Vivemos na Era Digital, cada vez mais conectados e usando a tecnologia para quase todas as atividades do dia a dia. Com isso, é importante que nossas memórias e documentos acompanhem esse progresso, e isso acontece por meio da digitalização, uma forma de trazer para o digital o que antes estava apenas no analógico. Saiba mais sobre como funciona a digitalização e como profissionais podem te ajudar a fazer isso.
Qual a diferença entre digitação e digitalização?
A digitalização é o processo que transforma papéis, áudios, vídeos e outros formatos analógicos em digital. Isso acontece por meio de um aparelho de scanner e software de imagem e som.
A digitalização torna possível que um arquivo físico se torne um arquivo digital, que quando armazenado em um meio seguro como um HD ou na nuvem, pode durar por muitos anos. Isso é um processo muito importante tanto para pessoas manterem suas memórias “vivas” quanto para empresas e instituições públicas terem seus arquivos por muito mais tempo.
A digitalização tem sido muito utilizada em arquivos históricos como livros, mapas, escrituras e também em processos jurídicos que servem como base para a legislação e processos.
A digitação é um dos meios possíveis de transformar um papel, seja um livro ou documento em um arquivo digital. É feito por um profissional especialista que manualmente lê os textos disponíveis no arquivo físico e reescreve em um meio digital. Isso faz com que o conteúdo fique disponível no computador ou mesmo na internet para pesquisa e acesso compartilhada, sendo localizado por mecanismos de buscas.
Para que contratar um serviço de digitação?
Além de ganhar tempo e eficiência nesta atividades que você necessita, ao contratar um profissional, ele lerá com atenção o conteúdo do arquivo físico, transformá-lo em digital, seguindo normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e poderá até mesmo fazer revisões ortográficas e possíveis ajustes necessários no material, conforme o que for combinado.
Para que contratar um serviço de digitalização de documentos?
O processo de digitalização é uma forma de manter a memória e preservar a história do documento. É um trabalho que requer bastante atenção, pois envolve preparação do arquivo, sua digitalização e indexação.
Na fase da preparação, os documentos são higienizados e restaurados, quando necessário. Em seguida são escaneados, tratados e classificados por lote de documentos para facilitar a localização.
Este processo faz com que os arquivos, uma vez disponíveis na rede de computadores ou internet, se torne facilmente localizável por mecanismos de busca.
Como escolher um profissional adequado?
Por ser um trabalho bastante minucioso que requer atenção e experiência, é muito importante encontrar o profissional mais adequado para a sua necessidade, seja ela de uma digitalização de documentos pessoais ou de grandes quantias para uma empresa.
Para encontrar digitadores de livros e documentos e digitalizadores, acesse a plataforma do GetNinjas e receba contato dos melhores profissionais da sua região. Você ainda pode filtrar de acordo com as avaliações recebidas e escolher o melhor profissional para a sua necessidade.
Quais cuidados tomar na hora de escolher um profissional para digitação ou digitalização?
Os melhores profissionais contam com equipamentos adequados para fazer a digitalização, são experientes no manuseio de documentos e atentos à qualidade do serviço.
Se o objetivo for tornar arquivos disponíveis na internet para serem localizados com facilidade, é importante também combinar com o profissional as melhores palavras para indexação, assim os mecanismos e algoritmos poderão achá-los.
No caso de arquivos históricos de grande valor, sejam emocionais ou financeiros, é importante pedir muito cuidado com o material e, quando necessário, total confidencialidade.
Como funciona o pagamento desse tipo de profissional?
Digitadores costumam cobrar por página trabalhada ou por hora quando negociado um trabalho extenso. Influência no valor total também o fato de o profissional fazer adequações da ABNT e correções ortográficas.
Já digitalizadores cobram pelo tipo de material a ser trabalhado, e pela dificuldade em cada etapa (preparação do arquivo, digitalização e indexação).
Agora que você já sabe a importância de ter seus arquivos e memórias no meio digital, acesse a plataforma do GetNinjas e tenha acesso a contatos dos melhores profissionais de digitação e digitalização de acordo com a sua região.