Análise de Preço

Resumo do Serviço

Para instalar o ar condicionado não tem outro jeito: é preciso contratar um eletricista. O serviço custa, em média, de R$ 250,00 a R$ 400,00. Para a instalação ser realizada, é preciso que toda a fiação e o local onde o aparelho será colocado estejam prontos. Lembrando que o ar condicionado exige maior potência, por isso é preciso adaptar a tomada para que ela suporte a carga elétrica.

O que são btus e como calcular o número certo para cada ambiente

A capacidade do ar condicionado é medida pelo BTU, que significa British Thermal Unit, ou seja, Unidade Térmica Britânica. É ela quem determina qual será a potência de refrigeração do seu ar condicionado. Um BTU é capaz de reduzir a temperatura de ½ litro de água em 0,56 ºC. Para fazer o cálculo correto para os espaços físicos é preciso usar a medida em m², levando em consideração a densidade e o peso da água. O BTU varia, no entanto, caso o ambiente receba sol à tarde ou durante todo o dia. Sendo assim, os valores são: até 9 m², o indicado é 7.500 BTUs; 12 m² opte por 9.000 BTUs; 20 m² gira em torno de 10.000 BTUs; 25 m² exige 12.000; 30 m², 15.000 BTUs; 40 m², 18.000 BTUs; 50 m², 21.000 BTUs; 60 m², 22.000 BTUs; 70 m², 30.000 BTUs. A quantidade de pessoas presentes no cômodo que irá receber o ar condicionado também interfere diretamente na sua capacidade. Além disso, analise se há computadores ou televisores no local. Uma outra regra pode ser 600 BTUs por metro quadrado para até duas pessoas, mais 600 BTUs por cada pessoa a mais ou dispositivo que emane calor. Se o quarto tiver 12 m² para duas pessoas, com uma televisão, o indicado seria, por exemplo, 7.800 BTUs. Se o quarto receber calor do sol, o valor é de 800 BTUs por metro quadrado para até duas pessoas. Colocar ar condicionado na cozinha, por exemplo, pode ser incomum para muitas pessoas. Entretanto, refrescar esse ambiente é importante, pois acumula calor quando o fogão ou forno são usados. Um detalhe importante é que condicionar o ar da cozinha evita que os alimentos estraguem rapidamente, além de evitar a impregnação de odores.

Tipos de ar condicionado

Janela Os ambientes pequenos recebem bem um ar condicionado tipo "Janela". Eles são compactos e colocados no buraco da parede. Lembrando que a condensadora e a evaporadora estão no mesmo gabinete. Window Split Esse modelo mistura o ar condicionado tradicional split com o tipo janela. Ele é instalado nos espaços e buracos já existentes. Split Hi-Wall É um split comum, para instalar na parede. Multisplit É um split de instalação na parede, mas com duas ou mais evaporadoras com apenas uma condensadora. Ele é indicado para refrigerar mais de um ambiente ao mesmo tempo. Portátil Melhor opção para construções que não comportam o de parade. É ótimo também para pequenos ambientes e pode ser facilmente levado para diferentes cômodos. Split Cassete Esse tipo de ar condicionado possui quatro saídas de ar e pode ser instalado no teto ou no forro de uma casa. Split Piso-teto Como o próprio nome diz, o split pode ser instalado no piso ou no teto e é ideal para grandes ambientes, sejam eles residenciais ou comerciais.

Como economizar energia com ar condicionado

Para economizar energia, algumas atitudes simples podem garantir sempre o menor preço. Modelos que possuem o Selo Procel de Economia de Energia são verificados e mais seguros. Além disso, as funções timer e sleep são ideais para que os aparelhos desliguem quando programados ou depois de muito tempo de uso. Comprar ar condicionado com a potência adequada para cada ambiente evita o desperdício de energia. Se você precisa que o ar fique ligado por bastante tempo, opte por um "inverter", que são bem mais econômicos. Para o uso diário, mantenha portas e janelas fechadas e evite a entrada de ar da rua. O valor do sol no ambiente também prejudica o funcionamento. A temperatura de 23 graus é ideal e agradável. Manter os filtros limpos também ajuda que eles funcionem melhor.

Cuidados com a manutenção do ar condicionado

É preciso realizar a limpeza dos filtros do seu ar condicionado periodicamente para que seu funcionamento seja perfeito, para economizar energia e para preservar a saúde das pessoas do ambiente.

Custos de Serviços