Buffet / Aprenda a fazer Petit Gateau

Buffet

Aprenda a fazer Petit Gateau

Petit Gateau é um doce que tem chamado muita atenção. Virou febre recentemente por ser delicioso e prático, além disso, pode ser servido como sobremesa em jantares, almoços e eventos em geral. Veja a seguir como fazer.

Petit Gateau é uma sobremesa composta de um pequeno bolo, tradicionalmente de chocolate,  com uma massa crocante e recheio cremoso, semelhante a uma calda,  geralmente é servido acompanhado de sorvete.

Petit Gateau

A origem do petit Gateau é bastante controversa, já que existem várias histórias diferentes de como ele surgiu. São diversas as teorias, alguns dizem que foi na frança, outros que foi um chef francês radicado em Nova York que errou a quantidade de farinha. E existe uma outra teoria de que foi por conta do erro de um aprendiz que surgiu o petit gateau. Essa sobremesa chegou ao Brasil em meados dos anos 1990 quando passou a ser produzida em restaurantes de São Paulo.

Atualmente você encontra petit gateau em algumas redes de fast food. A fama alcançada se dá pela sensação que se tem ao misturar o sorvete com o recheio ainda quente. Devido essa fama, outros cozinheiros criaram novas versões, diversificando os sabores e recheios. Vamos agora aos ingredientes:

  • 200g de chocolate meio amargo
  • 2 colheres de manteiga sem sal
  • ¼ de xícara de chá de açúcar
  • 2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
  • 2 ovos inteiros sem a pele da gema
  • 2 gemas

Modo de preparo:

1. Derreta o chocolate em banho-maria.
2. Junte os outros ingredientes ao chocolate derretido e misture tudo com uma espátula.
3. Unte as forminhas com manteiga e trigo e despeje a massa.
4. Pré-aqueça o forno e leve para assar de 6 a 10 minutos em fogo alto até os bolinhos crescerem, mas o meio deve ficar molinho.
5. Desenforme e sirva ainda quente.
6. Deve ser servido com sorvete, o mais usado é o de creme, mas todos os sabores que combinem com chocolate são uma boa opção.

DICA: Você também pode utilizar caldas, frutas, nozes, entre outros. O importante é usar a criatividade, podendo deixar seu petit gateau com uma cara diferente. Além disso, você pode trocar o sabor do bolo e recheio por outro a seu gosto. 

Petit Gateau

Para facilitar, separamos um vídeo com o modo de preparo, confira:

No GetNinjas você encontra buffets que podem realizar o seu evento. Além disso, também encontra cozinheiras para preparar pratos para seus eventos. Peça um orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.