O professor de inglês é um profissional que pode mudar completamente a sua vida. Afinal, por ser o idioma mais falado no mundo, por 1,268 bilhão de pessoas, de acordo com o Ethnologue, dominá-lo pode abrir várias portas.
Porém, é comum ficar com dúvida em relação à escolha dos professores, o modelo das aulas (presenciais ou a distância) e até mesmo o seu nível atual, caso já entenda um pouquinho da língua.
O GetNinjas é a plataforma ideal para você encontrar o seu professor e, por isso, separamos várias informações interessantes para te ajudar. Continue conosco!
Por que fazer aulas de inglês?
Além de ser o idioma com maior número de falantes em todo o mundo, como vimos anteriormente, ele é considerado o idioma universal. Muito disso vem do poder econômico e político dos Estados Unidos na história do mundo, e quem fala inglês tem grandes chances de conseguir se comunicar em praticamente todo o globo.
Mesmo nos países que não adotam o inglês como um idioma oficial, quem domina a língua provavelmente conseguirá comunicar pelo menos o básico do que deseja. Além disso, ele é o principal idioma usado na internet.
Quem faz aulas de inglês tem um melhor perfil profissional e pode conseguir uma promoção no trabalho ou mesmo uma nova colocação, além de acessar novos conteúdos na internet e ser capaz de compreender filmes, séries, músicas, livros e jogos em inglês.
É por isso que o aprendizado do inglês é um dos melhores investimentos que você pode fazer por sua educação.
Como escolher um professor de inglês?
Alguns possíveis requisitos são os seguintes:
- Tempo de experiência. Professores de inglês que já trabalham com isso há bastante tempo comprovam que realmente entendem sobre o assunto e que conseguiram ajudar vários alunos em sua trajetória profissional.
- Realização de intercâmbio. Embora não seja obrigatório, professores que já fizeram intercâmbio em países de língua inglesa demonstram que já tiveram contato com ele na prática, o que é um grande diferencial.
- Certificação de proficiência em inglês. Essas certificações oficiais comprovam o conhecimento que o professor possui do idioma. Algumas das principais são TOEFL (Test of English as a Foreign Language), TOEIC (Test of English for International Communication), CPE (Certificate of Proficiency in English) e IELTS (International English Language Testing System).
Quais cuidados eu devo tomar ao escolher e contratar um professor de inglês?
O principal deles é se assegurar de que ele realmente domina o idioma. Como é difícil saber disso, principalmente para quem não fala inglês, os requisitos que citamos acima podem ajudar bastante.
Também é importante que você nunca faça pagamentos antecipados, apenas depois de combinar como serão as aulas, qual será a frequência e por quanto tempo elas serão ministradas.
É melhor fazer aulas de inglês particulares ou em grupo?
Quando se opta por um professor de inglês particular, ele consegue dar mais atenção a um único aluno, o que significa que seu desenvolvimento pode ser acelerado. Porém, o valor das aulas também pode ser maior por conta disso.
Os professores de inglês em grupo também ensinam bem os seus alunos, que desfrutam da possibilidade de interagir entre si para ajudar no desenvolvimento mútuo de toda a turma, além de possibilitar a criação de novas amizades.
Portanto, ambas opções são positivas, e tudo depende de seus objetivos e de sua preferência.
É possível fazer aulas de inglês online?
Sim. Seja em grupo ou individual, é possível que as aulas sejam ministradas por videoconferência, por aplicativos como Zoom, Google Meet, WhatsApp e Facebook, por exemplo.
Além de proporcionar um ensino com a mesma eficácia, os horários podem se ajustar melhor à sua rotina e você não precisa sair de casa, o que ajuda a economizar com transporte e alimentação, por exemplo.
Outra vantagem é a de poder recorrer às aulas de inglês mesmo em cidades em que seja difícil encontrar bons professores, os quais podem estar em qualquer lugar do Brasil - ou até mesmo do mundo.
Como saber o meu nível de inglês?
Você pode procurar por testes online, que ajudam a identificar se você tem inglês iniciante, inglês intermediário ou inglês avançado de acordo com as respostas que oferecer.
Outra possibilidade é de pedir para o professor de inglês fazer uma avaliação com você para dizer qual é o seu nível. Lembre-se, porém, que isso geralmente é cobrado, o que pode ficar marcado como a sua primeira aula, por exemplo.
Quais são as principais diferenças entre os professores de inglês?
Ainda que tratem do mesmo idioma, a forma com a qual ele é ensinado pode variar de acordo com o público atendido e seus interesses. Além das aulas tradicionais, você pode optar pelas seguintes:
- Inglês para crianças: ideal para estimular o aprendizado do idioma desde a fase infantil. Não há idade mínima para começar este ensino, ou seja, ele pode ser feito desde a primeira infância sem prejudicar o aprendizado.
- Inglês para negócios: fundamental para quem deseja aplicar o inglês no mundo corporativo, especialmente para trabalho, embora também se aplique a viagens de intercâmbio, por exemplo.
- Inglês com música: recorre às músicas para ajudar no ensino do inglês. É recomendado principalmente para quem tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o idioma.
- Inglês com professor nativo: para quem deseja uma experiência mais imersiva e avançada, aulas de inglês feitas com um professor nativo te permitem aprender com alguém que fala este idioma desde que nasceu, ou seja, apresenta um domínio ainda maior, com diferenças que se acentuam na parte da fala.
Depois de contratar suas aulas, não deixe de avaliar o professor de inglês aqui no GetNinjas. Assim, o profissional pode saber como anda o processo de ensino dele e você ainda ajuda outras pessoas que também queiram fazer aulas de inglês particulares ou em grupo!