Vidro espelhado na decoração garante estilo e conforto Cresce número de projetos de casa com vidro espelhado

O vidro espelhado, também conhecido como vidro reflexivo, é muito fácil de ser reconhecido nas ruas de grandes capitais, afinal, é o preferido para o acabamento dos imponentes prédios comerciais. Conferem um visual moderno e, ao mesmo tempo, conforto para o lado de dentro da construção. Se antes esse material era restrito apenas ao ambiente empresarial, já há algum tempo muitas pessoas têm investido em projetos de casa com vidro espelhado.

Os motivos são vários. O vidro reflexivo, que em alguns lugares também é conhecido como vidro refletivo, é produzido a partir de um vidro float, que em uma de suas faces recebe uma camada metalizada. A principal função do efeito espelhado é refletir os raios solares e, assim, controlar a passagem de calor para os ambientes internos. É por isso que além de decorativos eles são considerados peças de conforto para as casas e até apartamento de vidro espelhado.

Outro benefício da instalação vidro espelhado é a economia, uma vez que reduz o uso de energia elétrica em aparelhos como ar-condicionado ou ventiladores, já que mantém uma temperatura mais agradável nos ambientes.

O vidro espelhado pode ser usado em casas e apartamentos com janelas maiores, onde a passagem de luz é grande. Em casas de dois andares com janela vertical na área da escada o vidro espelhado é muito recomendado. Ao fazer a ligação entre o andar de cima e o de baixo, a janela com esse material garante boa passagem de luz e leveza.

O vidro espelhado também pode ser utilizado por completo em uma das faces da casa. Residências no campo ou na praia, em que a paisagem pode e deve ser valorizada, combinam com esse tipo de acabamento: garantem uma vista ampla, iluminação adequada e proteção. Além disso, garantem privacidade, já que impedem que quem está fora da casa veja algo do que acontece dentro dela.

Instalação de vidro espelhado traz benefícios para casas e escritórios Vidro refletivo é capaz de reter o calor e proporcionar economia

São muitos os benefícios do vidro espelhado, seja ele instalado na casa ou no escritório. Um dos principais, obviamente, está relacionado à sua transparência. Nesse caso, diferente do vidro convencional, que permite uma visão nítida através de ambos os lados, a visão é apenas parcial: somente a face de dentro do vidro reflexivo é realmente transparente e permite visualização completa para o lado de fora.

O lado externo, por sua vez, fica com a parte decorativa e estética do material. O efeito espelhado é moderno e, ao mesmo tempo, muito eficaz. Isso porque garante privacidade para quem está do lado de dentro do prédio, uma vez que quem está do lado de fora consegue enxergar apenas seu reflexo no vidro espelhado e nada do que está acontecendo do lado de dentro – em alguns casos, porém, a parte de dentro pode ser revelada durante a noite, dependendo da quantidade de luz.

Devido a essa passagem de luz constante durante o dia, o vidro reflexivo também ajuda na economia de energia, já que o ambiente fica mais claro na maior parte do tempo e depende muito menos de luz artificial. A vantagem, nesse ponto, é que apesar de permitir a passagem de luz, a película espelhada é capaz de reter os raios ultravioletas e controlar em até 80% a passagem de calor.

É por isso que o vidro refletivo tem o isolamento térmico com um dos maiores diferenciais. Como a face espelhada reflete os raios de sol, a passagem de calor para o interior é menor e ajuda a controlar a temperatura. Isso também gera grande economia e conforto, pois equilibra o calor sem deixar aquela sensação escura dos prédios de concreto tradicionais.

De um modo geral, nas casas, esses benefícios podem ser usados a favor da redução de gastos e também na construção de fachadas mais modernas. Já nos prédios comerciais, esses dois itens são de extrema importância, mas outro ganho é o bem-estar dos funcionários, que apesar da necessidade de estarem no escritório conseguem trabalhar em um ambiente de temperatura agradável e com luz necessária para seu conforto.

Casa com vidro espelhado é alternativa para decoração moderna Projetos com vidro reflexivo aliam estilo e conforto

Muito utilizado na arquitetura e design contemporâneos, o vidro temperado espelhado é muito utilizado para fachadas de casas e prédios, nos edifício comerciais é comum que todos os lados sejam inteiramente feitos desse material, abusando assim das formas diferentes.

Sejam projetos residenciais ou comerciais, o vidro reflexivo permite a interação e integração dos ambientes internos e externos. E, ao contrário do que pode parecer, é um material extremamente seguro, tanto do ponto de vista da resistência do material quanto da proteção visual.

O vidro espelhado pode ser utilizado de forma comedida, na substituição de janelas e vitrôs, ou com mais ousadia, substituindo paredes inteiras e até muros.

Outro motivo pelo qual muitos projetos abusam do vidro espelhado preço. Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, esse material pode ser mais barato do que uma parede de alvenaria. O motivo? Utiliza menos material e menos mão de obra, sendo sua instalação bem mais simples e rápida.

Ao optar por apartamento vidro espelhado ou casa vidro espelhado, você também terá mais facilidade na manutenção e limpeza. É por isso que o material tornou-se tão procurado para diferentes projetos arquitetônicos e vêm ganhando variedade de oferta.

Hoje, o mercado já disponibiliza o vidro espelhado com mais variedade, o que permite projetos mais ousados e personalizados. É possível encontrar vidro espelhado em diferentes tonalidades, como verde, azul e fumê, entre outras.  Em relação ao tamanho, também não há limites, eles podem ser aplicados em áreas pequenas ou grandes sem restrições e encomendados sob medida.

Além de vantajoso do ponto de vista prático e econômico, o vidro espelhado também é versátil e combina em diferentes tamanhos e modelos de casas ou prédios, sempre garantindo um toque contemporâneo na sua construção.