Tipos de jardim Existem, diversos tipos de jardins diferentes, sendo que cada um deles possui determinados elementos para marcar seu estilo. Confira os tipos de jardins mais conhecidos e utilizados pelos paisagistas antes de escolher qual será o seu.

Colonial

Colonial

Esse tipo de jardim recebe o nome de colonial por usar móveis antigos, principalmente, de fazendas, como bancos e charretes. O jardim colonial respeita a vegetação da região e possui um ar romântico.
Tropical

Tropical

Como o próprio nome diz, o jardim tropical possui muitas plantas de clima mais quentes, flores coloridas, grandes árvores. Exemplos da vegetação desse tipo de jardim: samambaias, bananeiras, palmeiras.
Japonês

Japonês

O jardim japonês traz elementos da cultura oriental, possui espaço para meditação, geralmente, é acompanhado de um lago com carpas, o vermelho é a cor que predomina.
Italiano

Italiano

Possui muitas árvores frutíferas, as trepadeiras tomam conta das paredes, fontes e estátuas dão o charme para o jardim.
Vertical

Vertical

O jardim para quem não tem espaço, pode ser feito em sacadas e corredores. Sua variedade de flora não é grande, pois, apenas plantas que vivem bem em vasos podem ser usadas.
Jardim de inverno

Jardim de inverno

É um jardim interno, em geral, possui bastante pedras e madeira em sua decoração, ótimo para descanso, uma boa leitura, meditação.

Dicas para cuidar do seu jardim É preciso lembrar que as plantas não são independentes a ponto de se hidratarem e se nutrirem sozinhas! Por isso, nesse caso, é preciso dedicação. Confira a seguir dicas básicas para cuidar do seu jardim

Limpe a área do jardim

Se você quer ver seu jardim sempre bonito, o primeiro passo é mantê-lo limpo. Assim, limpe as folhas e os galhos caídos, além de quaisquer outros detritos que eventualmente estejam deixando sua área ajardinada com o aspecto sujo. Crie o hábito de dar essa geral no espaço pelo menos uma vez por semana.

Tire as ervas daninhas

Outra dica essencial para manter seu jardim em ordem é se livrar das ervas daninhas com arrancadores de ervas daninhas, medida que vai acelerar o crescimento das plantas e melhorar a qualidade de seu desenvolvimento.

Areje bem o solo

Não se esqueça de arejar o solo, descompactando a terra e o substrato para que as espécies cresçam sem problemas. Vale ressaltar que esse cuidado favorece a respiração das plantas e possibilita que o oxigênio atinja profundamente as raízes.

Pode as árvores

Se você tem árvores no seu jardim, especialmente espécies frutíferas, lembre-se de que elas demandam podas regulares. Esse truque é fundamental para manter as plantas saudáveis e fortes para dar frutos.

Corte o gramado regularmente

Apare o gramado regularmente e evite deixar a grama muito alta, afinal, isso interfere negativamente no desenvolvimento das demais plantas.

O que você precisa saber antes de ter um jardim

  • A escolha do local onde será o jardim é muito importante e ele que vai definir quais os tipos de planta você poderá ter.

 

  • Por isso, leve em consideração o espaço que você terá disponível, lembre-se que as plantas crescem.

 

  • É preciso ter um bom solo, contar com terra bem adubada e de qualidade.

 

  • Use plantas de acordo com o clima da sua região e com a sua disponibilidade para cuidar do jardim.