Dicas para evitar entupimento de esgoto Os canos de esgoto, são sem dúvida alguma, um dos maiores problemas relatados quando o assunto é “desentupimento”. Qualquer acúmulo de resíduos é prejudicial para o cano. É aconselhável, verificar a cada 6 meses, para não causar maiores problemas.

  • Evite ao máximo que resíduos de gordura desçam pelo ralo. Além de ser um problema ambiental, a gordura acumulada colabora com entupimento de esgoto. Reserve o óleo utilizado e entregue em centros de coleta (alguns supermercados têm), que depois pode ser usado para fazer biodiesel, sabão, e outros produtos.
  • Tome especial cuidado para não deixar pedaços de fio dental cairem na rede de esgoto. Ele é feito de material resistente, seu acúmulo acaba formando uma rede que prende outros materiais, obstruindo as tubulações.
  • Retire periodicamente fios de cabelo dos ralos do chuveiro e da pia, evitando que caiam no esgoto. Da mesma forma que o fio dental, o cabelo é resistente, se enrosca e obstrui encanamentos.
  • Procure orientar todas as pessoas do seu convívio que não se deve jogar nenhum lixo na rede de esgoto. Por incrível que pareça, é comum ser lançado no ralo ou no vaso sanitário produtos como absorventes, chicletes, pontas de cigarro, cotonetes, camisinhas e até fraldas descartáveis.
  • Ao contrário da rede de águas pluviais, a rede de esgoto não está preparada para receber o excesso de água de chuva, o que pode causar o retorno do esgoto para a sua casa e até mesmo estourar tubulações. A rede pluvial tem que ser independente.
  • Limpe com freqüência a sua caixa de gordura. Esta caixa é indispensável para o bom funcionamento da rede de esgoto, pois recebe a água da cozinha, não deixando que a gordura vá para a rede, evitando entupimento de esgoto e retorno do mau cheiro na pia e baratas.
  • Caso tenha problemas com entupimento de esgoto você pode contar com toda experiência e qualidade dos profissionais da GetNinjas, faça um orçamento sem compromisso!

Quer fazer você mesmo? Aqui te ensinamos como Como desentupir canos de esgoto - 3 dicas essenciais

 

 1 – BICARBONATO DE SÓDIO + VINAGRE

Esses dois produtos são extremamente poderosíssimos quando o assunto é desentupir.

Retire toda a água, feito isso, com apenas uma colher de bicarbonato e dois copos de água quente, jogue aonde está o problema, aguarde entre 10 a 15 minutos. Feito isso, adicione um copo de vinagre e em seguida feche o ralo.

A mistura entre o bicarbonato e o vinagre produz um efeito efervescente que servirá para desentupir. Quando o som da efervescência terminar, coloque mais dois copos de água fervente.

 

 2 – DETERGENTE DE LOUÇA

Quem diria que um produto simples como esse resolveria um problema gigante como o desentupimento. Coloque um pouco de detergente na louça do cano que estiver entupido;

Lembre-se de garantir que o registro foi fechado e que não há mais água no cano; jogue água fervente no cano e aguarde até que o desentupimento aconteça.

 

3 – FIO DE ARAME

Em alguns casos, o entupimento do cano de esgoto não é tão sério como outros casos. Com um fio de arame o problema estará resolvido. Pegue o fio de arame colocando sobre a canalização e faça movimentos de “empurrar e puxar” assim, de forma que o objetivo que está entupindo o cano, se mova do lugar.

Vídeo mostra algumas maneiras de desentupir canos simples e pratico o vídeos mostra como você pode fazer isso em casa