Análise de Preço

Conheça os modelos de toldos, os tipos ideais para varandas, comércios, residências, garagens e afins. Saiba ainda quanto custa um toldo e muito mais!

Não é raro ter áreas externas que não são usadas da melhor maneira possível porque recebem uma forte incidência de luz solar ou estão sujeitas a chuvas e às ações climáticas. Felizmente, para estes e outros casos, há vários modelos de toldos disponíveis para solucionar o problema.

Versátil, é possível encontrar modelos de toldos para janelas, toldo para comércio, vários tipos de toldos para varandas e até diferentes tipos para quintal, ou seja, eles podem ser usados basicamente em todos os ambientes.

Se você quer saber quais são os tipos de toldo, quanto custa um toldo e tirar várias outras dúvidas sobre o tema, fique tranquilo, pois acabou de vir ao lugar certo. Continue com a gente para entender exatamente qual é a melhor solução para o que você precisa!

Quais são os principais modelos de toldos?

Como mencionamos anteriormente, a versatilidade é uma grande vantagem, comprovada pela grande quantidade de tipos de toldo. Os principais são os seguintes, acompanhados de uma breve descrição de suas características:

Toldo capota

O toldo capota tem formato arredondado e pode ser aberto e fechado a qualquer instante por meio de uma cordinha, com funcionamento similar às capotas de carros conversíveis. São bastante utilizados em janelas de casas e apartamentos.

Toldo capô

O toldo capô é parecido com o capota, mas tem como grande diferença o fato de ser destinado a janelas pequenas. O formato pode ser quadrado ou semi-curvo e a estrutura pode ser fixa ou móvel.

Toldo chapéu de bruxa

Móvel, o toldo chapéu de bruxa recebe este nome por seu formato. Sua montagem se dá por meio de um sistema de encaixe e a união entre diferentes toldos é feita com parafusos e conexões de aço inoxidável, o que o permite ser usado para proteger um número ainda maior de pessoas do sol e de mudanças climáticas.

Os toldos chapéu de bruxa podem ser encontrados em vários tamanhos e se colocam como os mais práticos entre os modelos portáteis. Caso sejam instalados em terrenos gramados ou arenosos, deve-se usar um tablado.

Toldo de braço retrátil

O toldo de braço retrátil tem uma estrutura fixa, colocada com inclinação mínima de 20º para ajudar no escoamento da água de chuvas leves, e uma parte retrátil no braço, que pode subir ou descer de acordo com a incidência de raios solares, ventos e chuvas.

Este tipo de toldo precisa ser fixado em balanço, o que pode ser feito tanto no teto quanto na parede, de acordo com o que for mais adequado para cada aplicação.

Toldo embutido

Se você procura por modelos de toldos mais discretos e delicados, então o toldo embutido é a pedida ideal. Com braços articulados, o grande destaque fica por conta da possibilidade de armazená-lo quando não estiver em uso. Assim, ele fica contido em um box, o que ajuda a economizar espaço e manter um estilo clean.

Toldo fixo

Os toldos fixos são modelos de toldos mais tradicionais e básicos, já que não podem ser abertos ou fechados. Sua escolha, portanto, deve ser feita por quem quer manter alguma área coberta de maneira permanente e, assim, protegê-la dos raios solares, ventos e chuvas.

Embora as estruturas possam assumir formatos bem bonitos, elas ficam aparentes, o que pode deixar o ambiente mais carregado de acordo com o local em que os toldos forem instalados.

Toldo piramidal

O toldo piramidal é outro entre os tipos de toldo que pode ser movimentado para onde se desejar. Bastante tradicional, ele é montado com um sistema de encaixe e sua união se dá por meio de parafusos e conexões em aço inoxidável.

A lona de cobertura costuma ser de PVC e ele está disponível em uma série de tamanhos, além de poder ou não contar com fechamento lateral, de acordo com o que for melhor para cada aplicação.

Toldo ponto reto

Um dos modelos de toldos mais usados em lojas e varandas, o toldo ponto reto conta com braços flexíveis, o que o torna uma ótima opção para locais em que o clima costuma trazer fortes rajadas de vento, já que apresenta toda a estabilidade e resistência necessárias.

Toldo retrátil

Os toldos retráteis possuem sistema de fechamento sanfonado, tal como as portas sanfonadas, por exemplo. Essa é uma ótima opção para quem deseja usar o toldo apenas em determinados momentos e retraí-lo em outros, o que permite aproveitar as condições climáticas da melhor maneira possível.

Toldo tensionado

Se você busca por modelos de toldos que prezem pela beleza, elegância e sofisticação, então o toldo tensionado é uma excelente pedida. Bem leves, seu corte especial agrega ao design do local, o que o transforma em um elemento decorativo capaz de se integrar à proposta de cada ambiente.

Outro ponto positivo é que ele não precisa de muita estrutura metálica para sua sustentação, já que são utilizados cabos de aço para esticar a lona e permitir que ela bloqueie os raios solares, as chuvas e os ventos.

Toldo túnel

Como o próprio nome indica, este tipo de toldo possui o formato de um túnel. Por isso, é mais indicado para locais destinados à passagem de pessoas, como halls, corredores e outros acessos externos.

Toldo vertical

Também conhecidos como estores, são posicionados na vertical, de maneira similar a uma tela retrátil de projetor, por exemplo. São indicados para bloquear ou amenizar a entrada de luz solar por janelas, vitrôs e afins.

Quais são os melhores materiais para toldo?

