Como contratar um sapateiro profissional perto de mim?
Tem um sapato desgastado, velho, com a sola descolada, precisa de um sapato sob medida ou até mesmo uma mochila que você nunca mais usou por conta de um zíper que estragou? O sapateiro consegue resolver esses problemas, deixando muitas vezes os calçados, bolsas, malas e mochilas parecendo novas! Esse serviço ajuda muito as pessoas que não querem jogar o produto fora e comprar um novo, que pode custar muito mais do que se a opção for consertar.
Como escolher um sapateiro?
Para escolher um sapateiro, primeiro você precisa saber quais serviços ele realiza e se possui experiência neste tipo de trabalho. Veja alguns serviços que costumam ser oferecidos por sapateiros e saiba escolher o melhor para resolver o seu problema:
Consertos - Consertos em geral de sapatos, tênis, botas, trocas de salto, trocas de sola e biqueiras. Além disso, o sapateiro também pode realizar serviços de trocas de alças, zíper de bolsas, mochilas e malas..
Ajustes - os reparos são muito comuns em sapatarias. A experiência dos sapateiros permite que ele realize diversos reparos, como ajustes em tiras de sandália, colocação de laços em calçados, ajustes em canos de bota, etc.
Melhorias no sapato - Engraxe de sapato, higienização ou uma simples limpeza podem deixar o produto com tanto brilho que o faz parecer um produto novo.
Sapatos sob medida - este serviço é para quem possui um pé um pouco maior ou menor que o padrão e que busca um conforto de um sapato exatamente de seu tamanho. Os sapatos são feitos exatamente na medida que o cliente solicitar e do design que ele solicitar também.
Por que contratar online e não um sapateiro perto de mim?
Contratar um sapateiro online facilita muito em vários sentidos. Pesquisando profissionais online, você consegue ver uma lista de opções de diferentes profissionais. Hoje em dia, existem serviços em que você consegue fazer com que o sapateiro busque o sapato na sua casa, leve para consertar e devolva para você novamente. Além disso, você também consegue ver as avaliações dos profissionais e saber qual experiência ele tem nessa área. Isso te dará segurança na hora de contratar e confiar nele o conserto do seu sapato.
Quais cuidados tomar na hora de contratar um sapateiro?
Sempre tente verificar se os materiais que ele usa são de qualidade. Nos serviços de troca de sola, de troca de salto por exemplo, a qualidade do produto do sapateiro é muito importante para que o seu sapato não estrague novamente.
Um bom sapateiro geralmente é aquele que consegue transformar o seu sapato em um sapato novo e/ou que consegue construir um sapato totalmente adequado ao seu pé se o serviço for sob medida. Ao conversar com ele, pergunte se ele já tem trabalhos prontos de consertos e de sapatos sob medida na loja para você dar uma olhada na qualidade do serviço do profissional.
Verifique também se o profissional usa ferramentas típicas de sapataria como martelo, pé de ferro, agulha com linha e cera.
Quais as opções de pagamento do serviço de sapataria?
As formas de pagamento de um serviço de sapateiro geralmente é feita da seguinte forma: o cliente paga 50% do valor antes do conserto ou do sapato ficar pronto e depois quita os outros 50%. Também é possível pagar o valor total de uma vez ou pagar o valor total só depois do serviço pronto.
Isso pode ser realizado em dinheiro e em cartão também, hoje em dia existe muita facilidade de pagamento em cartão de crédito.
Quais riscos devo me atentar ao contratar uma sapataria para conserto?
Ao solicitar um conserto de sapato, é preciso tomar cuidado em analisar a higiene do local. Muitas vezes, por ser um ambiente em que os materiais são passíveis a deixarem o ambiente sujo e tudo mais, acaba fazendo com que a loja não esteja limpa o suficiente. Isso faz com que o seu sapato e o dos demais clientes fique exposto a um mau cheiro que pode deixar o seu sapato mais sujo. Por isso, se atente à higiene do local.
Além disso, verifique se a sapataria é organizada. Muitas vezes, as lojas de sapataria possuem muitos sapatos e a falta de organização pode acabar fazendo com que o seu sapato se perca, que seja entregue por outra pessoa ou pode fazer com que o seu serviço demore a ser realizado.
É importante também verificar se a sapataria possui um serviço de garantia de no mínimo 10 dias. Caso dê algo errado com o sapato, você pode voltar lá e reclamar solicitando o reparo novamente.
Fique atenta no aspecto do seu sapato. Muitas vezes o sapateiro acaba mudando o design do sapato para realizar algum conserto. Pergunte antes se determinado serviço vai fazer com que o aspecto do seu sapato mude. Assim poderá decidir se quer prosseguir com o serviço ou não. Ás vezes pode ser melhor comprar um sapato novo do que consertar.
Em quanto tempo o serviço fica pronto? Como saber se está no prazo?
Para serviços de conserto, geralmente o seu sapato pode ficar pronto de 1 a 4 dias. Caso demore mais, o sapateiro deve avisar antes da contratação do serviço para que o cliente não fique na expectativa de receber o sapato no prazo normal. Os atrasos podem acontecer se o sapateiro estiver recebendo uma grande demanda em que não consegue dar conta.
Para saber se o serviço está no prazo, calcule mais ou menos o esforço do profissional perguntando a ele. Dessa forma, você saberá que um trabalho que demanda mais esforço, consequentemente demora mais para ser entregue.
O que influencia no preço do serviço?
O preço do serviço depende da experiência do sapateiro, da qualidade dos produtos que o profissional usa e da complexidade do serviço. Uma boa cola para sapatos e uma boa ferramenta, por exemplo, pode influenciar no preço do serviço final. Um trabalho de troca de sola de sapato em que a nova sola que o sapateiro colocará tem uma qualidade muito boa pode custar de 15 a 20 reais.
Já um serviço de fabricação de sapato sob medida, depende de quanto couro vai ser usado, de quanto tempo demora para ficar pronto, etc. Em média, um trabalho como esse pode custar de 100 a 600 reais.