sabe como um dentista pode te ajudar, faça um pedido aqui no GetNinjas e encontre os melhores da sua região.