Decorador - Design de interiores
Decoradores ajudam a transferir a personalidade dos clientes para suas casas
O decorador é um profissional que trabalha de forma personalizada, ou seja, atendendo às necessidades de decoração dos clientes dentro dos espaços solicitados. Interpretar o que o contratante quer envolve mapear qual o ambiente que precisa ser decorado, quantas pessoas circulam por lá, qual a sua função, qual o seu objetivo e como será sua manutenção. Por exemplo: a decoração de sala vai depender se ela é usada para assistir televisão, jantar, receber visitas, etc, quantas pessoas irão usá-la ou se há crianças, idosos, enfim, todo o ambiente em torno desse local.
O decorador de casas tem como perfil identificar o estilo dos moradores e quais os recursos disponíveis para compor cada ambiente. Algumas pessoas enfrentam problemas ao contratar esse profissional por achar inacessível os valores sugeridos em seus projetos. Por isso, antes de qualquer coisa: deixe claro quanto você quer e pode gastar, e peça que o projeto atenda a esse orçamento.
Um decorador está sempre atento as tendência de design de interiores, mas deve ter um senso crítico para avaliar se a decoração do ambiente deve conter itens ‘da moda’ ou peças mais atemporais. Algumas pessoas valorizam e investem na troca de decoração contínua, já outras pessoas fazem esse investimento a longo prazo. Por isso, ao contratar esse profissional, tenha em mente que ele deve harmonizar o seu ambiente de acordo com a sua personalidade e gosto, e não o que é tendência ou aquilo que o decorador gosta.
Os decoradores de apartamentos são, na maioria das vezes, profissionais focados no design de interiores, por terem disponíveis espaços mais compactos. Eles transformam os cômodos com peças que revolucionam o ambiente e o resignificam. Entretanto, por serem espaços mais amplos, podem ser decorados com peças de maior destaque e tamanho.