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Índice
Você sabia que contratar uma assessoria de imprensa pode transformar o seu projeto, evento ou negócio? E todo empreendedor quer ver a sua empresa conquistando a clientela através de ótimas estratégias de divulgação. Com o GetNinjas encontrar um profissional pertinho de você pode ser ainda mais fácil, por isso preparamos esse texto imperdível com os seguintes tópicos:
O valor cobrado atualmente no mercado vai estabelecer os parâmetros com base em:
Para facilitar sua decisão no momento de contratar, é necessário levar em consideração: experiência profissional, qualidade dos serviços prestados, tipos de estratégias utilizadas para divulgação e credibilidade do profissional. A partir disso é possível dizer que os preços para ter os serviços de assessoria de imprensa podem variar. Mesmo que os números possam ter uma variável entre eles, é necessário estabelecer contatos para explicar sua proposta e assim encontrar o melhor valor. Logo, pesquisar preços de assessoria de imprensa, conversar sobre as estratégias de divulgação e pacotes pode ser uma ótima pedida. Afinal, só você sabe o quanto será possível investir nessa estratégia de divulgação, levando em consideração suas metas e objetivos. Vamos conhecer agora quais são os diferentes trabalhos oferecidos pelos profissionais da assessoria de imprensa.
Entender o que faz uma assessoria de imprensa é simples: esse profissional vai criar estratégias para tornar notícia um produto ou serviço. E existem diferentes modos para que isso aconteça, contudo, ele vai buscar a divulgação orgânica, sem que ocorram pagamentos para jornais ou televisões. Desse modo, ele será responsável por criar conteúdos que atraiam o interesse das mídias de divulgação, levando em conta a qualidade do material. Logo, a importância da assessoria de imprensa para quem deseja atrair clientes ou ainda divulgar um produto pode transformar seu negócio. Separamos a seguir algumas estratégias utilizadas por esses profissionais para que você entenda melhor antes de contratá-los.
O Press release é uma estratégia de encantamento dos meios de comunicação com textos que apresentam: produto, serviço, evento, lançamento e empresa. A partir disso, a assessoria de imprensa vai criar um material que pode conter conteúdos diversos, como: fotos, vídeos, textos, tabelas, links e infográficos. Tudo isso para atrair a curiosidade dos meios de comunicação como blogs, sites, canais de televisão, jornais e revistas, facilitando sua divulgação. Portanto, é necessário que você saiba o que é release e sua importância para facilitar o trabalho da assessoria, construindo junto com o profissional.
Já o Press Kit é perfeito para divulgar algum produto que será lançado ou ainda um serviço que seu negócio ofereça. A partir dessa estratégia, serão enviados kits contendo produtos variados, que façam relação com o que você pretende divulgar, por exemplo: Se o seu objetivo é divulgar sua nova marca de camisetas, poderão ser adicionais nesse kit: modelos de camiseta, adesivos, bloco de notas, caneca personalizada da sua marca e cartão contendo as informações do lançamento.
Diferente da estratégia anterior, essa pode ser enviada também para influenciadores digitais, que vão utilizar suas redes sociais para mostrar os produtos. Além disso, você pode enviar para:
Existe também a estratégia de encantamento a partir das Relações Públicas, que como o nome já diz, vai tornar mais íntima sua divulgação. Desse modo será possível criar relações mais fortalecidas de seus produtos, utilizando as estratégias de persuasão e influência. Para isso é necessário entender com maior precisão qual o grupo ou tipo de pessoa que você deseja atingir, através de:
E após toda a divulgação realizada, a assessoria de imprensa vai reunir os conteúdos que saíram na mídia e transformar no Clipping. Assim, esse relatório vai apresentar como foi o alcance de sua divulgação através do profissional contratado, sendo perfeito para analisar alcance, estabelecer parâmetros, entender qual divulgação foi mais efetiva, ver quais mídias foram mais parceiras, conhecer os meios de comunicação que seu negócio se encaixa e analisar o trabalho de assessoria de imprensa. Com isso, será possível se preparar da melhor maneira para as próximas divulgações, tendo como base os conteúdos que foram vinculados ao seu negócio. Agora, é chegado o momento de entender a diferença entre assessoria de imprensa e de comunicação, veja mais na sequência!
É comum encontrar empreendedores que possuem dificuldades em diferenciar o trabalho da assessoria de imprensa e de comunicação. Ainda que essas duas atuações sejam próximas, o que vai diferenciar cada uma delas é o modo de trabalho e a composição das equipes e, ainda, as estratégias utilizadas para alcançar a mídia e também os consumidores. Além de utilizarem diferentes meios para comunicar eventos, lançamentos de produtos e serviços, elas podem ser complementares para o seu negócio. Desse modo, é possível dizer que:
Composta exclusivamente por jornalistas, no qual fazem pontes entre as mídias de televisão, rádio, jornais, sites e blogs. Assim, constroem com mais facilidade pautas e releases através de uma linguagem própria para esses meios, de modo mais certeiro. Vale destacar que esses profissionais possuem listas de contatos de e-mails, conhecidos como mailling, de diferentes veículos da imprensa.
Na equipe de comunicação você vai encontrar diferentes profissionais da publicidade e propaganda. Além desses, muitas equipes possuem jornalistas e profissionais das relações públicas, criando estratégias diversas para encantar os meios de comunicação. Com essa diversidade de áreas, será possível criar estratégias que podem transformar seus produtos e serviços, com soluções inovadoras e objetivas.
