Análise de Preço

Saiba como funciona a limpeza de reservatório de água, qual é o melhor produto para limpar caixa d’água e muito mais!

A limpeza de caixa d’água é um procedimento super importante para casas, apartamentos, comércios, indústrias e quaisquer outros estabelecimentos, já que garante que o líquido esteja em condições adequadas de uso, tanto pela higiene quanto pela saúde.

Porém, nem todos sabem como lavar caixa d’água residencial, comercial ou industrial, bem como a frequência de lavagem, o melhor produto para limpar caixa d’água ou qual é o preço cobrado quando o serviço é feito por profissionais, mesmo que ele seja tão importante.

Desconhecer essas informações pode cobrar um preço bem alto, pois pode fazer com que a água perca sua qualidade; o que é capaz de interferir tanto em seu sabor, aroma e coloração quanto até causar problemas de saúde a quem a ingerir.

Se você também tem essas e outras dúvidas, fique tranquilo, pois acabou de vir ao lugar certo. Nos acompanhe na leitura para aprender tudo o que precisa saber sobre limpeza de reservatório de água.

Limpeza de caixa d’água preço: quanto custa o serviço?

Depende do tamanho da caixa d’água, de suas condições e da localização. Porém, em média, quando se fala sobre limpeza de caixa d’água, preço médio fica em torno de R$ 500 para caixas d’água de 500 litros.

Se a caixa d’água estiver em um local de difícil acesso, o preço pode aumentar. Em contrapartida, se o acesso for simples, o preço pode ser mais barato. Porém, isso depende diretamente da avaliação de cada profissional ou empresa.

Para que serve a limpeza de caixa d’água?

Para que ela seja um ambiente adequado para o armazenamento da água, livre de bactérias e impurezas que possam prejudicar sua qualidade.

Águas contaminadas são prejudiciais à saúde e podem causar uma série de doenças, como diarreia, leptospirose e hepatite, e a limpeza de caixa d’água é fundamental para evitar tudo isso.

Além das condições de saúde propriamente ditas, há que se considerar que águas contaminadas também podem ficar com gosto, aroma e coloração diferentes do normal, o que prejudica seu uso.

Como lavar caixa d’água residencial?

Se você tem o interesse de fazer o serviço por conta própria em sua casa, é importante conhecer os passos a seguir para que tudo corra da melhor maneira possível. Os procedimentos são os seguintes:

Feche o registro com antecedência. Para conseguir lavar a caixa d’água, ela precisará estar quase vazia. Por isso, é importante fechar o registro com antecedência para que praticamente toda a água já tenha sido usada até o momento da lavagem. Estima-se que uma pessoa precise de 150 litros de água por dia para todas as suas necessidades, e este valor te ajuda a saber quanto tempo antes deve fechar o registro de acordo com o número de moradores.

Separe os materiais e equipamentos necessários. É importante que você separe luvas e botas de borracha para evitar o contato com a sujeira, além de uma máscara de proteção. Além disso, também serão necessários uma escova, um balde e um litro de água sanitária para cada 500 litros da caixa d’água.

Verifique se ficou um pouco de água no fundo da caixa. O ideal é ter aproximadamente um palmo de água no fundo, o que ajudará a fazer a limpeza. Porém, não se esqueça de tampar a saída da caixa para que a sujeira escoe pelo ralo.

Acesse a caixa d’água com cuidado. Não há um padrão aqui, já que a localização da caixa d’água varia de acordo com cada casa, mas geralmente será necessário usar uma escada. Verifique se ela está em perfeitas condições antes de usá-la e, se não se sentir seguro, contrate um profissional em limpeza de caixa d’água. É importante tomar cuidado também ao pisar nas telhas: sempre procure pelas vigas de sustentação e prefira pisar na parte inferior, onde uma se junta à outra, pois as chances de quebrar são menores.

Esfregue a caixa d’água. Retire a tampa e esfregue as paredes da caixa com panos de limpeza ou uma escova macia. Para ajudar, não use nenhum produto químico, como sabão em pó ou detergente, e nem recorra a objetos afiados, pontiagudos ou muito duros para a limpeza, como escovas de aço, por exemplo.

