Seja para lançar um livro, ter um blog profissional, produzir conteúdo na internet ou passar as ideias para o papel, escrever é uma tarefa que gera grande impacto para pessoas e marcas. Quem não pode ou não deseja fazer essa tarefa pessoalmente, pode terceirizar para um produtor ou consultor de escrita e conteúdo. O profissional, que trabalha como ghost writer, é o responsável por escrever o material que pode ser assinado pelo cliente. Saiba como encontrar e o que esperar ao contratar um produtor de conteúdo.
Quais são os serviços oferecidos pelo consultor de escrita e conteúdo?
O serviço de redação ou consultoria de texto é prestado por um profissional experiente com as palavras, capaz de se comunicar com qualquer público através delas. Entre as principais formas de escrita buscadas por quem contrata um consultor, estão:
- Copywriting, que é um texto mais voltado para publicidade e marketing.
- Escrita criativa, aquela que pode se tratar de uma história fictício ou real, com liberdade de uso de palavras para se conectar com o leitor.
- Legendagem, quando o texto mostra o que é dito no vídeo. De forma sincronizada entre áudio, imagem e texto, o conteúdo fica disponível, geralmente em outro idioma, na parte inferior da imagem, muito usada em entrevistas, vídeos corporativos, séries e filmes.
- Transcrição, que é quando o conteúdo de um áudio precisa ser passado para o texto.
- Escrita técnica, aquela direcionada para um tema específico, trazendo em sua linguagem palavras e jargões do setor, voltada para explicar ou orientar sobre uma situação real.
- Consultoria literária, geralmente associada ao conteúdo que será publicado em um livro. É quando um profissional experiente no mercado editorial oferece sua experiência para a criação de conteúdo de literatura, seja real ou fictício.
Que profissional oferece os serviços de consultoria de escrita e conteúdo?
O profissional que trabalha com consultoria e produção de conteúdo é geralmente alguém com experiência em comunicação. Não é necessário uma formação específica, mas na maioria das vezes o trabalho é executado por jornalistas, profissionais com formação em letras ou marketing. Ele pode ser chamado de escritor, ghost writer, redator, produtor de conteúdo, editor, consultor e até roteirista.
Qual a diferença entre escrita técnica e escrita criativa?
A escrita técnica é aquela direcionada para um tema específico, trazendo em sua linguagem palavras e jargões do setor, voltada para explicar ou orientar sobre uma situação real. Já a criativa é a que tem o poder de conversar com qualquer pessoa e passar a informação, seja ela real ou fictícia. É o formato que dá total liberdade imaginativa tanto para quem escreve, quanto para quem lê.
Consigo contratar um profissional remoto e fazer consultoria online?
SIm, é possível contratar e fazer todas as etapas de uma consultoria de conteúdo de forma remota. Por meio da plataforma do GetNinjas você recebe contatos dos melhores profissionais e pode escolher o que mais se enquadra no que você necessita olhando as avaliações de clientes anteriores. Feito isso, é importante na conversa inicial com o profissional deixar claro que todo o trabalho será remoto, estabelecer prazos e negociar valores. A etapa seguinte é sobre o briefing, ou alinhamento do trabalho que será feito. Então o redator vai produzir o conteúdo e você receberá o material para aprovação ou possíveis alterações.
Como esses serviços são cobrados? Como saber se o preço cobrado pelo é justo?
Os valores podem variar de acordo com a dificuldade do trabalho e a experiência do profissional, mas existe uma média de mercado que os consultores costumam seguir. Muitos profissionais oferecem desconto quando é feito um pacote de serviços e tudo é combinado com antecedência. Para saber se o valor é justo, é adequado orçar com dois ou três profissionais o mesmo trabalho antes de tomar a decisão final. Agora que você já sabe como um profissional pode te ajudar na produção de textos, acesse a plataforma do GetNinjas e tenha acesso a contatos dos melhores profissionais do ramo.