Dicas importantes para solicitar a criação do logo da sua marca.
Ainda não sabe o que avaliar e como escolher o criador de logo da sua empresa? Fique ligado em nossas dicas.
Como escolher o melhor criador de logos?
Para escolher o melhor criador de logo para a sua marca, você deve analisar os trabalhos do profissional. Veja os logos que ele já fez, peça a opinião de pessoas que você confia, confira se ele está disponível para contribuir nesse processo de criação de logo e converse sobre suas expectativas antes de fechar negócio.
O GetNinjas possui uma área de avaliações dos profissionais, o que pode te ajudar no momento de escolha, já que você consegue ver o que as outras pessoas acharam do trabalho daquele profissional e recomendar quais os pontos fortes que podem ser os mesmos que você procura em um profissional criador de logos.
Quais cuidados tomar na hora de escolher serviço de criação de logo?
Para que o trabalho seja satisfatório, é importante que você saiba o que precisa. O serviço será desenvolvido por um profissional, mas o ideal é que você tenha uma ideia básica:
- - O que precisa? Qual mensagem o logo deve passar?
- - Do que você gosta? Busque referências que auxiliem nesse processo de criação.
- - O que você não gosta? Elementos, imagens, cores que você não quer que tenham no seu logo profissional.
- - Quais os objetivos da marca? Como serão refletidos no logo? É fundamental que você tenha essa informação de forma muito clara para poder repassar ao profissional que fará a criação do logo.
Se você consegue responder essas perguntas prontamente, hora de ir para o próximo passo.
Entretanto, se você ainda tem dúvidas, é legal fazer algumas pesquisas, buscar referências e entender melhor as necessidades do seu logo profissional, se preferir, você também pode pedir ajuda ao designer que está trabalhando como criador da logomarca.
Como realizar o pagamento do designer da maneira correta?
Como a criação do logo pode demandar alterações, é interessante você conversar com o designer que escolher para a criação do logo como esse valor será fechado, por exemplo:
- - Por número definido de alterações?
- - Um valor único para a criação?
- - Valor extra para cada alteração?
É importante que essa conversa seja realizada antes de fechar o trabalho, para que não haja erros durante o processo. Além disso, vocês também podem optar por contratos e notas fiscais de prestação de serviço que garantem o compromisso de ambas as partes.
Quais riscos devo me atentar ao contratar logos de designer?
O erro mais comum durante o processo de criação do logo é não saber o que quer, porque assim você não tem direcionamento para passar ao profissional, então esse processo será mais complexo e demorado. Se você não tiver ideia de como será o seu logo profissional, esse trabalho pode se tornar cansativo e estressante para ambos os lados.
Outro risco é a escolha do profissional errado que não esteja apto a fazer o logo profissional que você precisa. Por isso, é fundamental avaliar as recomendações do profissional antes de fechar negócio, assim você consegue entender as habilidades desse designer e avaliar se ele conseguirá realizar o que você tem em mente.
Como lidar com direitos autorais?
Existe um processo que deve estar muito claro no processo de criação, tanto para o cliente, quanto para o designer: uma coisa é referência, outra é plágio. Claro que você pode se inspirar em outras marcas, usar elementos parecidos, escolher as mesmas cores ou fontes, mas é imprescindível que o seu logo profissional seja original e exclusivo.
Para garantir que você não terá problemas com outras marcas, você pode fazer uma pesquisa no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e verificar se não há nenhum logo ou razão social parecido com o seu. Assim você exclui qualquer chance de ter qualquer rastro de plágio em sua marca.
Como acompanhar o trabalho realizado? Como saber se está no prazo?
Ao contratar um profissional para esse trabalho, é importante estabelecer uma régua de prazos que envolvam: esboço, criação, execução, alteração e, claro, prazo para aprovação.
Converse com o criador de logo que escolheu e estabeleça esses prazos de forma amigável e compreensiva, para que não haja desconfortos durante o processo.
Lembre-se que os logos de designer envolvem um processo de estudo, planejamento e criação, então pode ser que demore um pouco mais do que você está pensando.
O que influencia no preço do trabalho?
No GetNinjas você recebe orçamento de diversos profissionais, então consegue avaliar qual será a média de preço para a criação do seu logo profissional, mas é importante que considere algumas variáveis.
Além do preço acordado antes do início do trabalho pelas alterações, o logo do designer pode ter outras variações no preço, confira as mais comuns:
- Habilidades do designer: quanto mais habilidades avançadas o profissional tiver, mais caro será;
- Complexidade: se for algo muito inusitado e que tome muito tempo, o criador de logo aplicará mais horas de trabalho nesse projeto;
- Prazo: se o prazo for curto, o profissional cobrará um valor extra pela urgência;
Assim como no começo você procurou por recomendações para escolher o profissional mais adequado para a criação do seu logo profissional, assim que terminar o trabalho não esqueça de avaliar o criador de logo que te ajudou nesse processo, lembre-se que essa recomendação contribui com a carreira do profissional e ajuda outras milhares de pessoas que podem estar procurando pelo mesmo serviço.