Para evitar que seu sofá molhe, você pode impermeabilizar seu sofá, mas afinal para que serve a impermeabilização? A aplicação de produtos impermeabilizantes, apesar de ser mais popular em sofás, pode ser feita também em colchões, almofadas e todo o tipo de móvel cujo revestimento use tecidos, como poltronas, cadeiras estofadas, pufes e banquetas.

Além de impedir que água, refrigerante, bebidas alcoólicas ou qualquer outra coisa aquosa ou oleosa penetre no sofá, a impermeabilização faz com que a poeira não grude no tecido, conservando-o limpo e com sua tonalidade original por mais tempo. Por isso, é recomendado que seja feito em todos os estofados, até mesmo nas almofadas.

A resina que reveste o estofado impermeabilizado não altera as características do tecido, que mantém a mesma cor e textura. O produto usado no processo é um líquido e a aplicação consiste na pulverização dele, por meio de uma bomba que gera efeito spray, sobre o móvel. Um conjunto de sofás com tamanho padrão, com peças de dois e três lugares, pode ser impermeabilizado em uma hora, em média

.

Quais tecidos podem ser impermeabilizados? Respondemos as principais dúvidas sobre lavagem e impermeabilização de sofá

Quais tecidos podem ser impermeabilizados?

A maior parte dos tecidos podem ser impermeabilizados, o que não é aconselhável para tecidos sintéticos, como PVC e Poliurteano, como os isocouros.

Como saber se um tecido pode ou não ser impermeabilizado?

Há um teste rápido e super simples, pingue algumas gostas de água sobre o tecido, se absorver o tecido pode ser impermeabilizado sem problema, em caso negativo, o tecido não deverá ser impermeabilizado.

Impermeabilizando, meus estofados estarão livres de qualquer sujeira?

Não, algumas substâncias são bem resistentes ao produto impermeabilizante, como urina de animais, tintas de caneta e batom, que podem sim manchar o tecido, mesmo estando impermeabilizado.

Posso limpar o estofados depois da impermeabilização?

Claro! Ele pode ser limpo até duas vezes por semana com o uso de aspirador de pó para remoção de poeira. Caso algum líquido seja derramado sobre o tecido, o procedimento correto é removê-lo com ajuda de papel absorvente (papel toalha). Mas muito cuidado nessa hora, você não pode pressionar ou esfregar a toalha de papel contra o líquido, pois pode fazer com ele penetre no tecido.

Quanto tempo dura a impermeabilização?

Após três ou quatro anos da aplicação, o impermeabilizante estará menos eficaz e o tecido vai precisar ser limpo de forma um pouco mais intensa.

Precisa limpar seu sofá? Te ajudamos com algumas dicas caseiras

Vinagre branco é uma boa alternativa para remover manchas mais leves. Mas é importante deixar o sofá arejar bem depois da limpeza. Deixe as janelas abertas para ajudar a sair o cheiro de vinagre.

Já a solução mais simples e eficaz contra manchas mais resistentes é fazer uma mistura de água morna e sabão para roupas, como Surf ou OMO. Misture bem até fazer espuma.

Por fim, para limpar manchas feitas na hora, uma outra opção é utilizar lenços para bebê. Eles são suaves, não danificam o estofado e são relativamente secos, o que impede que a superfície do sofá seja encharcada desnecessariamente.

Caso nenhuma dessas alternaticas funcione contrate um profissional para fazer a lavagem do seu estofado no GetNinjas, até 4 profissionais entrarão em contato com você da sua região, grátis e seguro!