Investir é uma das melhores formas de ganhar dinheiro. Ao fazer isso, os recursos financeiros começam a “trabalhar” e podem render bastante, ou seja, multiplicar o valor que foi investido inicialmente. Para fazer o melhor investimento possível, porém, é importante contar com o auxílio de uma consultoria de investimento.Por ser uma área que demanda conhecimentos específicos para maximizar os ganhos correndo o mínimo possível de riscos, ter o devido auxílio profissional pode ser o diferencial entre obter bons rendimentos depois de um determinado período e perder boa parte do que foi investido.
Além disso, como a profissão está diretamente relacionada aos recursos financeiros dos clientes, é indispensável contar com profissionais responsáveis e íntegros, capazes de oferecer as melhores recomendações possíveis aos clientes e, assim, firmar relacionamentos que também são benéficos a eles. Se você quer ter uma carteira de investimento inteligente e que esteja de acordo com o seu perfil de investidor, saiba que o GetNinjas conta com vários profissionais cadastrados em sua plataforma, os quais podem te ajudar a fazer seu dinheiro render e, assim, transformar seus maiores sonhos em realidade. Continue conosco para entender melhor como esses profissionais trabalham e de que forma podem rentabilizar o seu dinheiro.
O que faz um assessor de investimento?
Este é um profissional polivalente, que possui uma série de atribuições, embora todas elas estejam voltadas a ajudar os clientes a encontrarem os melhores investimentos. Um agente de investimento deve prospectar clientes que desejam investir na bolsa de valores, seja através de prospecção ativa (quando vão atrás dos clientes) ou de prospecção ativa (quando são os clientes que os procuram em busca de ajuda). A partir do momento que encontram seus clientes, eles devem prestar assessoria no mercado de capitais, ajudando-os a investir melhor seus recursos, de acordo com os objetivos propostos. Para tal, também é necessário identificar o perfil de investidor de cada um desses clientes.Outra das atribuições deste profissional é estudar a viabilidade dos possíveis investimentos, elaborar uma estratégia completa para os objetivos de cada cliente e, assim, ajudá-los a tomar as melhores decisões possíveis para o rendimento de seus recursos financeiros. Em suma, o assessor de investimentos é um intermediário entre os investidores e os analistas de investimento, orientando os clientes de acordo com o que há de mais adequado para seus perfis e, assim, fazendo com que eles possam optar pela melhor estratégia junto aos analistas. É importante destacar que essa é uma profissão regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e que, desde 2012, a entidade responsável por regulamentar esses profissionais é a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD). Tecnicamente, este profissional é conhecido como agente autônomo de investimento, pode atuar como pessoa física ou jurídica e sempre representará uma corretora de valores.
Por que devo contratar um assessor de investimentos?
Porque esses são profissionais que possuem um conhecimento apurado sobre o mundo dos investimentos e, por isso, podem oferecer boas sugestões para que seus clientes consigam potencializar os ganhos. Para que alguém possa se tornar um agente de investimento, é necessário prestar o Exame de Certificação de Agente Autônomo de Investimento e Empregados de Instituições Financeiras, aplicado pela ANCORD. Composto por 80 questões de múltipla escolha com 4 alternativas cada sobre vários temas relacionados a investimentos, é preciso obter um aproveitamento mínimo de 70%, ou seja, acertar pelo menos 56 questões, o que demonstra que ele possui bons conhecimentos sobre o tema. Depois da aprovação, é necessário solicitar o credenciamento na ANCORD, aderir ao código de conduta dos agentes autônomos e, finalmente, fazer um registro na CVM para poder começar a trabalhar com consultoria de investimento. Como o processo é complexo, nota-se que o profissional deve ter uma boa base a respeito dos investimentos e, portanto, é capaz de ajudar os clientes em suas tomadas de decisão. Dessa forma, a carteira de investimento será a melhor possível para seu perfil.
Quais cuidados são importantes ao realizar investimentos financeiros?
Embora as melhores sugestões venham dos profissionais que atuam na área, uma das principais recomendações é não ter uma carteira de investimento baseada em apenas um produto financeiro, pois se ele sofrer um impacto significativo, todo o investimento feito estará sob riscos. Seja qual for o perfil do investidor, é importante optar por diferentes investimentos dentro do risco que ele está disposto a correr, de modo a dissolver eventuais prejuízos e ainda ter maiores chances de rentabilidade. Com o passar do tempo, depois que o investidor aprender mais sobre os produtos e como funcionam, ele pode concentrar seus investimentos em alguns produtos e deixar outros como opções complementares, mas sempre com uma carteira diversificada. Um cuidado que foge um pouco das capacitações técnicas, embora seja indispensável, é contar apenas com um agente de investimento confiável e com credibilidade, já que ele será responsável por ajudar seu cliente em uma área bem delicada.
Como escolher um assessor financeiro?
No momento de preencher o formulário aqui do GetNinjas, você pode explicar qual é o serviço que procura no momento, como diagnóstico financeiro, planejamento de investimento, mapeamento de perfil financeiro ou outros. Em posse dessa informação, além das demais que devem ser inseridas no formulário e das informações adicionais, os assessores podem analisar a proposta e verificar se o que é solicitado está dentro de seu escopo ou não. Dessa forma, você contará com profissionais cujos procedimentos estarão bem alinhados com o que busca e, consequentemente, terá maiores chances de obter melhores resultados. Um cuidado importante é só fechar negócio com profissionais que tenham seu registro ativo e válido na CVM, o que garante que eles passaram por todas as etapas necessárias para atuar com consultoria de investimento.
Quanto custa uma consultoria de investimentos?
A remuneração de um agente autônomo de investimento não acontece por pagamento direto, mas sim por comissionamento dos produtos que ele oferece e o investidor contrata. Portanto, não há como definir um custo fixo, já que este dependerá tanto do valor de cada investimento propriamente dito quanto da proporção de seu dinheiro que o investidor designará para aquele produto. Porém, quando o serviço é bem prestado, todos saem ganhando: tanto o investidor, que verá seu dinheiro render; quanto o agente de investimento, que receberá uma parte da comissão; o analista de investimentos, que também será remunerado; e a corretora, que receberá um montante em investimentos. Agora que você já entendeu melhor como funciona o universo do investimento e como um assessor pode ajudá-lo a atingir seus objetivos, cadastre sua solicitação aqui no GetNinjas e aguarde para receber até 4 orçamentos gratuitamente. Assim, sua carteira de investimento poderá render o máximo possível!