Tipos de portão eletrônico A escolha do material, estilo e forma de funcionamento é importante para determinar sua usabilidade e funcionamento. Veja abaixo os diversos modelos de portões para você conhecer.

Basculante

Basculante

Os basculantes são mais utilizados para locais com menor espaço disponível, ficando suspensos quando abertos, através de cabos de aço ou de estruturas fixadas por porcas de acionamento. Os modelos basculantes carregam a desvantagem de precisarem de manutenção constante, precisando que as porcas estejam sempre lubrificadas, principalmente quando o portão é pesado demais para sua movimentação de sobe e desce. 
Pivotante

Pivotante

Os portões automáticos do tipo pivotante são sustentados por pivôs, possuindo um ou dois motores para sua movimentação. São os menos comercializados o modelo é geralmente escolhido para construções grandes. Além de discreto e silencioso, este portão permite que você abra apenas um dos lados, conforme a necessidade ou tamanho do veículo.
Deslizante

Deslizante

Este modelo utiliza uma cremalheira (espécie de trilho) por onde corre o portão. Necessita de espaço lateral para o seu deslocamento, e de preferência, em um terreno onde não tenha pedras ou outras coisas que possam enroscar nas roldanas. É o modelo mais comercializado, e possui a vantagem de permitir a passagem de veículos altos (claro, se não existir nada em cima que impeça a passagem).

Principais marcas de portões elétricos

A PPA tem 30 anos de mercado, por isso é a mais famosa hoje em dia, e o primeiro nome que vem à mente quando pensamos em motor para portão.

Unisystem/Garen, Rossi, RCG e Peccinin que estão conquistando o mercado de forma bem rápida

Cuidados com os portões automáticos

É desnecessário forçar os portões automáticos, seus motores servem exatamente para o seu perfeito funcionamento. Por isso, é importante a manutenção periódica e a aplicação de graxa, assim ele desliza, não trava e funciona como deve.

 

Limpeza do portão eletrônico

 

Não use produtos abrasivos que estragam o seu portão, por exemplo: candida, sabão em pó, esponjas de aço. O ideal é que a lavagem seja feita com detergente neutro, diluído em água e aplicado com um pano limpo.

 

Enxágue bem para não deixar nenhum resíduo que possa deteriorar seu portão ao passar do tempo e não se esqueça de secar.