Como escolher um bom cabeleireiro?
Não existe uma fórmula mágica, mas é importante sempre olhar os trabalhos anteriores desse profissional para saber se o jeito que ele trabalha te agrada. Por isso, sempre que possível, peça para ver algumas fotos de cabelos que ele já fez, pergunte quais produtos ele utiliza e pesquise sobre eles.
As referências funcionam sempre muito bem nesses casos, afinal é sempre bom saber das pessoas o que elas acharam do serviço do cabeleireiro que você vai contratar, não acha? Nada melhor do que experiências reais para confiar as suas madeixas.
Certificações e especialidades
Verifique se o cabeleireiro que você escolheu possui alguma especialização comprovada. Isso te dará mais confiança porque vai saber que ele estudou e se preparou para trabalhar profissionalmente. Existem diversos tipos de profissionais: especialistas em cachos, em alisamentos, em mechas. Saiba qual o profissional ideal para você nesse sentido.
Quais cuidados tomar na hora de contratar uma cabeleireira?
Repare no quanto ele é preocupado com a saúde do seu cabelo. Em uma primeira avaliação, um bom profissional faz algumas perguntas, como por exemplo se o seu cabelo é virgem, se utiliza alguma química e qual química utiliza, etc. Essas questões são muito importantes na hora de realizar procedimentos no cabelo, pois pode estragar totalmente o seu cabelo se as químicas que ele decidir utilizar se o seu cabelo for frágil demais para aguentar tal procedimento ou até mesmo se a química que você já usa não for compatível com a química que ele irá utilizar.
Quais as opções de pagamento da cabeleireira, a domicilio ou não?
Geralmente, os profissionais que trabalham em salões de beleza como contratados recebem metade do valor que foi cobrado, a outra metade fica para o salão. Seria como se o salão cobrasse um “aluguel” para o cabeleireiro trabalhar.
Já os profissionais autônomos, que recebem sua clientela à domicilio, podem fazer o seu próprio preço e ficar com todo o lucro. Por isso, os serviços em casa costumam ser mais baratos. Hoje em dia, os profissionais da beleza aceitam diversas formas de pagamento por conta dessa facilidade de alugar as maquininhas de cartão.
Quais riscos devo me atentar ao contratar um cabeleireiro a domicílio?
Ir à casa de um cabeleireiro ou recebê-lo em sua casa muitas vezes é uma questão para muitas pessoas. Por isso, para amenizar esse “pé atrás”, procure sempre pessoas que já fizeram o serviço em casa com este profissional para saber se é seguro. Se está conhecendo o cabeleireiro ainda, tenha sempre uma pessoa para te acompanhar ao realizar o procedimento.
Secadores, chapinha e outras ferramentas de salão de beleza gastam bastante energia e possuem uma voltagem alta muitas vezes. Por isso, se atente se sua casa ou apartamento suporta ligar vários eletroportáteis ao mesmo tempo.
Com quanta antecedência devo contratar o serviço?
Bons profissionais sempre têm a agenda cheia. Geralmente, uma semana ou duas semanas de antecedência é bom para agendar atendimento. Na dúvida, pergunte sempre ao cabeleireiro de que forma ele gosta de trabalhar os horários e agendamentos. O importante é combinar e se organizar certinho para que nenhuma das partes acabe perdendo tempo.
Para serviços mais demorados, como um serviço completo de noiva com penteado, maquiagem e etc, tente sempre marcar com pelo menos no mínimo 2 meses antes, pois como eu disse, bons profissionais possuem a agenda cheia e este tipo de serviço demanda muito tempo deles. Ele tiraria quase metade de um dia inteiro só para atender você.
O que influencia no preço do serviço?
O preço do serviço é medido por diversos fatores:
Qualidade dos produtos - produtos melhores geralmente tendem a ser mais caros e, por isso, o preço do serviço acaba aumentando para que o profissional não saia no prejuízo;
Experiência do profissional - profissionais mais requisitados, com mais experiência no mercado possuem a agenda mais cheia. Esses fatores podem fazer com que o valor do serviço aumente, pois existe uma certa “garantia” no serviço por conta do renome do profissional;
Taxas do salão: existem salões que possuem taxas altas, taxas baixas e também existem salões que tem os cabeleireiros como contratos. Todos esses fatores podem influenciar sim no preço final. Salões maiores, mais renomados, costumam ter o preço do serviço mais alto. Mas nem sempre isso significa que a qualidade dele pode ser maior do que a de um salão menor. Existem profissionais bons em todos os lugares
Tipo de procedimento: existem procedimentos maiores e procedimentos menores. Por exemplo, um serviço de escova e prancha demora cerca de 50 minutos dependendo do tamanho do cabelo e um serviço de aplicação de mechas loiras, pode demorar cerca de 2 horas. Por isso, obviamente, o preço dos dois serviços será diferente: no primeiro serviço, não se exige muita aplicação de produtos em si e a duração é menor. Já no segundo, o cabeleireiro vai precisar aplicar uma boa quantidade de produtos nos cabelos das clientes e, além disso, é um serviço que demora bastante. Então, o valor será maior.