Cozinheira / Ideias para reutilizar o óleo de cozinha

Cozinheira

Ideias para reutilizar o óleo de cozinha

O óleo de cozinha usado, quando descartado, pode causa sérios riscos ao mesmo ambiente. Por isso, confira algumas dicas de como reciclar o óleo de cozinha.

O óleo de cozinha depois de utilizado e descartado de maneira indevida, pode causar danos graves ao meio ambiente. Quando está se decompondo, o óleo que utilizamos, libera metano na atmosfera, um dos principais gases causadores do aquecimento global.

1

Por tanto, o ideal é reciclar o óleo de alguma forma e opções não faltam para você conseguir reutilizar esse óleo que seria descartado. Além disso, em contato com o solo, a substância o deixa impermeável, diminuindo a absorção de água e podendo causar enchentes.

Não devemos, por isso, simplesmente descartar o óleo no lixo. No ralo também, o que muita gente costuma fazer, pois o óleo obstrui os canos. Além de pode contaminar a água com a qual entra em contato.

Então, já sabe, a melhor alternativa é mesmo reciclar o óleo de cozinha, dessa forma você protege sua cozinha e o meio ambiente. Mas como reciclar?

Várias empresas ou instituições aceitam doações do óleo e fazem sabão utilizando esse ingrediente. Por isso,  sempre armazene o óleo em garrafas plásticas após o seu consumo, vá juntando uma boa quantidade, até encher algumas garrafas e procure um posto de coleta próximo a você.

Há outras opções, no entanto, você também pode reaproveitar o óleo você mesma. Confira duas receitas simples para reciclar o óleo:

Sabão

Indicado para lavar roupas, louças e limpeza geral da casa. Não utilize como sabonete para a pele.

  • 500g de soda cáustica
  • 1 litro de água quente
  • 2 litros de óleo de cozinha usado
  • 500ml de álcool
  • 5ml do óleo essencial de sua preferência

Modo de preparo: Coloque a soda cáustica em um balde, e adicione lentamente a água quente. Misture com uma colher de pau, até que vire uma mistura homogênea. Acrescente, então, o óleo e continue misturando por mais 20 minutos.

Depois, adicione o álcool e a essência escolhida. Mexa novamente até obter uma pasta consistente. Por fim, coloque a mistura em formas e deixe secar por 24 horas. Depois de secos já podem ser utilizados.

Vela

Isso mesmo, você também pode fazer velas com o óleo usado. Itens que podem servir de decoração e para aromatizar o ambiente.

  • Um recipiente
  • Óleo de cozinha usado
  • Arame
  • Pavio
  • 2 gotas do óleo essencial de sua preferência

Modo de preparo: Filtre o óleo usando um pano, para que ele fique sem resíduos. Faça uma base utilizando o arame no centro do recipiente, para que ele possa segurar o pavio. Com o arame no centro e o pavio posicionado no alto dele, despeje o óleo de cozinha usado, com cuidado para não encher até a boca, pois o final do pavio deve ficar para fora do óleo. Então, adicione gotas da essência escolhida e pronto, só acender o pavio.

Aqui no GetNinjas você encontra cozinheiras para ajudar em casa e preparar e refeições. Solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.