Qual a diferença entre gesso e drywall? Gesso acartonado e drywall são a mesma coisa, drywall é uma placa de gesso revestida de papel acartonado que, graças às suas propriedades, é bem mais prático de se instalar e adaptar a todos os espaços de seu imóvel.

Drywall

É uma placa de gesso revestida de papel acartonado. O forro de gesso acartonado é constituído por chapas parafusadas em uma ou duas estruturas metálicas que permitem configurar o forro para as exigências ou necessidades de cada ambiente. O uso do gesso acartonado (drywall) proporciona ganho de área útil por ter espessura fina, é um sistema de construção seca, fácil de montar e desmontar, além disso, o sistema drywall é mais inteligente na hora de se fazer instalações elétricas e hidráulicas. Ele ainda permite isolamento acústico e conforto térmico.

 

Gesso

O gesso comum é o mais conhecido, mas também o mais trabalhoso. Ele precisa de alinhamento e de ser plumado. Além disso, ele corre o risco de mofar e não aguenta tanto peso. Mas em compensação é em torno de 50% mais barato que o drywall.

Cada vez mais as empresas estão abandonando o gesso e optando por trabalharem somente com o drywall. Isso é ótimo pra gente pois com mais concorrência no mercado, o preço tende a cair.

Tipos de instalação Painéis, paredes e forros, abuse da sua criatividade e facilite na decoração da sua rediência

Parede sobre parede

Parede sobre parede

essa técnica nivela superfícies originalmente tortas e aumenta o conforto termoacústico do ambiente. Perfis são instalados sobre apoios fixos na alvenaria com massa de colagem, espaçados a cada 12 cm. A espessura mínima é de 3,5 cm.
 
Painéis prontos

Painéis prontos

Já vem com revestimento (cartão melamínico ou de PVC em vários padrões ou cores), que dispensa a etapa de acabamento
Fixação do forro

Fixação do forro

Os painéis específicos para o teto são parafusados na estrutura de aço, e o forro fica suspenso por tirantes sob a laje (ou presos no telhado). Isso ajuda a absorver os movimentos naturais da construção, o que evita trincas.

As maiores vantagens do Drywall

- A principal vantagem de utilizar o drywall é a rapidez da obra e a facilidade de  corte e execução de projeto. É um produto mais leve que o tijolo e fornece menos sujeira para a obra.

– Há três tipos de drywall: placas standard, destinada a áreas secas; placas para áreas resistentes ao fogo e placas resitentes à umidade, utilizadas em áreas molhadas. E visualmente o que diferencia entre elas é a cor de uma das faces.

– O sistema é ótimo para fazer fechamentos de pequenos espaços como depósitos, escadas, etc

– Resistência e segurança. Existem algumas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que exigem índices mínimos de segurança para substituir as alvenarias por drywall. O material tem que ser resistente para alguns impactos e pesos.

– Em caso de reformas, é possível fazer um reforço estrutural para pendurar televisão e outros objetos. Neste caso, é preciso distribuir o peso entre os montantes, ou seja, colocar um suporte entre os perfis de aço. Assim, evita que a placa de gesso trinque.