Mais do que uma preocupação com a aparência, a estética se propõe e levar para mulheres e, mais recentemente também para homens, o chamado autocuidado, fazendo com que cada procedimento seja uma forma de bem-estar e melhoria de autoestima.
No Brasil, os estes serviços fazem grande sucesso. O País já é o 3º com o maior mercado de estética no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China, e a previsão é de que até o fim de 2020 alcancemos o 2º lugar, com um crescimento de 14,3% em relação ao ano passado*.
Veja a seguir como escolher os melhores profissionais e curtir um momento de autocuidado em casa.
* Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) juntamente com o Instituto FSB Pesquisa.
Quais os principais procedimentos realizados por um esteticista?
Um esteticista pode realizar diversos procedimentos faciais, corporais ou mesmo capilares, entre os principais estão tratamento de acnes, drenagem linfática corporal, higienização e limpeza de pele, descoloração de pelos, massagens, depilação, maquiagem, tratamento dos pés e mãos, hidratação corporal, máscaras faciais, eletroterapia para fins estéticos, entre muitos outros.
Um profissional de estética também pode atuar na saúde fazendo tratamentos pós-operatórios em pacientes de acordo com prescrição médica. Por ser uma profissão com uma vasta área de atuação e constante crescimento, outros profissionais têm migrado também para a área estética trazendo suas experiências de formação para ajudar ainda mais seus clientes. É o caso de enfermeiros, farmacêuticos e dermatologistas esteticistas. Estes profissionais, além dos procedimentos tradicionais de estética, ainda podem prescrever medicamentos e realizar procedimentos como aplicações e pequenas cirurgias na pele.
Quais procedimentos o esteticista não pode fazer? Esteticista pode aplicar botox?
Para se tornar um esteticista, é necessário que o profissional passe por uma graduação que contempla diversos estudos sobre o corpo humano, contudo a formação não permite realizar procedimentos como injetar substâncias, praticar atos cirúrgicos ou prescrever medicamentos. De acordo com os órgãos reguladores, a aplicação de botox deve ser feita apenas por profissionais com formação na área médica, como médicos, biomédicos, dentistas, enfermeiros e farmacêuticos.
O esteticista pode receitar produtos para pele?
Um esteticista graduado tem conhecimento e autonomia para prescrever produtos para a pele, como filtro solar e nutricosméticos, que são cápsulas ou sachês comestíveis que visam causar efeitos estéticos, como goma de efeito lifting, shake termogênico, cápsula anti envelhecimento, bombom da beleza, entre outros. Já no caso de produtos medicamentosos e medicamentos vendidos com receita, é necessário que a prescrição seja feita por um médico dermatologista.
Como contratar um esteticista?
Esta é uma profissão que cada vez oferece mais possibilidades para deixar os clientes mais satisfeitos com seus corpos e rostos, e consequentemente promover o bem-estar. Por isso é importante que o esteticista esteja sempre atualizado sobre os novos procedimentos, tecnologias e produtos disponíveis. Seja para um procedimento em casa, ou um especialista que trabalhe em uma clínica ou SPA, é importante saber sobre a experiência do profissional, e a indicação é um fator determinante na hora de escolher um profissional. Para ter acesso aos melhores profissionais de estética, acesse a plataforma do GetNinjas e receba contatos de acordo com a região. Você ainda pode filtrar as indicações de acordo com as avaliações recebidas por clientes anteriores, facilitando assim sua busca pelo profissional ideal.
Quais os cuidados ao contratar um esteticista?
Ao buscar um procedimento estético, é importante trazer o questionamento e entender seu objetivo final - se é um momento para relaxar, um tratamento para a pele ou a busca por acelerar um processo de emagrecimento. Se for a última opção, é mais importante ainda ter cuidado com promessas milagrosas, oferecendo reduções de medidas em prazos curtos por preços altos. Vale lembrar que drenagem linfática e soluções oferecidas por meio de aparelhos de redução de medidas funcionam como uma terapia complementar a uma dieta alimentar e hábitos saudáveis, e resultados duradouros costumam levar um certo tempo para se concretizar.
Também é muito importante verificar a qualidade dos materiais utilizados, já que deve influenciar bastante no resultado final. Questione sobre os produtos e cuidados com a higiene, lembrando que materiais de uso individual devem ser descartáveis, enquanto os de uso coletivo, como toalhas, roupões e aventais, precisam ser esterilizados após cada utilização. É válido lembrar também que no caso de manchas ou anomalias, é recomendado procurar um dermatologista, que é o profissional adequado para tratar de doenças da pele.
Agora que você já sabe sobre a importância do trabalho de um esteticista, acesse a plataforma do GetNinjas e encontre o melhor profissional da sua região.