Como escolher um advogado online?
Encontrar um advogado que cuide do seu caso de forma responsável e exemplar já é uma tarefa difícil mesmo quando realizada presencialmente, mas para realizar essas buscas dentro do ambiente on-line, você pode seguir algumas dicas importantes.
Antes de tudo, confira o registro do profissional junto à OAB, procure também pesquisar sobre o profissional nas redes sociais profissionais, como o LinkedIn e de escavação de dados, como no escavador. Assim, você também consegue já verificar a experiência profissional, anos de carreira, entre tantos outros dados que envolvam a escolha.
Além disso, você também pode já filtrar o seu advogado por área de atuação na própria busca. Ou seja, se for procurar por um profissional da área trabalhista, pesquise por isso, se for da área tributária, também, e assim por diante. Depois, não esqueça de procurar por opiniões de terceiros e também peça referências de clientes que já passaram pela advocacia, assim você terá ainda mais certeza de que será o profissional ideal para você.
Lembre-se de prestar muita atenção no atendimento inicial. Essa primeira impressão vai definir como será todo o tratamento com você e como irá levar o seu caso. Uma boa sinergia é muito importante para tudo fluir da melhor maneira para o seu caso.
Quais os principais tipos de advogado?
Alguns dos principais tipos de advogados que você encontra são:
- Advogado Civil: um tipo de advogado que tem como objetivo central prestar auxílio às pessoas em relação às questões cotidianas que vão de passagem de herança, relação credor/devedor, até direitos e deveres básicos de cada pessoa, como a determinação da maioridade civil.
- Advogado da Família: as questões aqui envolvidas vão de divórcios, guarda de crianças até heranças, entre outros casos que envolvam a esfera familiar.
- Advogado Imobiliário: este advogado também atua dentro da esfera civil, mas especificamente na elaboração de contratos de locação, venda, entre outros que envolvam imóveis.
- Advogado Criminalista: este é um tipo de advogado que pode atuar em diversas frentes como na defesa dos seus clientes em relação a acusações de crimes, casos que colocam em risco o bem estar social e na condenação em caso de crimes contra a sociedade ou o indivíduo.
- Advogado Empresarial: atua em todas as pontas que competem às empresas, que vão desde contratos, relações comerciais à processo de abertura e fechamento.
- Advogado da Tecnologia da Informação: quando algo de errado acontece dentro do âmbito virtual e digital, é este tipo de advogado que você deve acionar.
- Advogado Trabalhista: o tipo de advogado que atua na esfera entre empregadores e empregados.
- Advogado Ambientalista: que trata de assuntos que envolvem a relação entre as pessoas e o meio ambiente.
- Advogado Tributarista: profissional que auxilia especificamente em questões que envolvam impostos.
- Advogado Previdenciário: como o próprio nome já diz, este profissional atua especificamente na área da previdência social.
- Advogado de Propriedade Intelectual: este é o tipo de advogado que cuida de direitos autorais, patentes entre outras áreas como na defesa em caso de plágio ou cópias.
- Advogado do Consumidor: que tem como função principal defender o consumidor por meio do Código de Defesa do Consumidor.
Quais cuidados tomar na hora de escolher um advogado?
O maior cuidado de todos é que você saiba que o seu advogado vai cuidar do caso com muita responsabilidade, então é preciso pesquisar muito a fundo sobre ele. Aqui no GetNinjas, você já tem uma chancela muito importante, já que os profissionais cadastrados atendem à uma pesquisa de satisfação. Ou seja, nossa plataforma já é uma garantia de boas recomendações e referências.
Como funciona o pagamento de um advogado online?
No caso do pagamento do advogado on-line não é muito diferente do que um advogado presencial, tudo vai acontecer por meio de negociações e conversas e, durante esses assuntos o pagamento será realizado da melhor maneira para ambas as partes, mas tomando cuidado com eventuais fraudes. Porém, o advogado já terá um série de documentos do cliente necessários para a realização do caso. Sendo assim, o pagamento acontece de forma comum.
Quais fatores influenciam no preço de um serviço de advocacia?
Existem diversas formas diferentes do profissional em receber seus honorários, que vão desde uma consulta, um caso simples ou complexo, mas abaixo, listamos alguns dos principais fatores que influenciam diretamente no preço de um serviço de advocacia.
- Custos permanentes da atividade e do escritório como aluguel, impostos, anuidade da OAB entre outros encargos.
- O quanto a causa é considerada complexa ou não.
- Se existe exclusividade ou não para atuar em outros casos.
- Se a contratação é permanente ou individual.
- Limites da tabela OAB.
- Horas trabalhadas no caso.
Assim, você terá mais chances de se dar muito bem no caso a começar pela contratação do profissional em advocacia que atenda às suas necessidades.