Nós vivemos em um mundo conectado, em que o poder da internet cresce a cada dia. Isso coloca o marketing online em uma posição de destaque cada vez maior quando comparado às outras alternativas.
Se a divulgação online era algo opcional no passado, hoje ela é praticamente obrigatória e sua importância só tem a aumentar com o passar do tempo, dado o intenso uso da internet e das redes sociais em nosso cotidiano.
Quem deseja obter melhores resultados para seus negócios precisa olhar com carinho para o marketing digital e todas as suas vertentes, em um trabalho que precisa ser feito por especialistas para que apresente máxima eficiência.
O GetNinjas reúne vários especialistas na área, capazes de te ajudar a ter uma presença forte e consolidada na internet e, assim, atingir um público ainda maior. Continue conosco para entender melhor sobre o tema e saber como escolher o profissional ideal!
O que é marketing online?
É o nome dado às estratégias de marketing aplicadas na internet, que visam atingir o público que está conectado, dos buscadores aos sites e redes sociais, diferente do “marketing offline”, que atinge as pessoas através de propagandas na TV, banners, outdoors e anúncios em programas de TV e rádio, por exemplo.
Como fazer o marketing digital?
Ele pode ser aplicado por meio de uma série de serviços, como os seguintes:
- Otimização de sites: também chamado de Search Engine Optimization, otimização para mecanismos de busca ou SEO, é um conjunto de estratégias aplicado aos sites para que estes estejam de acordo com o que os buscadores, especialmente o Google, consideram para que o posicionamento desses sites seja melhor nas pesquisas feitas pelos usuários, o que aumentaria potencialmente seu tráfego, ou seja, a quantidade de pessoas que o acessam.
- Otimização de conteúdo: parte do que é conhecido como marketing de conteúdo, visa trabalhar na estrutura e na linguagem dos textos, frases e todos os conteúdos presentes nos sites para que estes estejam de acordo com os fatores de ranqueamento que vimos anteriormente, bem como com o interesse dos usuários, para que os sites também apareçam melhor posicionados nas pesquisas.
- Redes sociais: consiste no estudo das redes sociais para aplicação de técnicas e práticas que possam aumentar o engajamento dos usuários daquela plataforma. Também podem ser feitos impulsionamentos e anúncios pagos para aumentar o alcance da página e de suas publicações.
- E-mail marketing: dispõe de estratégias para que clientes e potenciais clientes mantenham uma comunicação direta e efetiva com as empresas por meio de seus e-mails, seja através do envio de ofertas, conteúdos, materiais ricos e afins, para que se aproximem cada vez mais da etapa de compra ou contratação do que a empresa oferece, além de manter seu engajamento com a marca.
- SEM: o Search Engine Marketing, também chamado de marketing para mecanismos de busca, agrega as estratégias de SEO que vimos acima com os links patrocinados, que funcionam como anúncios dentro dos buscadores, por meio dos quais as empresas escolhem as palavras-chave (termos de pesquisa) mais apropriados para seus negócios e pagam para aparecer quando eles são procurados.
O marketing online é bem completo e conta com várias ramificações, todas elas importantes e que, quando usadas em conjunto, trazem melhores resultados em um período de tempo ainda menor.
Quais as vantagens de fazer divulgação online?
Há várias, e algumas das principais são as seguintes:
- Grande abrangência: 69,8% da população brasileira com 10 anos ou mais está conectada na internet, de acordo com o IBGE. Isso equivale a 181,1 milhões de pessoas, tamanho do público que você pode atingir, e a tendência é de que ele cresça cada vez mais.
- Capacidade de análise de dados: a divulgação online tem como uma de suas maiores vantagens o fato de reunir várias informações sobre a estratégia adotada. É possível ter acesso a números bem precisos sobre quantidade de pessoas atingidas, sua região, gênero e faixa etária, por exemplo, o que ajuda a se planejar ainda melhor para as próximas estratégias.
- Baixo custo: quando comparado a outras estratégias de divulgação, o marketing digital tem um preço mais baixo, já que várias soluções podem ser contratadas sob medida, de acordo com o investimento que o cliente tem à disposição.
Como escolher o melhor profissional de marketing online? Quais os principais tipos de profissionais e freelancers que trabalham na área?
O ideal é optar por profissionais experientes, que já atuem há bastante tempo na área e tenham atendido com qualidade às demandas de seus clientes até então.
Os profissionais de marketing digital podem ser derivados de várias áreas, como Marketing, Jornalismo, Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Sistemas de Informação, entre outras.
Inclusive, há ótimos profissionais do marketing online que atuam na área mesmo sem que tenham um curso superior. Como essa é uma área bastante multidisciplinar, é possível encontrar cursos livres que abordam o marketing na internet e trazem conhecimentos práticos e valiosos sobre ele.
Em relação aos tipos de profissionais, é mais comum encontrar aqueles que são especializados em cada uma das áreas, como otimização de sites (SEO), SEM, otimização de conteúdo, redes sociais e e-mail marketing, embora seja possível encontrar aqueles que conhecem todas essas áreas.
Quais cuidados tomar na hora de escolher um serviço de marketing online?
É interessante perguntar se o profissional tem um portfolio com alguns trabalhos já realizados, o que atua como um cartão de visitas para o contratante, com exemplos do que ele já fez durante sua carreira. Quando existe esse portfolio, a experiência do profissional pode ser comprovada.
Outro cuidado importante é não fazer nenhum pagamento antecipado: só pague quando tiver definido tudo o que precisa com o profissional de marketing digital, como os serviços contratados, sua periodicidade e os valores da contratação.
Agora que você pôde aprender mais sobre o marketing online, faça sua solicitação aqui no GetNinjas, receba até 4 orçamentos gratuitamente e escolha o que mais se adequa ao que procura. Não se esqueça de avaliar o profissional para ajudar a construir uma plataforma cada vez melhor!