Análise de Preço

Saiba mais sobre as poda de plantas do jardim

A poda de jardim é uma operação fundamental para a saúde das plantas. O objetivo é eliminar periodicamente uma das partes dos ramos das plantas, sejam elas ornamentais ou frutíferas. Também possibilita a distribuição dos ramos para manter um tamanho uniforme. O corte acontece em diferentes momentos de acordo com as características de cada planta, adequando ou modificando segundo o aspecto e a floração. As espécies florais precisam ser preparadas para a floração seguinte, ajudando a melhorar a qualidade e a quantidade, além de manter a planta com uma forma adequada. Já as espécies arbustivas e de folhagem decorativa são usadas, na maioria das vezes, como cercas vivas. Por isso, a poda vai seguir o gosto do proprietário ou servirá para alguma função específica. É importante realizar os cortes desde o começo, quando elas forem plantadas, assim não perdem a estética com o passar do tempo. O melhor momento para que essa poda aconteça pode variar bastante, mas é indicado entre os meses de outono e inverno, quando não há produção vegetativa nas plantas. Se você estiver lidando com espécies frutíferas, o objetivo da poda é reduzir a fase improdutiva e provocar frutificações regulares. Desta forma, irá ajudar a melhorar a qualidade dos frutos e modificar a forma da planta. Se você ainda não está convencido de que podar as plantas é importante, aqui vão algumas razões. Ao eliminar alguns ramos, é possível melhorar a entrada de luz, além de estimular novas brotações. A formação da planta também é aprimorada, diminuindo que pragas e doenças atinjam os ramos. O rejuvenescimento das plantas está ligada a eliminação de ramos e flores secas, reduzindo também o tamanho das plantas, que podem se tornar desproporcionais para o tamanho do ambiente.

Qual é o preço da poda de plantas?

Não são todas as plantas do jardim que devem ser podadas. Algumas vão se renovar solitariamente, independente da ação humana. Já outras, precisam de uma 'ajudinha' para se desenvolverem com saúde e beleza. Existem alguns tipos diferentes de poda. Realizada em várias espécies, a poda de formação melhora a distribuição dos ramos, ajudando a planta a obter um formato adequado. No outono e no inverno, por exemplo, uma poda específica ajuda no controle de pragas e doenças, mas nada impede que seja realizada em outras épocas do ano. Para o controle de doenças nos ramos, esse é o tratamento mais eficaz e benéfico. A poda lateral, por sua vez, controla o tamanho da planta e pode ser aplicada de acordo com a necessidade, promovendo, também, a aeração e luminosidade. Por fim, a de rejuvenescimento deve ser executada com plantas que já tem uma idade mais avançada ou problemas fitossanitários. Neste caso, é importante realizar a poda seguida de fertilização e arejamento do solo. O preço para a realização de cada serviço varia muito de profissional para profissional, e ainda de como o seu jardim está configurado. Isso vai depender do porte e do tipo de planta. As maiores exigem maiores cortes, enquanto as menores e flores dificilmente precisam passar por essa manutenção. No caso das árvores, o tamanho e complexidade vai determinar o preço, pois depende do tempo que o jardineiro irá demorar para podá-la. Caso seja necessária uma poda de rejuvenescimento, o valor pode ser ainda maior, por se tratar de alto grau de complexidade e aplicação de remédios e recuperadores de solo. O tempo médio desse serviço depende dos metros quadrados, mas varia de meio e um dia.

A época de poda:

As plantas têm diferentes momentos de manutenção, que as atinge em diferentes estágios. O momento mais adequado para a adubação, poda, controle de pragas são durante as temperaturas mais amenas e frias, se encaixando bem no inverno. Isso vai interferir para que a planta tenha saúde e vigor nas demais épocas do ano. Antes desta temporada de baixa temperatura, as espécies, geralmente, tem um metabolismo mais acelerado, que vai diminuindo quando o frio chega. Isso acontece porque elas se recuperam e ganham forças para florescerem e frutificarem novamente. Durante primavera, aproveite para fertilizar as plantas. Podar nessa época não é uma boa ideia porque a maioria delas está crescendo. Porém, esse é um bom momento para plantar novas mudas. No verão, o ideal é que não haja interferência no desenvolvimento das plantas e que se realize apenas cortes menores ou remoção, caso haja necessidade. O clima seco, no entanto, alerta para a necessidade de irrigação intensa e regular. O outono, por sua vez, é uma fase adormecida das plantas, e o momento considerado ideal para fazer a grande poda e preparar as plantas para o inverno.

Custos de Serviços