Conhecida como a “terapia da conversa”, em uma sessão de psicanálise acontece o clássico cenário do paciente deitado falando sobre diversos assuntos enquanto o psicanalista anota atentamente suas observações.
O equilíbrio emocional e autodesenvolvimento são almejados por todos, e o psicanalista, ao investigar o inconsciente pode ajudar seus pacientes a ter mais auto estima, inteligência emocional, relações sociais e até auxiliar em transições de carreira e de vida.
Saiba como encontrar um psicanalista e como este profissional pode te ajudar.
Qual é a função de um psicanalista?
Por acreditar que a a cura das mais variadas doenças e problemas poderiam vir do inconsciente, Sigmundo Freud criu a psicanálise.
Por meio desta “metodologia” que visa se aprofundar no inconsciente de seus pacientes, um psicanalista vai trabalha memórias, impulsos e desejos reprimidos, aprofundando a cada sessão o entendimento de como as atitudes que apresenta no momento se originaram no passado. Para a psicanálise, um padrão de comportamento negativo pode estar associado a um evento esquecido, por isso, é necessário descobrir o que realmente se passou.
Qual a diferença entre um psicanalista para um psicólogo?
Para se tornar um psicanalista, é necessário que o profissional faça uma especialização no tema por meio de um curso de nível superior e formação em psicanálise, feito em uma sociedade psicanalitica. Esta especialização não necessariamente pode ser feita apenas por psicólogos, mas por pessoas de variadas formações.
Enquanto o psicanalista trabalha para liberar emoções e experiências reprimidas, ou seja, tornar consciente o que é inconsciente, o psicólogo utiliza a psicoterapia como ferramenta de trabalho. Com estas técnicas, eles analisam os problemas emocionais, comportamentais ou transtornos mentais e conduzem o cliente a um processo de conscientização de seu comportamento e sentimentos para lidar com as dificuldades.
Com duração média de 50 minutos, realizadas entre três a cinco dias por semana, a psicanálise vai direcionar o paciente a buscar por padrões em seu discurso, como esquecimentos, situações de desconforto e sentimentos do inconsciente.
Quando se deve procurar um psicanalista?
Muitos são os casos em que um psicanalista pode atuar. Entre as principais, estão angústia, transtorno de ansiedade, depressão, esgotamento profissional, estresse pós traumático, fobias, luto, síndrome do pânico, TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), timidez, transtornos alimentares, transtornos de humor, vícios, pensamentos suicidas, comportamentos autodestrutivos, baixa autoestima, entre outros.
É importante lembrar que o trabalho feito na terapia muitas vezes pode ser longo e feito em conjunto com outros profissionais em casos onde é necessário entrar com medicação.
Como escolher um psicanalista?
A escolha de um bom psicanalista acontece de fato após um primeiro contato ou consulta, pois precisa haver empatia e conexão entre as partes, considerando que será um trabalho intenso. Muitos oferecem uma conversa inicial gratuitamente, a fim de se conhecerem e entenderem o que o paciente precisa.
Como muitos profissionais hoje já trabalham de forma remota, é possível também fazer suas sessões à distância. Se este for o seu intuito, informe na sua busca por psicanalistas que tem preferência por atendimento onlines.
Ao fazer o pedido aqui pelo GetNinjas, você receberá em minutos o contato dos melhores profissionais da sua região. Além de pode conferir as avaliações dadas por pacientes anteriores e escolher o profissional que melhor atende às suas necessidades.
Quanto custa, em média, a consulta com um psicanalista?
Uma sessão ou consulta com um psicanalista custa, em média, entre R$70,00 e R$400,00 reais. O valor varia de acordo com a experiência do profissional e sua formação.
Agora que você já sabe dos benefícios que uma consulta com um psicanalista pode trazer, é só preencher o seu pedido aqui no GetNinjas e ter acesso aos melhores profissionais da sua região.