Reformas e Reparos / Como escolher o melhor tecido para o seu sofá

Reformas e Reparos

Como escolher o melhor tecido para o seu sofá

Existe uma variedade de tecidos para fazer o revestimento do seu sofá. Mas é preciso escolher o modelo certo para o clima da sua região, se você tem animais de estimação é preciso tomar cuidado. Veja nossas dicas.

Sem dúvidas o sofá é o personagem principal de uma sala, seja ela de TV ou de estar. É preciso escolher um modelo que acomode todas as pessoas da casa, que seja confortável para conversar com as visitas e assistir a um filme bem relaxado, pense na disposição dos móveis e do espaço da casa, veja qual modelo favorece o ambiente: sofás em “L” são ótimos para grandes famílias e ainda ajudam a dividir espaços, sofá com chaise é uma opção para quem não tem muito espaço, você “puxa” a chaise somente quando necessário, aqui no guia já fizemos uma matéria sobre como escolher o melhor modelo de sofá para sua casa.

Depois de escolher o modelo é hora de escolher qual tecido combina melhor com a decoração, no mercado existe várias opções de tecido, os três principais são:

Couro sintético

couro sintético

O tecido imita o couro original, é feito de um material resistente. A limpeza desse tipo de tecido é bem prática, basta aplicar detergente em uma esponja úmida e esfregar por todo o sofá, enxágue com um pano úmido. Para retirar manchas utilize um algodão com álcool e esfregue na região manchada, enxágue com um pano úmido.

O couro sintético é recomendado para pessoas que possuem algum tipo de alergia, principalmente ao pó. Quem tem animais de estimação sabe o quanto os bichinhos adoram deitar o sofá, quando feito de tecido é possível que cheiros impregnem no móvel ou mesmo um gato ou cachorro rasgar o sofá com as unhas, a saída fica por conta do revestimento de couro sintético.

O sofá de couro sintético não é recomendado para regiões de clima quente, já que ao sentar a pessoa acaba suando muito e “grudando” no móvel.

Chenille

chenille

É um dos tecidos mais escolhidos para revestir os sofás, confortável, aconchegante e dá um charme a mais no ambiente. É possível escolher diversas cores e estampas com esse tipo de tecido. Ao optar pelo Chenille é preciso estar consciente de que a impermeabilização do móvel precisa ser feita, pois o tecido absorve qualquer líquido que for derramado nele.

Não é a opção mais recomendada para lares com crianças e animais, pois é um tecido que mancha com facilidade, absorve líquidos e retém cheiros. A limpeza do Chenille é um pouco mais trabalhosa, semanalmente utilize o aspirador de pó, para retirar as manchas faça uma mistura de 1/4 de detergente neutro e um copo de água morna, agite e aplique a espuma sobre a mancha, esfregue com uma escova de cerdas macias, enxágue com um pano úmido e seque bem.

Suede

suede

É o tecido campeão de encomendas para fazer o revestimentos dos sofás, na maioria das vezes é importado, mas seu preço tem diminuído de uns tempos para cá. É o máximo do conforto, sua limpeza é fácil, mas a impermeabilização é recomendada para que as manchas não penetrem no tecido. Na hora da limpeza tome cuidado para não esfregar a escova muito forte e desgastar o tecido.

Você pode escolher o tecido e combiná-lo com as cadeiras da sala de jantar. No GetNinjas você encontra tapeceiros que realizam o revestimento ou a reforma de estofados do seu sofá, solicite um orçamento.