Diferença entre exaustor, coifa e depurador

Exaustor

Exaustor

O exaustor faz o papel da troca de ar quente do ambiente com o ar frio que está do lado de fora, ele mais resfria a cozinha do que limpa a gordura.

Coifa

Coifa

As coifas podem ser instaladas de duas formas: exaustor: retirando o ar quente do ambiente ou depurador, que filtra a gordura e o ar quente, devolvendo-o limpo para o ambiente.

Depurador

Depurador

Apesar da potência ser menor do que do exaustor e da coifa, o depurador é indicado para cozinhas pequenas, ele faz o papel de reciclagem do ar e possui um preço mais em conta. A limpeza do depurador é importante, pois a gordura retirada do ar fica presa na grade e o acúmulo pode trazer mau cheiro.

Instalação

A maioria das coifas possuem as duas funções: depurador e exaustor, na hora da instalação é preciso escolher qual você prefere. Quando sua coifa for depurador também é preciso instalar o tubo para que seja feita a sucção da gordura.


Ao instalar a coifa é preciso deixar um espaço de 65 cm para fogões elétricos e 75 cm para fogões à gás, distância máxima entre as bocas do fogão é de 80 cm.

Limpeza

Depende do filtro da sua coifa, o de alumínio deve ser lavado todo mês e o de carvão trocado a cada 4 meses.