Além das diferenças que existem entre os tipos de toldo, eles também variam em relação aos materiais com que são feitos. Conheça os principais deles e escolha o que melhor se adequa às suas necessidades:

Fibra de vidro

Os toldos de fibra de vidro são ótimos para quem deseja manter a iluminação natural, já que são completamente transparentes. Assim, eles impedem as chuvas e ventos sem interferir na luminosidade do ambiente.

Outra vantagem da fibra de vidro é que ela não risca com muita facilidade, embora seja mais pesado e tenha menos resistência a choques mecânicos que o policarbonato.

Lona de PVC

É uma das escolhas mais comuns, tanto pelo baixo custo quanto por reunir características capazes de suprir a maioria das necessidades. Impermeável, pode ser pintada com tinta PVC, é resistente a mofo e chamas e também é lavável.

As lonas de PVC são indicadas também para estabelecimentos comerciais, já que podem receber impressão digital. A resistência, porém, é um ponto de atenção, pois chuvas fortes e com granizo podem danificá-la. Ela também tende a concentrar calor na superfície.

Lona vinílica

Quando se fala em custo-benefício, as lonas vinílicas estão entre os melhores materiais para toldos. Fabricadas com laminado de vinil reforçado e poliéster, elas ainda podem receber aditivos para proteção UV, resistência a fungos e bactérias, resistência contra chamas e oxidação.

Policarbonato

Principalmente usado em toldos fixos, o policarbonato pode ser compacto (similar ao vidro) ou alveolar (menos transparente), ambos com proteção contra raios UV. Com elevada resistência, suporta até mesmo chuvas fortes e granizo, mas isso se reflete em seu custo elevado.

Embora risque facilmente, lavá-lo com água e sabão neutro faz com que a aparência fique como a de novo.

Polipropileno

Similar ao policarbonato, o polipropileno é mais sustentável, além de impedir a ação de fungos na cobertura e possuir manutenção bem simples. Resistente, suporta bem diferentes condições climáticas, é leve e flexível.

Tecido acrílico

O tecido acrílico é resistente a desgastes causados pelo tempo e também protege contra raios UV, além de permitir a passagem de luz sem manter a temperatura elevada. Ele pode ser limpo e mantido facilmente e está disponível em várias cores, mas não é impermeável, o que demanda maiores cuidados em caso de chuvas.

Tela microperfurada

É um tecido composto por microfuros, ideal para ajudar na iluminação e ventilação natural. A tela microperfurada pode ser impressa e é bem maleável, o que a torna uma boa opção para grandes formatos.

Thermoscreen

Por fim, o thermoscreen é indicado para regiões que recebem raios solares intensos, como a borda de piscinas, por exemplo. Embora proteja contra o sol, permite a passagem de ventilação, o que ajuda no conforto térmico.

Bastante usado em coberturas retráteis, demanda o mesmo cuidado que o tecido acrílico em relação à permeabilidade, já que apresenta microfuros.

Quais são as aplicações mais comuns dos modelos de toldo?

Basicamente, os toldos podem ser usados em quase todas as aplicações, como as seguintes:

Toldo para comércio: ideal para oferecer maior conforto térmico aos clientes, é indicado para restaurantes, lojas e estabelecimentos comerciais, que podem desfrutar de uma parte do espaço externo com ainda mais qualidade.

Toldos residenciais: podem ser usados em janelas, portas, sacadas, varandas, coberturas e áreas externas para permitir um melhor aproveitamento da área.

Toldos para quintal: ao invés de ter todo o quintal descoberto, colocar um toldo cria uma nova área coberta. Neste caso, pode-se optar pelos toldos retráteis para escolher a melhor opção de acordo com as condições climáticas e as necessidades de cada momento.

Toldos para garagem: uma boa alternativa à construção de um telhado é o uso de um toldo. Os preços de toldos para garagem costumam caber em vários orçamentos, já que estão disponíveis em vários tipos e materiais e ainda isentam a necessidade de obras de construção civil.

Toldos para eventos: seja qual for o porte do evento, os toldos podem fazer com que o espaço seja muito melhor aproveitado, sem contar o maior conforto térmico que proporcionará a todos os participantes e convidados. Assim, a satisfação tende a ser muito maior, o que tem grande peso para empresas que atuam nos segmentos de festas e eventos.

Essas são apenas algumas das possibilidades, mas dada sua versatilidade, o uso dos diferentes tipos de toldo pode ser feito para uma variedade ainda maior de aplicações.

Quanto custa um toldo para o que eu preciso?

Mesmo depois de ter aprendido tantos detalhes sobre os modelos de toldos, seus diferentes formatos, materiais e afins, pode ser que você ainda tenha dúvidas em relação a um produto desenvolvido especialmente para suas necessidades.

Para ter orçamentos dos melhores profissionais e empresas do mercado, preencha o formulário desta página com o máximo de informações que tiver. Depois disso, basta aguardar para receber, gratuitamente, cotações desenvolvidas especialmente para o que precisa. Assim, é só escolher a que melhor te atende!

Seja para residências, comércios, restaurantes, clubes, hotéis e afins, provavelmente você encontrará um produto perfeito para o que procura, com um ótimo custo-benefício e a possibilidade de agregar ainda mais funcionalidade aos ambientes desejados.

Esperamos que o conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas sobre os modelos de toldos, tipos de toldo e preços de toldos residenciais e comerciais. Assim, você pode fazer uma escolha ainda mais fundamentada.

Encontre em todos os Estados

Encontre nas principais Cidades