Divulgar uma empresa, produto ou serviço tem tudo para garantir maior credibilidade no mercado e destaque entre os concorrentes. Desse modo, é possível pontuar que a assessoria de imprensa pode atrair não apenas os olhos dos clientes, como também de investidores. É importante procurar uma assessoria de imprensa desde o começo da criação da sua empresa, pois ela pode ser aliada no seu sucesso e crescimento. Independente do tamanho do seu negócio, recorrer a esse serviço deve ser feito não apenas nos momentos de crise. Afinal, ela pode ser perfeita para evitar problemas e perdas, criando maior relacionamento com seu consumidor. Vale destacar que encontrar um bom profissional pode ajudar a delimitar esses objetivos e fortalecer ainda mais sua marca. Logo, conhecer o que é assessoria de imprensa vai facilitar a sua procura pelo profissional ideal, que mais se relaciona com sua empresa. Portanto, fazer um planejamento anterior à contratação deste profissional pode facilitar sua decisão. Ou seja, você pode optar pela contratação nos seguintes momentos:
Você já deve ter percebido em nosso texto a importância que a assessoria de imprensa tem para quem deseja crescer profissionalmente. Além disso, ela pode apresentar diversos benefícios para o seu negócio, e isso vai fazer toda a diferença para quem é empreendedor. Se você ainda possui dúvidas para realizar a contratação desse profissional, vai se surpreender com os motivos a seguir. Aproveite cada um deles para relacionar com os objetivos que você quer conquistar através de sua divulgação.
Se o seu objetivo é conquistar credibilidade e ter sua marca como referencial no seu segmento de atuação, a assessoria de imprensa pode ajudar. Através dos meios de comunicação, vincular notícias e informações sobre algum produto, evento ou serviço relacionado à sua marca vai trazer reconhecimento. Com isso, conquistando espaços na imprensa, os consumidores vão conhecer seu negócio e assim garantir interesse pelo que você oferece.
Ao acessar os meios de comunicação com seu negócio, a autoridade no assunto será primordial para fazer da sua empresa um destaque. Com isso, a procura pela imprensa para citar seu negócio pode ser ainda maior, já que você ficará reconhecida no meio. E ser autoridade em um assunto pode abrir diferentes portas, como entrevistas, comentar sobre o mercado e ainda criar maior confiança com os clientes.
Você já ouviu a expressão “quem não é visto, não é lembrado”? Esse é o ponto principal em acessar os veículos de comunicação. Através deles, será possível ter sua marca procurada com maior frequência, já que as pessoas buscam empresas que são destaques nesses canais. Logo, a assessoria de imprensa vai manter sua presença constante nesses canais, de modo atrativo e diferenciado.
Um bom profissional de assessoria de imprensa sabe contornar situações de maneira mais certeira e transparente. Por isso, os momentos de crise que seu negócio enfrenta podem ser materiais para impulsionar suas vendas ou ainda transformar a imagem da sua marca. Desse modo, ele vai procurar estratégias que sejam inovadoras e tornar esses momentos superáveis, atraindo os clientes e valorizando seu negócio. Conheça agora como podem ser utilizadas as estratégias de marketing de conteúdo com a assessoria de imprensa e tornar a sua comunicação um sucesso.
As redes sociais são os principais meios de informação aos consumidores, elas podem ser mais um canal utilizado para sua divulgação, porém não é o único. É importante conhecer onde seu cliente está e com quais meios ele mais se relaciona, garantindo o sucesso de suas campanhas. Portanto, unir assessoria de imprensa e marketing de conteúdo tem tudo para tornar seu alcance mais efetivo, com bons resultados. Para facilitar sua jornada, pontuamos a seguir três tópicos importantes dessa parceria que podem aumentar suas vendas.
Essa é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para os mecanismos de busca. Ela é utilizada para fazer páginas na internet serem encontradas com mais facilidade pelos consumidores. Uma dessas estratégias é o uso de palavras-chave, que pode ser perfeito se incorporado nos releases e textos encaminhados para imprensa. Já que muitas vezes as notícias enviadas aos meios de comunicação acabam sendo incorporadas em páginas na internet.
O primeiro passo para criar campanhas mais atrativas e inovadoras é elaborar um planejamento de comunicação. Assim, ao unir assessoria de imprensa e marketing, os conteúdos serão muito mais estratégicos do que uma simples nota à imprensa. Portanto, será possível conquistar espaços de divulgação de modo mais rápido, trazendo credibilidade e confiança para seu negócio.
Tão importante quanto as outras estratégias é garantir que sua presença digital seja fortalecida através do trabalho de assessoria de imprensa e marketing. A partir disso é possível criar maior relação com os conteúdos enviados à imprensa e assim utilizar sua presença digital para entregar maiores informações. Desse modo, o marketing digital vai garantir que tudo seja melhor apresentado e que os acessos sejam convertidos em vendas. O melhor é encontrar um bom profissional se você quer: construir estratégias encantadoras, divulgar seu negócio de modo certeiro e conquistar bons resultados. Para isso, você pode contar com o GetNinjas. Acesse agora mesmo nossa página com os melhores profissionais de assessoria de imprensa prontos para te atender!
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De todos os serviços que a Raquel oferece, ela soube indicar aquele que se adequava mais as minhas necessidades. E desse modo, evitou que eu gastasse tempo e dinheiro em um tipo de planejamento que não iria me ajudar. A assertividade e a visão dela me ajudaram muito. Sem contar que é uma profissional experiente, pontual e organizada.
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Contratei a Raquel para trabalhar em três projetos da minha empresa. Ela foi extremamente profissional, ágil, eficiente ao apresentar sugestões. Recomendo a Raquel!
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A Aline fez um ótimo trabalho revisando e recriando alguns textos de apresentações comerciais da minha empresa. Prestativa, fácil e acessível para discutir detalhes, além de entregar bem rápido. Recomendo!
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