Adicione água sanitária e deixe agir. Aproveitando a água que está no fundo da caixa ou deixando que ela encha só um pouco, acrescente 1 litro de água sanitária para cada 500 litros de água da caixa. Deixe a mistura agir por duas horas.

Enquanto isso, lave as paredes e a tampa com a mistura. A cada 30 minutos, com o auxílio de um balde ou caneca de plástico, jogue a mistura de água sanitária e água nas paredes da caixa, bem como na tampa. Assim, elas também ficarão bem limpinhas.

Esvazie a caixa. Depois de duas horas, abra a saída e esvazie a caixa. É interessante abrir todas as torneiras da casa e acionar todas as descargas para que as tubulações também sejam desinfetadas.

Reabra o registro. Depois de concluído o processo, abra o registro novamente e deixe que a caixa fique cheia.

Feche a tampa com cuidado. Ao colocar a tampa de volta, tome muito cuidado para que a vedação esteja certa. Assim, você impede a entrada de sujeiras, insetos e até de pequenos animais, o que traria a necessidade de lavar a caixa novamente dentro de pouco tempo, além de alterar o sabor, o aroma e a coloração da água.

Use a primeira água para fins não-potáveis. Como a primeira água terá uma maior concentração de água sanitária, é indicado que ela seja usada para lavar o chão ou o banheiro. Não é indicado lavar roupas, a menos que sejam panos de chão ou de limpeza, já que há chances de que a água sanitária manche os tecidos.

Fica aqui a observação: caso você não saiba muito bem como o processo acontecerá, está com medo ou insegurança de subir na caixa d’água, a melhor solução é contar com uma limpeza de caixa d’água profissional.

Como funciona a limpeza de caixa d’água em condomínios?

A limpeza de caixa d’água costuma acontecer da mesma forma, com a diferença do tamanho da caixa, do maior trabalho investido e também da maior quantidade de água sanitária a ser usada para a limpeza.

Porém, como geralmente as caixas d’água de condomínios são bem grandes, o acesso precisa ser feito com ainda mais segurança, de modo a evitar acidentes domésticos. Portanto, nesses casos, a indicação é contratar empresas especializadas para o serviço.

Além disso, é importante que o síndico, o zelador ou os administradores do condomínio comuniquem os condôminos com pelo menos uma semana de antecedência e avisem quando o registro será fechado. Assim, eles poderão se planejar melhor em relação ao uso da água.

Como funciona a limpeza de caixa d’água em comércios e indústrias?

Basicamente da mesma forma que a limpeza em condomínios, já que a caixa d’água costuma ser maior. Por isso, também se recomenda a contratação de um serviço profissional de limpeza de reservatório de água.

Outra semelhança é que os usuários da rede hidráulica devem ser avisados com antecedência do procedimento, como os locatários dos pontos comerciais ou quem trabalha no local, de modo a não serem pegos de surpresa.

Limpeza de caixa d’água frequência: quando devo lavar a caixa d’água?

A recomendação é de que a limpeza seja feita pelo menos a cada seis meses. Em condições normais, isso fará com que a água sempre esteja adequada para uso, quer para fins potáveis ou não-potáveis.

Inclusive, essa é uma recomendação legal, como mostra o “Comunicado CVS 006, de 12 de janeiro de 2011”, constante no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Há, porém, outros estados que contam com a mesma recomendação.

Porém, quando se fala sobre limpeza de caixa d’água, frequência pode ser menor caso você note alguma variação em sua cor, sabor ou aroma. Neste caso, recomenda-se a limpeza de reservatório de água o quanto antes e, então, a cada 6 meses ou sempre que se notar alguma diferença em sua qualidade.

Outro possível sinal de que chegou a hora de lavar a caixa d’água é quando existe perda de pressão da água. Pode ser que haja impurezas bloqueando a passagem do fluido, as quais precisam ser retiradas o quanto antes para evitar maiores problemas.

