Vidro blindex, temperado e laminado qual é a diferença?

Blindex é uma marca famosa de vidro temperado. Em questão de qualidade, não existe diferença, porque o vidro base para a produção do vidro Blindex é o vidro fabricado pela Cebrace (que comercializa seus vidros para todas as beneficiadoras do Brasil, seja blindex ou não). Então quando se fala de vidro blindex estão falando sobre um vidro temperado.

 

Vidro laminado

A vantagem do laminado é que ele funciona como um sanduíche, formado por duas ou mais placas de vidro, e uma película de segurança no miolo. Caso estilhace, esse filme retém os pedaços, impedindo que se soltem. O vidro laminado proporciona maior segurança, conforto termo acústico e proteção contra raios solares, quando são complementados com vidros refletivos. Ele é indicado para casos onde existe a possibilidade de impacto, como em portas, vitrines, janelas, entre outros.

 

Vidro temperado

O temperado sofre um choque térmico durante a fabricação (etapa chamada de têmpera), esse tratamento ocorre na chamada têmpera, onde as lâminas de vidro são roladas em uma alta temperatura de moldagem, que chega aproximadamente à 600°C. Após receber esse tratamento em alta temperatura, o vidro é resfriado tornando-se cinco vezes mais resistente que o comum. Se quebrar, não forma cacos pontiagudos: os fragmentos são menores e arredondados, os cortes e os furos devem ser feitos antes desse processo, por isso, as placas são feitas sob medida. Quem determina o uso de cada tipo é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), por meio da norma NBR 7199.Assim como o laminado, ele também é indicado para vitrines, janelas, portas, guarda-corpos, entre outros casos onde exista a possibilidade de impactos.

Tipos de porta de vidro

Porta de vidro de correr

A porta de vidro de correr, como o próprio nome já diz, é uma porta feita para ser aberta com o movimento de deslizar. É devido a esse movimento horizontal que ela funciona como ótima solução em diversos casos.

 

 

 

Ela não ocupa quase espaço nenhum e, por isso, funciona bem em ambientes pequenos. E não só em espaços pequenos que as portas de correr se tornam essenciais.

 

Porta de vidro pivotante

Porta pivotante é uma tendência no ramo da arquitetura. Ela conta com um eixo vertical sobre o qual gira, conferindo um visual imponente e permitindo uma boa ventilação quando aberta. O vidro dá um toque moderno ao lar e deixa a fachada em maior evidência e valorizada.

 

 


 

Porta de vidro sanfonada

A folha da porta sanfonada funciona como uma sanfona: presa a um trilho superior, ela dobra-se em partes quando aberta. Por isso, as portas sanfonadas são ideais na economia de espaço, dividindo ambientes com eficiência, beleza e praticidade, quer sejam eles simples ou sofisticados.

 

 


 

Porta de vidro jateado

A porta de vidro jateado é um elemento que contribui com a decoração moderna, acrescentando estilo e sofisticiação às residências. O vidro jateado recebe um acabamento diferente do tradicional, detalhe que acabam interferindo um pouco na transparência do material. O efeito jateado altera a textura e pode trabalhar com relevo para criar bonitos desenhos na porta de vidro. Esse trabalho requer técnica para não causar rachaduras e danificar a aparência da placa.

 

 


 

Confira dicas para decorar a sua casa com porta de vidro

As portas de vidro podem ser usadas na entrada principal da casa, no escritório, na cozinha e na sala de estar e jantar. Dentre os principais benefícios, destacam-se o maior aproveitamento da luz natural, conforto acústico e térmico, facilidade de limpeza, além de um toque especial de luxo e sofisticação.

 

A porta de vidro é super versátil e pode ser usada em várias áreas da sua casa, como nas salas que são integradas a varandas, churrasqueiras, lavanderias, sacadas e até mesmo na sala de jantar para o living.

Os únicos lugares no qual a porta de vidro não deve ser usada é o banheiro ou em outras áreas íntimas como o quarto por exemplo, devido a acústica e privacidade que deve haver nesses cômodos.

Se você quiser aproveitar mais a luminosidade em cômodos como a lavanderia, cozinha, varandas e closets, recomenda-se o uso de portas de vidro translúcidas ou transparentes.

Além disso, esse item também pode ser uma ótima escolha para separar cômodos integrados como a cozinha e a lavanderia por exemplo. Agora para manter uma porta de vidro compondo a decoração da sua casa também é muito importante que você tome alguns cuidados básicos para conserva-las por mais tempo.

 

Que cuidados tomar com as portas de vidro

Se você não deseja que a sua porta fique manchada ou riscada com o tempo, é bom que siga essas 3 dicas básicas:

Utilize o pano e os produtos de limpeza certos

Geralmente os produtos mais utilizados para limpar vidros são os limpa-vidros encontrados em supermercados.

Esses produtos são bons para limpar as portas de vidro em geral.

Mas se você colocar uma porta dessas na cozinha por exemplo, onde há o risco de haver contato com gordura, o mais indicado é que utilize desengordurantes neutros antes de passar o limpa-vidros.

 

Use os materiais certos para limpar os vidros

Usar os materiais certos para limpar os vidros faz toda a diferença na conservação das portas de vidro.

Por isso faça a limpeza deste item com panos de algodão, de preferência que não soltem fiapos, ou então com esponjas macias.

Limpe e seque direitinho

Manter o vidro molhado por um certo tempo acaba deixando a superfície manchada e com um aspecto sujo.

Portanto, sempre que for limpar a porta de vidro, procure fazer a secagem por completo. Faça a limpeza das portas de vidro da sua casa pelo menos umas 2 vezes por semana, para conserva-las bonitas por muito mais tempo.