Fonoaudiologo / Cuidados com a voz durante o inverno

Fonoaudiologo

Cuidados com a voz durante o inverno

É comum que durante o inverno você fique rouco ou com muita dor de garganta. Veja algumas dicas para cuidar da voz durante o período de tempo seco

É só a temperatura cair para imunidade baixar e as doenças respiratórias aparecerem. Os hospitais ficam lotados, principalmente, de crianças e idosos com gripe, sinusite, rinite, pneumonia, dores de gargante e outros problemas decorrentes do frio. Imagine quem usa a voz como instrumento de trabalho, é importante tomar diversos cuidados para preserva-la em meio ao tempo seco. Veja algumas dicas.

dores de garganta

Por que acontece problemas com a voz nessa época do ano? O frio acaba contraindo os vasos sanguíneos, o que deixa a laringe mais estreita e as cordas vocais mais apertadas, por isso, muitas pessoas ficam roucas.

É importante evitar líquidos e alimentos muito gelados ou muito quentes. Beba bastante líquido, principalmente água, prefira chás mornos. Evite as bebidas alcoólicas e as com gás, o que muita gente pensa é que o conhaque, por exemplo, auxilia durante o frio. Ele pode até esquentar, mas assim como qualquer outra bebida alcoólica, produz ácido clorídrico, o que é prejudicial para as cordas vocais.

Procure poupar a voz e não falar tão alto, não fume, tente ficar longe do ar condicionado, faça inalação com vaporizador ou mesmo com uma chaleira com água quente.

garganta

Se mesmo com todos esses cuidados você acabou ficando doente, procure um médico para fazer o tratamento correto, no caso das pessoas que trabalham com a voz, é importante fazer um acompanhamento com fonoaudiólogos para a realização de exercícios que auxiliam na conservação da voz.

No GetNinjas você encontra fonoaudiólogos, solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.