Conheça o processo de terraplanagem e encontre profissionais que realizam este serviço Terraplanagem é o preparo do solo antes do início de uma construção, a superfície é alinhada e alisada e a terra é dividida por igual em toda a extensão. A técnica também é utilizada para a construção de pistas de aeroportos, barragens, estrada, e outros.

Como é feito o processo de terraplanagem?

  • Desmatamento - é preciso retirar a maior parte da vegetação do local para iniciar o processo, porém, é preciso verificar com os órgãos responsáveis para fazer essa etapa com medidas legais.
  • Destocamento - nessa fase todos os tocos restantes são retirados, geralmente, através da queima, assim como todo o entulho restante.
  • Limpeza - após a queimada, é realizada a limpeza total da superfície, retirada de tudo o que sobrou.
  • Em casos de solo muito úmido é preciso fazer a drenagem para retirar o excesso de água. Em algumas regiões também é realizada a escavação para nivelar o terreno, logo em seguida é feito o aterro e a compactação da terra com um rolo compressor.

Motoniveladora, retroescavadeira, o que são esses equipamentos, e para que servem? Esses nomes complicados fazem parte do cotidiano dos profissionais que trabalham com terraplanagem, mais do que essenciais são super máquinas que são relacionadas à otimização de tempo e produção em larga escala.

Motoniveladora

Motoniveladora

Como o próprio nome diz, máquina utilizada para nivelar terrenos, entre eles, pavimentação de rodovias, terraplanagem em terrenos irregulares e desagregadores de terrenos mais sólidos, possui uma lâmina horizontal ajustável, pistões hidráulicos, braços mecânicos e engrenagens. Além de utilizar este equipamento em solos, a motoniveladora também é fundamental em estradas que contém neve.
Retroescavadeira

Retroescavadeira

A retroescavadeira é diferente de um trator comum, pois possuí em sua frente uma pá montada e em sua traseira uma carregadeira, o equipamento é empregado principalmente nas construções urbanas. As funções da máquina são; escavar valetas para tubulação de água e esgoto, carregar caminhões com terras e dejetos, nivelamento de terrenos, derrubada de paredes, entre outras funções.
Valetadeira

Valetadeira

A valetadeira é uma máquina que é capaz de realizar serviços de escavação, elevação e descarregamento do material escavado, seu sistema é contínuo dando mais probabilidade de acertos em dimensões e profundidades. Este equipamento foi projetado para abrir valas estreitas e profundas, é alinhada para seguir o rastro direito do pneu, se tornando uma valetadeira lateral.