Pintor / Conheça os tipos de textura para as paredes

Pintor

Conheça os tipos de textura para as paredes

Texturizar uma parede pode trazer um ar sofisticado e charmoso a um ambiente. Grafiato, textura com massa, gel. Conheça as possibilidades e inove na decoração.

Para dar cara nova a um ambiente, uma boa demão de tinta pode ser um caminho rápido e até barato – e para dar mais charme e personalidade nesta pintura pode se adicionar textura! A textura pode ser bem parecida com a massa, esta é encontrada no mercado em cores diversas (em algumas lojas é possível, inclusive, produzir novas cores assim como as tintas comuns)  ou na versão branca na qual posteriormente é aplicada tinta acrílica – com essa técnica o acabamento fica muito bom! Também é possível conseguir o efeito de textura com o uso do Gel de Efeito Decorativo (que permite texturas como mármore, madeira, tecido, etc).

Parede com efeito marmorizado (conseguido pelo Gel de Efeito Decorativo)

A maioria dos profissionais de pinturas e reformas domina a técnica de como aplicar a textura. Existem também pela internet várias instruções para quem quer se aventurar e fazer em casa: de qualquer maneira é sempre bom conhecer as texturas mais comuns para se decidir!

1- Texturas com massa:

Usando massas específicas para textura o efeito pretendido depende das ferramentas usadas. O chapisco – por exemplo, muito visto no exterior das casas brasileiras, é um efeito simples feito com rolos de espuma texturizados. Pode-se usar diversas ferramentas para aplicar textura (espátulas, desempenadeiras lisas e dentadas, trinchas, esponjas e hoje em dia existem até rolos que ‘imprimem’ padrões de textura!). Sendo assim, o resultado final depende muito da criatividade e do capricho de quem manuseia estas ferramentas!

grafiato

Este efeito é o grafiato, também muito comum nas casas brasileiras.

Uma das texturas mais buscadas, tanto em pedidos quanto em anúncios, é o grafiato. Este estilo é caracterizado por linhas verticais de vários tamanhos e espessuras, ele combina com ambientes externos e internos e a medida de onde colocá-lo vai mais da sua cor do que da textura em si! Para conseguir este efeito é necessário uma massa especial para ele, um pente de PVC para criar as ranhuras e espátulas para aplicar o produto e dar acabamento (além, de, é claro, todos os materiais de segurança pessoal e preparação da parede bem como da massa e de possíveis tintas).

2- Gel de Efeito decorativo:

Com o gel é possível atingir diversas texturas bastante específicas e copiar até a camurça ou o linho! Aqui é importante o uso do gel específico para o efeito pretendido e também das ferramentas que se destinam a cada textura. Existem no mercado muitos tipos de textura possíveis de se conseguir com o gel – elas são bem interessantes, deixo aqui a sugestão de uma das mas básicas e que combina com a maioria das cores e casas: o linho!

linho

 

Nesta, como na maioria das mudanças de decoração, a criatividade tem que comandar a operação, mas independente do material e da técnica escolhidos é importante que sejam compradas as ferramentas certas e respeitadas as instruções de aplicação sugeridas pelo fabricante para que o acabamento fique perfeito! No GetNinjas você recebe o contato de até 7 pintores que podem assessorá-lo no processo de escolha e de feitura da textura!