Nutricionista / Com reduzir o colesterol ruim

Nutricionista

Com reduzir o colesterol ruim

Confira nossas dicas para acabar com o colesterol ruim, ter uma boa saúde e fugir dos problemas cardíacos.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), doenças do coração são as principais causas de morta no Brasil, por isso, quando o assunto é colesterol, é preciso levar o assunto a sério e tomar todos os cuidados para controlá-lo no organismo, afinal, o colesterol não é ruim, como muitos acham, ele auxilia na produção dos hormônios, cérebro, membranas celulares e no DNA, mas o excesso dessa substância no corpo pode causar doenças cardiovasculares, como o derrame e o infarto.

colesterol

Para começarmos entender um pouco melhor sobre o assunto, precisamos saber que existem dois tipos de colesterol o LDL e o HDL, quando os níveis do LDL estão elevados, ele se acumula nas veias, o que dificulta a passagem do sangue até o entupimento, levando aos problemas cardiovasculares.

Mas, por que o colesterol aumenta? Vários fatores contribuem para os aumentos dos níveis de LDL, como a má alimentação, o sedentarismo, cigarro, obesidade e álcool. Veja como reduzir esses níveis e ter uma vida mais saudável.

Alimentação

  • Procure ingerir alimentos com baixa gordura saturada, dê preferência para leite desnatado e carnes magras.
  • Acrescente fibras, cereais e grãos em sua alimentação, frutas e hortaliças também são importantes.
  •  A substância chamada fioesteróis, presentes em frutas, hortaliças e frutas, ajuda na diminuição do colesterol.

colesterol 2

Atividades físicas

  • Além de ajudar a controlar o peso, as atividades físicas ajudam no aumento do HDL, “colesterol bom”, diminui o LDL e os triglicerídios.

Não fume

O cigarro causa inúmeros males à saúde, mas no caso das doenças cardiovasculares, estreita as veias, diminuindo o espaço para o sangue passar, além de diminuir a oxigenação sanguínea.

Faça exames regularmente com o seu cardiologista, tenha alimentação saudável e pratique esportes. No GetNinjas você encontra nutricionistas que montam seu cardápio, solicite um orçamento e receba o contato dos profissionais na sua região.