É super importante seguir à risca a periodicidade de limpeza das caixas d’água, tanto pelas condições da própria água quanto por evitar a proliferação de bactérias, corpos estranhos e até mesmo das larvas do mosquito da dengue, por exemplo.

Qual é o melhor produto para limpar caixa d’água?

Água sanitária. Na verdade, este é o único produto que deve ser utilizado para este fim, já que estamos lidando com um reservatório de água, a qual será usada de várias formas, inclusive para beber.

Nunca se deve utilizar detergente, sabão, removedor ou qualquer outro produto químico, já que estes podem prejudicar a qualidade da água, além de eventualmente provocar problemas de saúde.

A água sanitária é um ótimo produto, não apenas por seu poder no combate às bactérias e microorganismos quanto por ser fácil de encontrar em supermercados, lojas especializadas em produtos de limpeza e afins. Além disso, o preço é baixo: geralmente, um litro não custa mais de R$ 5.

Compensa contratar a limpeza de caixa d’água profissional?

Com certeza! Optar por especialistas é sempre uma ótima pedida para a limpeza de caixa d’água e proporciona uma série de benefícios, como os seguintes:

Maior agilidade. Dada a experiência que tais profissionais possuem, a limpeza de reservatório de água será feita bem rapidamente, provavelmente muito mais rápido do que alguém que não tem tanta experiência na área. Inclusive, eles conseguem limpar mais de uma caixa no mesmo dia, o que é importante para locais que contam com múltiplos reservatórios.

Expertise com diferentes tipos e tamanhos de caixa d’água. Da limpeza de caixa d’água residencial às que são usadas em condomínios, comércios e indústrias, os especialistas sabem exatamente como proceder em cada caso. Afinal, limpar uma caixa d’água com capacidade de milhares de litros é bem diferente de caixas d’água menores, usadas em residências, que geralmente não passam de 1.500 litros.

Total segurança nos procedimentos. Subir em uma caixa d’água para sua limpeza nem sempre é um processo fácil, especialmente quando o acesso é difícil. Profissionais sempre devem usar equipamentos de segurança para se protegerem contra eventuais acidentes.

Funcionamento adequado da rede hidráulica depois da limpeza. Abrir e fechar os registros não é algo tão complicado, mas quem não tem muita experiência pode se confundir, o que prejudicaria o abastecimento de água no local. Profissionais sabem como proceder em relação a diferentes registros e outros equipamentos, o que reduz significativamente as chances de qualquer problema.

Excelente custo-benefício. Dadas todas as vantagens apresentadas, o investimento feito na limpeza de caixa d’água profissional compensa, já que evita acidentes, garante que seja feito com agilidade e permite que a rede hidráulica seja usada normalmente depois do procedimento.

Afinal, quanto custa a limpeza de caixa d’água?

Mesmo depois de aprender sobre os procedimentos de limpeza de reservatório de água, o melhor produto para limpar caixa d’água e o passo a passo para quem deseja limpar sua própria caixa, pode ser que você ainda tenha ficado em dúvida em relação ao preço do serviço para o reservatório da sua casa.

Para receber orçamentos dos melhores profissionais e empresas do segmento de limpeza de caixa d’água residencial, condominial, comercial e industrial, preencha o formulário desta página com o máximo de informações que tiver, inclusive nas informações adicionais, com eventuais peculiaridades ou solicitações especiais.

Depois disso, basta aguardar para receber, gratuitamente, cotações personalizadas em seu e-mail. Assim, você poderá escolher qual proposta lhe agradou mais e contar com um serviço de alta qualidade, com preços e condições de pagamento que serão combinados diretamente com o profissional escolhido.

Esperamos que este conteúdo tenha tirado suas dúvidas sobre a importância da limpeza de caixa d’água, como lavar caixa d’água residencial e quando é o momento de contratar um serviço especializado. Assim, seu reservatório de água sempre estará nas melhores condições de uso possíveis!

Custos de Serviços

Encontre em todos os Estados

Encontre nas principais Cidades