Reformas e Reparos / Como é feita a terraplanagem?

Reformas e Reparos

Como é feita a terraplanagem?

Confira como é feito o processo de terraplanagem de um terreno antes de realizar a construção de edifícios, aeroportos e estradas.

Aqui no Guia já mostramos que para realizar uma construção, seja uma edificação, uma estrada, aeroporto ou qualquer outra, é necessário realizar  o trabalho de terraplanagem no solo, ou seja, dividir a terra igualmente por todo terreno onde a obra será executada. Mas como é realizado esse processo? Confira as etapas.

terraplanagem

Desmatamento – é a primeira etapa do processo, retirar a maior parte da vegetação, mas lembre-se: é necessário verificar com os órgãos responsáveis na sua cidade quais as medidas legais para a retirada das árvores. Os equipamentos utilizados são moto-serras, pás, serras.

Destocamento – é o processo da retirada dos tocos e de todo entulho que sobrou da vegetação, geralmente, é feito através de queimada.

Limpeza – após a queimada, é hora de limpar todos os resíduos que sobraram. Depois é necessário retirar a camada vegetal, parte que não pode ser usada como aterro, pois serve como banco genético.

Na maioria dos casos é preciso realizar a escavação para deixar o terreno no mesmo nível, aterro e compactação do solo através do rolo compressor. Algumas regiões possuem o solo extremamente úmido, é preciso realizar uma drenagem e o escoamento da água.

terraplanagem

Engenheiros e arquitetos realizam auxílio na hora de escolher um terreno de acordo com seus planos, para que não seja necessário tantos processos durante a terraplanagem. Todas essas etapas só são realizadas se for mesmo necessário e se não houver a possibilidade da mudança de lugar.

No GetNinjas você encontra profissionais que realizam a terraplanagem no seu terreno, solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.