Decoração residencial com espelhos Como tornar um ambiente mais aconchegante, iluminado e ampliado com as peças corretas

Usar espelhos em um ambiente significa maximizar os espaços e, ao mesmo tempo, decorar os locais. Os espelhos são neutros, mas fazem total diferença no visual geral de um cômodo. Além disso, em áreas muito pequenas, como corredores, lavabos e hall, sua aplicação ganha amplitude e leveza. É importante lembrar que, para este efeito, é preciso encontrar uma posição ideal, com foco em uma parede neutra. Espelho na sala ajuda na ampliação do local e ressalta o que existe de melhor na decoração.

As aplicações são variadas porque podem ser incluídas em, praticamente, qualquer cômodo.  Elas podem acontecer sobre uma parede, uma base de espelho ou madeira. Ele pode refletir uma composição bonita, integrando o ambiente interior. Se você quiser reproduzir algum objeto que goste muito, como um vaso com flores, posicione a superfície espelhada de modo que ela reflita esse elemento. Caso ele seja aplicado em um local de pouca luz natural ou onde prevalecem tons mais escuros, o espelho pode aumentar a luminosidade.

É importante escolher sempre espelhos de boa qualidade, para que tenham um tempo de duração longo, não enferrujem, manchem ou deixem o ambiente feio. Apesar de ser um elemento que contribui para a decoração, ele apenas reflete o que já está no local e contribui com a funcionalidade em determinados espaços, como nos quartos e banheiros.  

Com moldura ou sem moldura? Essa pergunta básica feita por muitas pessoas pode ser respondida de forma simples: em decorações mais tradicionais e clássicas, use moldura, mas um ambiente mais contemporâneo e moderno, opte por espelhos sem moldura.

Lembrando que os espelhos, segundo o Feng Shui, arte chinesa de organização de espaços, são uma das "nove curas" e cuidados devem ser tomados para que eles não prejudiquem a circulação de energia. Por isso, um espelho pode ser usado para dobrar uma imagem positiva dentro da casa. Outra dica legal é colocar o espelho acima da porta de entrada, pelo lado de fora. Isso ativa a energia de proteção contra as negatividades.

Quais tipos de espelhos posso colocar em casa? Dicas ajudam a escolher as peças mais adequadas para cada ambiente

Quem está ligado em design de interiores sabe que os espelhos decorativos são ótimos aliados para preencher diversos espaços, como paredes. No entanto, existem vários tipos e modelos que podem se encaixar melhor em cada ambiente.

Os retangulares são os modelos mais comuns, capazes de se adaptar a uma grande quantidade de ambientes. Se aplicadas molduras, podem ganhar visuais completamente diferentes, se adequando ao estilo da casa. Se optar por ele no sentido horizontal, o ideal é que seja posicionado em cima de algum móvel do mesmo tamanho. Brinque com retângulos de vários tamanhos e componha uma área mais moderna.

Outros dois tipos também são opções bacanas para os ambientes. Os bisotados ou facetados têm o efeito chanfrado, que cria uma moldura delicada. Lembrando que eles custam mais caro do que as outras opções. O lapidado, por sua vez, é uma peça cortada e com as bordas lapidadas, tornando o espelho seguro e não cortante.

O espelho bronze é uma opção para painéis de espelhos em grandes paredes. O próprio material vem nessa cor ou, então, uma película pode ser aplicada para alcançar a coloração bronze ou cobre.   Essa tonalidade pode trazer mais aconchego para o ambiente, sendo uma ótima opção para os quartos. Já o espelho veneziano tem esse nome por se tratar de um modelo de espelho produzido até meados do século XVII, na Itália. Eles são decorativos e as suas molduras são confeccionadas no próprio vidro e cheias de detalhes.

Rebuscado, o espelho vitoriano/barroco também carregam molduras elaboradas. O estilo traz uma herança da realeza e, por isso, são muito sofisticados. Esse tipo de espelho, entretanto, pesam os locais. Por isso, é necessário que o resto do ambiente tenha uma decoração leve e no mesmo estilo requintado da peça.

Por fim, o espelho provençal é encontrado em tamanhos pequenos para decorar espaços mais intimistas. Closets e penteadeiras são ótimos lugares para receber um visual mais romântico e delicado.

Onde aplicar um espelho? Algumas dicas ajudam a tornar o ambiente mais bonito

Existem várias formas de usar e aplicar o espelho em um ambiente, seja ele uma casa, apartamento ou, até mesmo, um escritório. No entanto, algumas dicas são importantes. Cuidado com os reflexos. Determine o que você quer ressaltar e localize bem o item. Mesmo que pareça simples, o espelho pode refletir imagens como banheiro ou algum outro espaço que não precisa ser ressaltado.

É interessante, também, observar se o local onde o espelho será aplicado vai tirar a sua concentração. No escritório ou atrás da televisão pode fazer com que você queira se olhar o tempo todo e perca a concentração naquilo que está ou precisa fazer.

Valorize a entrada da sua casa com um espelho para ampliar e iluminar o espaço. A parede que fica vazia ganha charme e recebe, muito bem, espelhos com molduras. Ambientes com pé-direto alto ganham ainda mais extensão quando espelhos verticais compõem o local. Com pé-direito baixo, opte pelas peças horizontais. Em ambientes muito grandes, colocar espelhos pode deixar o local mais aconchegante. Uma dica importante: instale a peça no alto da parede, com a parte de cima levemente posicionado a 90º graus do chão.

A expressão menos é mais se encaixa perfeitamente quando o assunto é aplicação de espelhos. Em excesso, podem tornar o ambiente desconfortável. Nas salas de jantar, existe grande aplicação de peças, ajudando a ressaltar belos lustres geralmente encontrados neste cômodo. No entanto, se a lâmpada ficar exposta, o reflexo pode incomodar os olhos.

A segurança é um ponto importante na utilização dos espelhos. Cada gancho da moldura precisa de um prego e o material para colagem precisa ter qualidade. Interessado em ressaltar as belezas do seu cômodo? Escolha espelhos para paredes em frente à janela. Eles vão destacar a iluminação da manhã e da tarde, tornando o ambiente ainda mais climatizado.