Tipos de chave Sabe qual a melhor chave para colocar na porta de entrada? E na garagem? Conheça os tipos de chave disponíveis no mercado e escolha a melhor.

Chave Tetra

Chave Tetra

É uma das chaves mais seguras que existem, a chave tetra, como o próprio nome já diz, possui 4 segredos, ela possui 4 lados com dentinhos, é ótima para portas de entrada, portas maiores ou comércios e garagens.

Chave Gorge

Chave Gorge

É um dos modelos mais antigos de chave, sua segurança é muito baixa, por isso, não é mais utilizada em portas externas, somente em quartos e banheiros.
Chave Yale

Chave Yale

É o modelo mais conhecido das chaves, é comum em portas, fechaduras e cadeados. Sua trava de segurança é formada por pinos e dentes, é um modelo mais seguro do que a chave gorge, porém, o segredo da chave é um só. Para mais segurança, opte pela Yale dupla, ela possui dentinhos dos dois lados e dois segredos diferentes.
Chave Multiponto

Chave Multiponto

Esse modelo possui até 12 pontos de travamento, o segredo é gravado em sua superfície. É uma das chaves mais resistentes contra a ação da chave micha ou qualquer outro tipo de abertura indevida. Ideal para portões ou lugares que precisam de uma maior segurança.
Chave Tubular

Chave Tubular

É uma chave mais comum em indústrias e painéis, diferente das outras chaves, seu formato, como o próprio nome já diz, tubular, dificulta a abertura por outros sistemas.
Chave Pantográfica

Chave Pantográfica

Esse modelo é utilizado em carros, o segredo é gravado nas laterais da chave e a segurança é alto.

Fechadura, o que é preciso para um modelo seguro? Segurança é uma das maiores preocupações de todas as pessoas. Por isso, as fechaduras são itens muito importantes e nos proporcionam segurança e privacidade.

O que muita gente não sabe é que existe uma grande variedade de estilos que garantem durabilidade e ainda mais segurança.

A legislação brasileira exige que os fabricantes disponibilizem em suas embalagens, três informações muito importantes sobre o mecanismo desses produtos: trafego, segurança e corrosão.

Trafego: este mecanismo está diretamente relacionado à quantidade de vezes que abrimos e fechamos a porta. É um item a se considerar em casos em que fechadura for instalada em pontos de grande fluxo de entrada e saída.

Segurança: o grau de segurança pode ser leve, baixo, médio, alto ou máximo, mais uma informação que deve vir descrita na embalagem de fechaduras para portas externas, internas e de banheiro. No caso de fechaduras externas, é recomendável utilizar os graus alto ou máximo, que dificultam arrombamentos.

Corrosão: nada mais é do que a adequação do material da fechadura ao ambiente em que será inserido.

Qual a fechadura ideal para sua porta? O consumidor não tem muito conhecimento sobre tipos e funções de fechaduras, deve-se escolher qual tipo de fechadura se adequa melhor no ambiente e com suas preferências. Atualmente, no mercado, existem os seguintes tipos a disposição:

Fechaduras eletrônicas
Além da segurança, a praticidade é um importante atributo da fechadura eletrônica. O produto pode ser aberto por meio de biometria, de senha ou de cartão. Essa fechadura possui versões com programação de código falso (para inibir a ação de bandidos), alarme de incêndio e chave de emergência. .

Fechaduras elétricas
Comum em prédios, a fechadura elétrica é indicada para portões externos. Prático, o produto é acionado por meio de um botão, comandado geralmente pelo porteiro do edifício. Para facilitar a compra, os produtos possuem indicações para os tipos de portas – que podem ser de madeira, metálica ou de vidros. 

Fechaduras internas
Indicada para os ambientes de dentro da casa, a fechadura interna não necessita de um sistema forte de segurança – uma preocupação que deve estar presente mais em portas de entrada. Portanto, abuse dos designs com poder decorativo para dar um toque especial aos ambientes.

Fechaduras de entrada
Por ser instalada na porta de entrada, essa fechadura possui um cilindro (mecanismo que permite a abertura e o fechamento da porta por meio do uso de chave) mais seguro, ante ao modelo interno.

Fechaduras de Banheiro
Por ser um ambiente interno e por não ter a segurança como prioridade, o banheiro pode ter uma fechadura fixa. Prático, o produto não exige que você coloque a chave no cilindro todas as vezes que precisar trancar a porta.

Fechaduras para portas pivotantes
As portas pivotantes possuem uma característica única: para abrir, ela gira em torno de um mesmo eixo. Nesse modelo, o ideal é utilizar uma fechadura específica, cujo formato é composto por um trinco rolete – característica que garante o elo entre a porta e o batente. 

Fechaduras para portas de correr
Conhecida por ter um trinco de papagaio, a fechadura para porta de correr conta com um gancho responsável pelo fechamento da porta. Os produtos possuem versões com tipos de chaves diferentes (simples, tetra ou multipontos). 

Fechaduras tubulares
Modelo com design arrojado, a fechadura tubular deve ser instalada em cômodos internos, sendo comumente encontrada em escritórios. O produto possui um botão que, quando pressionado, tranca a porta.

Travas de segurança
Para garantir ainda mais segurança, considere instalar uma trava de segurança na porta de entrada. O acessório pode vir acompanhado de chaves simples, tetra ou de multipontos.

Fechaduras Perfil Estreito
Indicadas para porta de alumínio e de ferro, as fechaduras de perfil estreito são mais finas se comparadas a outros modelos. Por possuir tamanho de máquina (parte de dentro da fechadura) menor, recomenda-se que essa versão seja utilizada em ambientes internos que não necessitam de alto grau de segurança.

Maçaneta
Utilizadas para abrir e fechar as portas, as maçanetas podem ser um destaque na decoração. Para isso, invista em acabamentos que combinam com os demais elementos da porta – estão à sua disposição maçanetas cromadas, oxidadas e de latão oxidado.