Nutricionista / Os perigos do excesso de sódio na alimentação

Nutricionista

Os perigos do excesso de sódio na alimentação

Veja os perigos que o excesso de sódio pode causar para o seu corpo.

Quando resolvemos começar ter uma alimentação mais saudável ou ao menos tentar, passamos a olhar todas as calorias de cada alimento, contar quantas calorias podemos ingerir por dia, mas algumas pessoas esquecem de observar outros ingredientes que são tão prejudiciais à saúde quanto a grande ingestão de calorias. Hoje, vamos falar um pouco sobre os perigos do excesso de sal para nosso corpo.

Sal

Os grandes vilões do sódio são as comidas congeladas, os entalados e o fast food. É recomendado a ingestão de 2,4 gramas por dia, porém, 8 nuggets, sejam eles assados ou fritos, possuem 5,7 gramas de sódio. Até mesmo essas sopas de saquinho, que deveriam ser saudáveis possuem um nível muito alto sal.

Mas quais os riscos que nossa saúde corre ao ingerir uma quantidade muito alta de sódio? O riscos de desenvolver hipertensão aumentam, pode causar câncer de estômago, catarata, riscos de acidente vascular cerebral. As mulheres possuem uma tolerância maior ao sódio por conta da produção de estrogênio que ajuda a proteger, mas isso não significa que se pode abusar.

embutidos

Comece retirando os hábitos aos poucos, por exemplo: não deixe mais o saleiro na mesa, isso evita salgar a comida ainda mais. Não use o saquinho todo de sal quando estiver no restaurante, na hora de temperar a comida invista em alternativas como hortelã, salsinha, orégano, limão, aceite, entre outros.

Produtos light e diet também não estão livres do excesso de sódio, pelo contrário, ao dispensar ou diminuir os valores de açúcar é preciso usar minerais para conservantes. O excesso de sódio também gera retenção de líquidos, por isso, ande sempre com uma garrafa de água para amenizar esses efeitos.

No GetNinjas você encontra nutricionistas que ajudam na hora de montar um cardápio saudável, solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.