Tire suas Dúvidas sobre Manutenção de Piscinas Perguntas e repostas comuns para quem necessita de reformas em piscinas de qualquer tipo:

1 - É possível reformar qualquer tipo de piscina, mesmo estando quebrada?

Sim, qualquer piscina independente se é de fibra de vidro ou alvenaria, tem conserto.

2 - Compensa reformar uma piscina que criou bolhas?

Sim, sendo que na troca do casco, inclui outros custos, como a alvenaria, encanamento e outros diversos materiais que seriam trocados sem necessidade.

3 - É possível pintar a piscina de fibra ou de alvenaria com tinta epoxi?

Não, tintas epóxi possuem excelentes propriedades, mas para estas finalidades, não são as indicadas. A tinta epóxi irá perder a intensidade da cor rapidamente e irá se decompor, formando pó na água da piscina, estes resquícios de tinta vão se misturar com a água em pouco tempo.

4 - Preciso trocar o vinil da minha piscina, eu tenho opções de utilizar outro material que não seja o vinil?

Sim, existe hoje em dia o produto chamado Vedalak, muito utilizado neste processo, sua aplicação é em conjunto com pastilhas coladas na borda superior da piscina, deixando sua piscina mais resistente e com acabamento refinado, o Vedalak suporta até arrastos de cadeiras e móveis dentro da piscina, da ancragem na umidade local para ser laminada, pintada ou até mesmo terminado nele, impermeabilizando as paredes e formando uma barreira protetora. Depois de instalado e seco, o produto só sai quebrando.

5 - Tenho um Toboágua velho que ja perdeu boa parte do gel, tem conserto?

Tem conserto sim, pode ser utilizado o gel ou o PU náutico, para melhor restauração é preciso ser analisado.

6 - Qual as consequências de utilizar muito cloro na piscina?

O Cloro em excesso é cancerígeno, os mais afetados são as criançaz e idosos, principalmente se tiver algum problema respiratório como a asma. Altas doses de Cloro irão desbotar a piscina, além de torná-las mais permeáveis.

7 - Eu mesmo consigo fazer a reforma na minha piscina de fibra?
Tudo depende do seu caso, do conhecimento com o material, do uso de laminação, é indispensável um bom conhecimento com fibras de vidro, pois vai trabalhar com materiais que requerem aplicação em determinado tempo e condições específicas.

Aproveite a reforma e veja os acessórios que podem complementar sua piscina

Cascatas e duchas

Aquecedores

 

 

Iluminação

Toboaguas

E como funciona uma piscina?

Uma piscina tem seu funcionamento relativamente simples:

A água armazenada no tanque, como o passar do tempo e a ação de ventos e chuva, é contaminada com poeira, folhas e também pela gordura liberada de bronzeadores, filtros solares e pela própria pele e excreção dos banhistas (suor, urina, etc).

Quando a bomba está ligada, a água é forçada a entrar pelas tubulações de saída de água por meio de seus dispositivos (bocal de aspiração, coadeira e ralo de fundo). Após ser conduzida pelas tubulações, a água suja chega a bomba, passando pelo pré-filtro onde as sujidades maiores são retidas, e então é impulsionada para dentro do filtro.

Depois de passar no filtro, a água segue seu caminho de volta à piscina pela tubulação de retorno ou,dependendo da posição em que foi colocada a válvula seletora, é descartada para o dreno seguindo para o esgoto.